quarta-feira, 28 de junho de 2017

Corpo de Bombeiros realiza simulação de atendimento a emergências

Simulação de atendimento realizado pelo Corpo
de Bombeiros na Avenida Litorânea.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) iniciou, esta semana, várias atividades em comemorações ao Dia Nacional do Bombeiro (2 de Julho). No domingo (25), na Avenida Litorânea, foram realizadas simulações de atendimentos emergenciais. O objetivo foi abrir espaço de treinamento aos bombeiros e educativas à população. As atividades chamaram a atenção do público. Participaram várias equipes e viaturas de socorro que fazem parte do serviço de atendimento oferecido pelo Corpo de Bombeiros à sociedade.

Na simulação, foram apresentadas diferentes frentes de atuação do Corpo de Bombeiros, que se prepara, de forma contínua, para realizar atendimentos de emergência. Um dos cenários simulados foi um acidente envolvendo três carros, sendo um totalmente em chamas. O outro teve vítimas presas nas ferragens e o terceiro foi um princípio de incêndio, exigindo uma extração rápida da vítima. Também foi realizado o resgate de uma vítima em ribanceira, com o uso de técnicas de salvamento em altura.

Simulação de atendimento realizado pelo Corpo
de Bombeiros na Avenida Litorânea.
O comandante Geral do CBMMA, Célio Roberto de Araújo destacou a importância desse tipo de ação para aperfeiçoar o atendimento das unidades operacionais, avaliar as ações desempenhadas, buscando detectar e corrigir alguma falha. “Buscamos sempre um atendimento mais qualificado e um tempo resposta cada vez menor”. 

O comandante frisou, também, o efeito educativo da ação e de aproximação da corporação com a sociedade. O publico presenciou o uso de técnicas de combate a incêndio em veículos, desencarceramento de vítimas em veículos, utilizando os equipamentos mais modernos existentes no mercado e técnicas de atendimento pré-hospitalar.

Simulação de atendimento realizado pelo Corpo
de Bombeiros na Avenida Litorânea.
Foram usadas nessas atividades 13 treze viaturas, com participação de 50 militares do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, 1º BBM, 2º Batalhão de Bombeiros Militar, 2º BBM, Batalhão de Emergências Médicas (BBEM), Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR). 

Participaram como parceiros, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) e Secretária Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). O evento foi coordenado pelo Tenente-coronel QOCBM, Paulo Andrade que destacou as atividades como forma de integração as ações do Corpo de Bombeiros. “Nossas unidades operacionais sempre prontas para intervir em toda e qualquer situação de emergência e a integração é importante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário