segunda-feira, 19 de junho de 2017

Governo entrega duas Escolas Dignas e realiza sonhos em Peritoró

Escola Juarez Nunes que vai atender 62 famílias da localidade
que fica distante 7km da sede de Peritoró.
“É a realização de um sonho”. A frase usada pela professora Narcisa Correa tem sido a tônica em todas as entregues de Escolas Dignas nas cidades maranhenses. E, nesta segunda-feira (19), não foi diferente nos povoados Bacuri e Santa Maria, em Peritoró. O governador Flávio Dino inaugurou mais duas escolas em substituição de estruturas de palha e barro, completamente inadequadas ao ensino, e deu mais um passo no maior programa educacional da história do Maranhão.

A professora Narcisa utilizava um barracão de palha ao lado da sua casa para ensinar todas as crianças do ensino fundamental do povoado Bacuri. Ela falou com emoção da luta que sempre teve que travar para lecionar em local inadequado. Mas essa realidade mudou com a construção do Unidade de Ensino Municipal Juarez Nunes, a Escola Digna que vai atender 62 famílias da localidade que fica distante 7km da sede de Peritoró.

Escola Juarez Nunes que vai atender 62 famílias da localidade
que fica distante 7km da sede de Peritoró.
Com alegria, festa, emoção e uma salva do mais autêntico tambor de crioula. Nesse clima de puro contentamento e receptividade o governador Flávio Dino foi recebido pela comunidade Quilombola de Santa Maria, a 17 km da sede de  Peritoró,  para a inauguração da Escola Municipal Gonçalves Dias, mais uma das Escolas Dignas construídas pelo governo do Maranhão.

A comunidade, onde vivem 19 famílias, há muito tempo esperava por uma escola de alvenaria que oferecesse condições mínimas para que seus filhos pudessem estudar. "A gente esperava muito por uma escola melhor, porque a que a gente tinha era improvisado na casa de Zé Mário. Mas, não esperava que fosse tão bonita e boa, bem do lado da minha casa. É uma maravilha", disse Eliane Leite Ferreira, lavradora e mãe de duas filhas matriculadas na escola.

Famílias da comunidade quilombola Santa Maria foram
beneficiadas com inauguração da Escola Municipal
Gonçalves Dias.
O lavrador Rafael Salazar Almeida e a esposa Francisca Pereira dos Santos, fizeram questão de estar presentes com filhos Rafaele (6 anos), Renan, (3 anos) e Ryanna Vitoria (2) para acompanhar a solenidade de entrega da escola, onde os dois mais velhos já estão matriculados. "Quando eu vi os primeiros tijolos chegando, eu disse: agora  é  certeza! e vai ser concluída! E agora eu ‘tô’ aqui, vendo com os meus próprios olhos. Nós estamos muito felizes, porque as nossas crianças vão ter onde estudar, pertinho de casa", disse Rafael Salazar.

"Esse é um sonho realizado, a inauguração dessa escola. Eu tenho 21 anos, fiz o primeiro ano na antiga escola. E desde então via a nossa comunidade lutando por uma escola de verdade. Hoje, eu agradeço muito ao governador Flavio Dino por ter tornado esse sonho realidade", pontuou Francisca.

Dignidade para os alunos maranhenses

Famílias da comunidade quilombola Santa Maria foram
beneficiadas com inauguração da Escola Municipal
Gonçalves Dias.
Com investimento de R$ 388.595,87 cada, as duas escolas possuem duas salas de aula, secretaria, 04 banheiros e uma cantina completamente equipada para atender os alunos. Além disso, ela é totalmente mobiliada e com condições dignas para um processo efetivo de ensino e aprendizagem. Com as unidades escolares, as comunidades também receberam um poço artesiano cada, que vão ajudar no abastecimento de água das casas.

O Padre Josias Lima, prefeito de Peritoró, destacou a importância da parceria do Governo pela melhoria da educação no Maranhão. "Esse programa Escola Digna, que o governador está implantando no estado, é uma benção. Está tirando muitas crianças da escola de palha e dando mais dignidade, mais condições de aprendizagem para nossas crianças. Isso é cidadania, é progresso, é saúde,  é dignidade. Obrigada governador!", pontuou o prefeito.

O governador Flávio Dino destacou que a educação é o único caminho para reduzir as desigualdades sociais. "A educação é o único meio de abrir portas em meio a toda essa desigualdade social. Todo mundo sabe disso, mas, difícil é fazer. Entra governo, sai governo, todo mundo sabe quais são as prioridades, mas, falta paciência. Porque na educação os resultados não são imediatos. O investimento que estamos  fazendo nestes meninos e meninos só irão aparecer daqui há dez ou 15 anos. Mas, é preciso fazer hoje para ter uma resposta amanhã”, sublinhou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário