terça-feira, 7 de julho de 2020

Veja quantos votos cada partido terá que alcançar para eleger um Vereador em Vargem Grande

Atuais vereadores de Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma eleição, em especial a proporcional, é, antes de tudo, matemática. O cálculo de votos para vereador/deputados leva em consideração conceitos complexos como quociente eleitoral, quociente partidário, média, sobras, etc. Uma característica desse tipo de votação é que nem sempre quem tem o maior número de votos é eleito.

Para 2020 foram extintas as coligações partidárias proporcionais, a proporcionalidade foi mantida, mas agora a 'coligação' está dentro do próprio partido. A medida visa tornar a eleição mais justa e acabar com o famoso fenômeno de “puxadores de votos”.

VARGEM GRANDE

Em Vargem Grande, somente cinco partidos têm pré-candidatos às 15 vagas da Câmara Municipal, são eles: PCdoB, PROS e PDT pela situação e PL e DEM pela oposição. Agora fica a pergunta, quantos votos cada sigla dessa precisa alcançar para eleger um parlamentar? Vamos explicar agora.

Para definir o Quociente Eleitoral, é necessário dividir o número de votos válidos (descontando abstenções, brancos e nulos) pelo número de vagas da Câmara. Segundo o TSE, o município tem atualmente 28.649 eleitores aptos para o pleito deste ano e um levantamento feito pelo Titular do Blog, consultando disputas anteriores, aponta que, em média, cerca de 75% dos votos são considerados válidos. Desta forma, cada sigla terá que alcançar aproximadamente 1.433 votos para garantir uma das 15 vagas do legislativo vargem-grandense.

Na próxima publicação vamos estimar quantas vagas cada um desses partidos conseguirá fazer... Aguardem!

4 comentários:

  1. Uma dessas vagas é do Germano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESPERO QUE NÃO,É UM DOS MENOS CAPACITADOS PARA O CARGO,QUE SO GANHOU UMA VAGA GRAÇAS A POPULARIDADE DO IRMÃO NA ÉPOCA.

      Excluir
    2. PRECISAMOS DE PESSOAS NOVAS PARA MOSTRAREM QUE SÃO DIFERENTES DOS ATUAIS, CANDIDATOS QUE NÃO SÃO COMPRADOS MAS QUE TENHAM COMPROMISSO COM O POVO. MEU VOTO É DA LAYNE CORRÊA ESPERO NELA A MUDANÇA QUE A CIDADE PRECISA,POIS NESSES ATUAIS NÃO PASSAM DE LADRÕES E GOLPISTAS.

      Excluir
  2. A maioria aí vai quebrar a cara. Pq não vão se reeleger não.

    ResponderExcluir