quinta-feira, 22 de junho de 2017

Parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado garantirá internet grátis na Praça Deodoro

Acordo beneficiará quem transita por uma das mais importantes praças de São Luís.
Uma das principais praças de São Luís, a Deodoro, terá um ponto de internet grátis que será instalado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís. A celebração de mais uma cooperação governo e prefeitura aconteceu nesta quarta-feira (21) durante reunião no Palácio de La Ravardière entre o prefeito Edivaldo, o vice-prefeito, Julio Pinheiro, e os secretários de estado Jhonatan Almada (Ciência e Tecnologia) e Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos). O ponto terá capacidade para atender, simultaneamente, cerca de 1.200 pessoas e integra a Rede de Internet Grátis do Maranhão (Maranet), que é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). 

“Nós temos uma grande parceria com a prefeitura de São Luís e estamos aqui com o prefeito Edivaldo firmando esse compromisso da implantação da rede de internet gratuita nas imediações da Praça Deodoro. Isso é um trabalho de inclusão digital para todos os maranhenses e aqui especialmente para os ludovicenses que vão dispor de internet de qualidade”, disse o secretário Jhonatan Almada, que estava acompanhado do pró-reitor de Planejamento e Gestão do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Emanuel Denner. Também participaram da reunião os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Tati Lima (Informação e Tecnologia) e secretário-adjunto José Rogério Rodrigues (Informação e Tecnologia).

Ampliação

Outros pontos deverão ser instalados a partir da cooperação governo e prefeitura. Serão priorizados espaços como as praças revitalizadas pela prefeitura em bairros como Cohatrac e Cidade Operária.

O Wi-Fi que será instalado na praça terá um raio de 400 metros ao redor do totem, segundo destacou a secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima. “Então muita gente vai poder acessar os serviços públicos, obter informações por meio de uma internet gratuita e de alta velocidade”, enfatizou. 

Mais informações

A Maranet é a rede de internet gratuita ofertada com o objetivo de ampliar o acesso e a inclusão digital dos maranhenses. A internet é fornecida diretamente pelo Governo do Maranhão ou por organizações e empresas parceiras em locais públicos de grande circulação de pessoas, tais como praças, feiras e mercados. Democratizar o acesso à internet no estado é a missão da Maranet. 

A rede integra o programa 'Cidadania Digital' do Governo do Maranhão, que conta ainda com o ‘Ponto do Saber’, que consiste na instalação e disponibilização de internet gratuita em escolas, associações ou outro espaço físico mediante acordo prévio com a Secti. 

O Wi-Fi Grátis começou a ser instalado em São Luís em 2015 e já está implantado nos bairros Cidade Operária (entorno da Feirinha), Anjo da Guarda (entorno da Feirinha), Praia Grande (Rua Portugal à Praça Nauro Machado) e entorno do Iema Estaleiro-Escola no Sítio do Tamancão/Anjo da Guarda. Além de São Luís, a rede está instalada ainda nos municípios de Vitória do Mearim, Pinheiro e Pindaré-Mirim beneficiando milhares de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário