quarta-feira, 21 de junho de 2017

Tecnologia garante mais segurança no atendimento de beneficiários do Hapvida


Tecnologia a serviço da saúde. Eis um dos pilares que devem ser seguidos quando se trata de otimização e segurança no atendimento a beneficiários do sistema de saúde. Não à toa que o Hapvida investe cada vez mais em plataformas que viabilizem suas unidades à prestação de serviços de qualidade, garantindo a satisfação, inclusive, dos profissionais médicos. A exemplo do sistema de biometria, presente em todas as unidades, que garante o monitoramento do paciente quanto ao tempo de atendimento. Desde a chegada à unidade, com registro de sua biometria, até a entrada na sala do médico, não pode ultrapassar os 15 minutos de espera.

“O foco é na segurança de pacientes e profissionais e na otimização do tempo de atendimento. O processo começa com a chegada do paciente que na urgência, por exemplo, pode registrar sua biometria e nem passar pela recepção, seguindo diretamente para ser atendido pelo médico, em alguns casos. Tudo isso é acompanhado por uma central de monitoramento. Já os profissionais podem fazer as evoluções e outras ações no sistema, garantindo mais segurança a todos os envolvidos”, comenta Igor Seni, gerente de Tecnologia da Informação da Rede Hapvida de Pernambuco e da Paraíba.

Em paralelo ao sistema de biometria, o Hapvida também se utiliza do uso de pulseiras de identificação, distribuídas aos pacientes que são atendidos nas unidades de urgência. O procedimento inclui o uso de tecnologia que pode ser acessada pelos profissionais da enfermagem através de ‘mobiles’ como o celular, por exemplo. “O paciente recebe a pulseira, segue para o consultório e quando é encaminhado para medicação, a mesma só é administrada depois que auxiliares ou enfermeiros conferem pela leitura do código de barras da pulseira, que o medicamento é, de fato, aquele recomendado pelo médico e para aquele determinado paciente”, comenta Igor.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE APROVAM A BIOMETRIA

A tecnologia utilizada pelo Hapvida favorece não só aos usuários da rede, mas também a médicos e especialistas que atendem pacientes com mais segurança e garantia de qualidade. Que o diga a psicóloga Sílvia Regina, do setor de Medicina Preventiva do Hapvida. Ela reconhece o uso da biometria como um meio de melhorar o seu atendimento e a satisfação de pacientes que a utilizam.

“A biometria proporciona benefícios de segurança tanto pra os profissionais quanto pra os pacientes porque traz, entre outras coisas, a tranquilidade de que o paciente será atendido por um profissional devidamente alocado naquela unidade, ao mesmo tempo em que garante assiduidade e pontualidade no atendimento” ressalta Sílvia.

De fato. Uma das premissas para o uso da tecnologia aliado à saúde é assegurar tanto a médicos quanto a pacientes, satisfação no atendimento no que diz respeito, principalmente, à segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário