sábado, 24 de junho de 2017

Fim dos alagamentos na Forquilha exigiu obra complexa para vencer desafio debaixo do asfalto

Moradores destacam melhoria da qualidade
de vida após as obras de drenagem.
“Aqui no meu estabelecimento entravam água e esgoto quando chovia. Essa lama chegava a bater no meio da canela. Perdi muito produto da minha loja. Como não existia vazão para toda a enxurrada, as casas eram invadidas. Eu e minhas funcionárias saíamos de imediato para não ficarmos ilhadas”, lembra a empresária Maricy Teixeira.

O transtorno relatado por Maricy Teixeira, proprietária de uma loja localizada na Avenida 4, na Forquilha, perdurou por décadas na vida dela e na de centenas de moradores e comerciantes do bairro. Agora isso ficou no passado, graças a um complexo, difícil e bem sucedido trabalho de engenharia civil.

O cenário caótico mudou após a intervenção do Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís. Foram feitas drenagens profundas em um total de 5 quilômetros na região. A medida acabou com os alagamentos nas vias.

Quem passa pelo local nem imagina o trabalho que foi feito. Porque boa parte da complexidade da obra está debaixo do asfalto. Para dar vazão a toda a correnteza causada pelo excesso de água da chuva, foram fincados tubos circulares de concretos de vários tamanhos debaixo do asfalto. Alguns desses tubos chegam a 1,5 metro de diâmetro. Os tubos formam um sistema que permite o escoamento da água.

Foram fincados tubos circulares de concretos de vários
tamanhos debaixo do asfalto.
“O que ocasionava o alagamento era que as ruas não recebiam a captação da água, o que acabava danificando o asfalto e gerando o acúmulo dela. O que fizemos foi captar a água, por meio dos tubos, retirando-a da pavimentação e levando-a até o seu destino final”, explica o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Carlos Duarte. O engenheiro destaca que os tubos suportam todo o impacto do trânsito na região. “Apesar de alguns pontos serem mais para dentro do bairro, outros estão em situações com o trânsito intenso de veículos, e estes tubos de concreto contemplam a todas essas variações. A tubulação é bem versátil”, comenta.

Além da execução das ações de drenagem, foram realizadas terraplanagem e pavimentação asfáltica. As obras vão trazer grandes benefícios para as pessoas que moram, trabalham ou utilizam a área, que é uma das de maior circulação de veículos na Região Metropolitana de São Luís.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, a intervenção tem grande impacto para a saúde, a qualidade de vida e a mobilidade urbana da população: “É o fim dos alagamentos em uma das áreas de trânsito mais complicadas na Região Metropolitana de São Luís”.

2 comentários:

  1. Uma obra que está beneficiando de mais a população do local e que melhorou em 100% o trânsito.

    ResponderExcluir
  2. Ta de parabens governo municipal e Estadual por resolverem esse problema de decadas.

    ResponderExcluir