domingo, 1 de julho de 2018

Fé e tradição embalam brincantes na 91ª edição da festa de São Marçal em São Luís

(Foto: Gilson Teixeira).
A tradicional Festa de São Marçal continua viva e cheia de vida. Mesmo com as jornadas extenuantes de três a quatro dias seguidos de apresentações, os grupos de bumba meu boi, e também os espectadores, não perderam a oportunidade de neste sábado (30), homenagear o santo que dá nome à principal avenida do bairro do João Paulo, e que é muito mais que o palco da apresentação.

“A gente pode perder tudo, perder viagem, perder esposa, perder compromisso, mas aqui não pode faltar, a festa é nossa vida, é a nossa tradição, tem que passar pelo João Paulo, se não passar por aqui nós não brincamos o boi, a gente não é nada”, disse Washington de Jesus Lima.

Há 35 anos no bumba boi de Maracanã e há quatro três dias seguidos nas apresentações, o vaqueiro que abre mão de tudo pela festa, disse também o que o grupo e a temporada junina representam para sua vida. “São 35 anos que faço parte do ‘Batalhão de Ouro’, sou feliz, aqui já tive tudo aqui, tive filho, já tenho bisneto e isso aqui é minha vida, minha felicidade!”, exclamou o brincante.

(Foto: Gilson Teixeira).
Em sua 91ª edição, a Festa de São Marçal é uma iniciativa espontânea dos grupos, e desde 2015 conta com o apoio do Governo do Maranhão, que oferece palco, som e segurança para o encontro.

Vinda de Imperatriz, a estudante Rosilângela Ferreira aproveitou a festa com o esposo Clayvisson e o irmão Rosyvaldo. “Tudo lindo! É a primeira vez que estou vindo aqui e é tudo lindo, ano que vem vou trazer a família toda”, comentou. Passando por outros arraiais da cidade, ela elogiou a tranquilidade das festas juninas e a segurança: “Tem sido tudo tranquilo, sempre tem policiamento, segurança”, afirmou.

Em sua 91ª edição, a Festa de São Marçal acontece no bairro do João Paulo, em São Luís, onde o comércio fecha e o trânsito de veículos dá lugar à uma multidão de brincantes, fantasiados ou não. Cada grupo inicia a apresentação à altura do 24º Batalhão de Infantaria Leve, local de concentração, até o palco na Praça São Marçal. São cerca de 20 minutos de tradição, fé e devoção que finalizam a temporada junina e renovam o ânimo para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário