terça-feira, 20 de junho de 2017

Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Flávia Bittencourt e César Teixeira embalaram noite do São João de Todos


Ícones consagrados da cultura Nordestina estiveram unidos em um memorável show garantindo a alegria do público que lotou o Arraial da Praça Maria Aragão, na noite de domingo (18), no ‘São João de Todos’, promovido pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Luís. No palco principal, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Flávia Bittencourt e César Teixeira deram o tom junino com um repertório que incluiu as melhoras músicas que compõem a trilha sonora do período. O público retribuiu cantando junto, aplaudindo, dançando e comprovando que este é o melhor São João do país. O São João de Todos prossegue até dia 2 de julho em quatro arraiais oficiais, organizações nos Vivas, diversos bairros da Região Metropolitana de São Luís e mais de 100 municípios no interior do estado.

A cultura é uma resposta de vida, frente às dificuldades do dia a dia, enfatizou o governador Flávio Dino, que esteve no arraial prestigiando as atrações. “Evidente que sabemos da crise e dos problemas, mas, quando vemos um arraial lotado como este, sentimos muita alegria. Que a festa seja como as demais, de união, de fraternidade, muito congraçamento e celebração dessa força única do Maranhão. É uma festa com ampla participação do povo e muita diversidade cultural. Vendo isso, compreendemos porque nossas festas juninas são as melhores do Brasil”, avaliou o governador.



“Mais um dia de festa e de sucesso, alegria, segurança e paz. Estamos divulgando a cultura do Maranhão que é notícia, que trouxe movimento para o comércio e ocupação recorde da rede hoteleira. O público comparece, participa e aprova a organização, as atrações. Arraiais lotados e com este conjunto de artistas consagrados que siga assim nas próximas duas semanas com um São João tranquilo e de muita festa”, enfatizou o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino.

A cantora maranhense Flávia Bittencourt abrilhantou o festejo junino na Maria Aragão com a apresentação do projeto cultural que leva seu nome. “É uma alegria imensa realizar esse projeto com pessoas que amo e admiro tanto”, disse. A artista relembra a contribuição de todos em sua vida artística. O César Teixeira foi o primeiro parceiro sendo deles as canções que ele interpretou quando estreou show em teatro; com Geraldo Azevedo, ela cita o primeiro show no palco, em Pedreiras. “Eu ainda não imaginava seguir uma carreira artística e tive essa participação no show dele e a partir daí, sempre mantivemos contato”, relembra.

A proximidade com Elba Ramalho foi no Rio de Janeiro, apresentada a ela pelo saudoso Dominguinhos, seu padrinho musical. “Eu cantei ‘De volta para o aconchego’ para ela e foi um momento muito especial”, enfatiza. Flávia Bittencourt destaca os avanços do Maranhão em diversas áreas, especialmente na valorização da cultura. “Temos um grande gestor e vejo que agora nosso Estado tem o cuidado com áreas essenciais como a Educação e Saúde, que é o que mais me deixa feliz. O apoio à nossa cultura permite encontros como este e que se multipliquem e que tenhamos cada dia mais, dias melhores para o Maranhão”, destacou.


Grande a emoção de estar no São João maranhense, elogiou Elba Ramalho, destacando os grupos de bumba boi, tambores e o forró que para ela impera na cultura brasileira. “Parabéns. A programação daqui é única e muito positiva para nossa cultura e para eternizá-la com as futuras gerações”, disse. Geraldo Azevedo destacou que o Maranhão é o reforço à cultura nacional. “Me sinto parte de tudo isso. O Maranhão me inspira e por isso tenho uma música homenageando este estado. Por isso, muitos pensam que sou daqui e digo: ‘podem pensar, que sou’”, enfatizou. E no palco, ele interpretou a referida canção ‘São Luís do Mará’, levando o público ao êxtase.

O cantor e compositor maranhense, César Teixeira, que completou o grupo de estrelas, aprovou o evento, que considera mais uma forma de manutenção da cultura e reconhecimento da música maranhense como identidade nacional. “Esse show, que reúne o Nordeste e com minha participação, que fiquei muito feliz, é uma contribuição cultural para nossa democracia. Tem um papel fundamental e toca o coração da nossa comunidade”, avaliou Teixeira.


O artista levou ao palco canções clássicas de sua autoria e que compõem o acervo cultural maranhense como ‘Bandeira de Aço’, ‘Boi da Lua’ e 'Paragolé’, entre outras. Um verdadeiro grande encontro de estrelas que presenteou o público com um rico repertório. Complementando a programação do projeto ocuparam o palco os grupos de Tambor de Crioula de Carla Coreira, o Cacuriá de Dona Teté e o Boi da Maioba.

Estrutura

Na estrutura montada no arraial, 12 barracas com venda de comidas típicas, Espaço do Turista, a Casa do Tambor, áreas exclusivas para idosos e pessoas com baixa mobilidade, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco principal. Os atrativos da capital e a cultura maranhense foram apresentados a turistas e também moradores, no posto de Informações Turísticas. No local as pessoas tiveram acesso a material informativo e ação interativa para registro da visita.


Segurança

Para garantir o devido socorro em casos de acidentes, um posto de saúde equipado para atendimento de urgência está em funcionamento durante todo o período da programação junina. Reforçando a segurança no arraial, equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte (SMTT), Segurança com Cidadania (Semusc) e Saúde em atuação parceira.

2 comentários: