domingo, 18 de dezembro de 2016

Nova via garante ligação entre os quatro municípios da Grande Ilha

Encurtar distâncias e melhorar os acessos entre as quatro cidades que compõem a Grande Ilha de São Luís – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa – é um dos principais avanços na mobilidade urbana da região, fato que só é possível com a reestruturação do trecho de 3 quilômetros da MA-203, popularmente conhecida pelos maranhenses como Estrada do Araçagi. Realizada pelo Governo do Estado, a obra tem data prevista de entrega para fevereiro de 2017.

A via, que vai do bairro do Calhau, na altura do Comando Geral da Policia Militar, até o recém construído viaduto, também passou por readequações das faixas de rolamento e no canteiro central, recebendo nova iluminação e retornos de quadra que facilitam o fluxo de veículos no trecho que corresponde ao cruzamento com a MA-202 e a estrada da Raposa, interligando os acessos aos quatro municípios da ilha.

Finalidade pretendida pela obra, que segundo o secretário adjunto de Obras Rodoviárias da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Samuel Gonçalves, corresponde a uma parte do Corredor Metropolitano, vai melhorar o tráfego de veículos na região. “Desde o seu projeto inicial, em 2014, a obra já teve que passar por muitas adequações, sempre visando melhorar o fluxo e a segurança para quem trafega por essa via, mas principalmente mantendo o orçamento inicial, ou seja, não onerando os cofres públicos e permanecendo dentro do planejado”.

Além dos três quilômetros de duplicação da rodovia, a Sinfra concluiu a recuperação do canteiro central e a colocação dos postes de iluminação em todo o trajeto. A fase final da obra ainda contempla a construção de calçada, sarjeta, reparos nas margens da faixa exclusiva para ônibus e a ciclovia na lateral direita da estrada, finalizando com a construção de uma rotatória para melhorar o trafego para os motoristas que precisarem se deslocar no sentido Estada da Maioba/Araçagi. As sinalizações horizontal e vertical de todo o trecho também fazem parte da fase final do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário