sábado, 17 de junho de 2017

Emoção e muita alegria marcou a entrega de um trator na associação São Lucas em Magalhães de Almeida

Secretário Adelmo Soares.
Regado ao som de foguete, música, palmas, sorrisos e muita alegria marcou a chegada de um trator na Associação dos Primeiros Moradores e Lavradores Remanescente da Fazenda São Jorge, do assentamento estadual São Lucas, no município de Magalhães de Almeida, nesta sexta-feira, 16. O veículo vai fortalecer a agricultura familiar no município.

A associação composta por 63 famílias de agricultores familiares vinha sofrendo com a falta de apoio agrícola. “Nossa comunidade tem 15 anos de muita luta. Hoje estamos todos felizes por esse grande incentivo para nossa produção que, com certeza, vamos aumentar o cultivo de feijão, milho e mandioca. Esse trator foi uma glória que a gente recebeu do governador”, com muita emoção exclamou o presidente da associação Francisco das Chagas, conhecido como Chagas Dirá.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Adelmo Soares disse que é objetivo do Sistema SAF (composto pela SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural- AGERP e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- ITERMA)  trabalhar em prol do desenvolvimento do Maranhão e levar dignidade e qualidade de vida aos agricultores familiares do Estado.

“Nosso governador Flávio Dino quer que nós estejamos em todos os municípios do Estado, para levar ao povo maranhense condições de continuar trabalhando e levar aqueles que estavam esquecidos melhores condições de vidar”, pontuou o secretário.

Trator entregue a comunidade.
Além do trator com implementos agrícolas o governo do Estado desenvolve a cadeia produtiva de ovinocaprinocultura e mandioca no município de Magalhães de Almeida.

O Perímetro Irrigado tabuleiro de São Bernardo é outra ação do Sistema SAF no município que está beneficiando centenas de famílias. O perímetro tem pouco mais de 327 hectare de área cultivada com a produção de banana, melancia, coco, limão, tangerina, laranja, mamão, goiaba e caju. A Agerp presta assistência técnica as famílias com o objetivo de aumentar a produção de fruticultura irrigada, tirar famílias da pobreza e combater a seca. 

O evento contou com a presença do superintendente de Reordenamento agrário da SAF, Pedro Bello, do líder político de Magalhães de Almeida, Costa Júnior, vereadores e lideranças comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário