quinta-feira, 22 de junho de 2017

Primeiro dia de Agritec em Barra do Corda mostra a diversidade cultural e produtiva da agricultura familiar

Em Barra do Corda teve início na manhã desta quinta-feira, 22, a Primeira Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (AGRITEC), do território Centro do Maranhão, a 11° já realizada pelo governo do Estado com o objetivo de levar conhecimentos e novas tecnologias simples para aumentar a produção da agricultura familiar no Estado.  A Agritec será realizada nos dias 22 a 24 de junho na Av. Eliézer Moreira, s/n, Bairro Incra, em Barra do Corda – MA.

A Feira atraiu milhares de agricultores, estudantes e a população em geral do território, que aproveitaram a oportunidade para participar de cursos, oficinas, comercialização e conhecer o artesanato indígena da etnia Canela e Guajajara que está sendo destaque na Agritec. As instituições financeiras como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste estão na Feira para divulgar ao produtor rural a oportunidade em liquidar ou renegociar suas dívidas com grandes abatimentos, através da lei 13.340/2016.

A Agritec também oportunizou a dona Conceição Oliveira, do povoado 18, do município de Barra do Corda, comercializar e mostrar a beleza do feijão andu, muito nutritivo e riquíssimo em proteína, além de ser m feijão de grande personalidade, com sabor bem diferente dos feijões mais tradicionais. Dona Conceição trouxe para comercializar hortaliças e farinha. “Estou muito feliz em participar dessa feira tão bonita. Por ser uma feira da agricultura familiar, a gente se sente muito importante”, concluiu.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, A agritec é uma feira que, por onde passa, deixa grandes resultados. Já são quase 15 mil agricultores familiares capacitados. “A  Agritec vai para sua 11° edição com saldo positivo. Com muito trabalho e fortes parcerias estamos atingindo o objetivo do governo do estado ao criar a Feira, que é desenvolver o Maranhão por meio do conhecimento e da produção”, pontuou.

O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- Iterma, órgão vinculado à SAF está realizando durante a Feira atendimentos e visitas às famílias de assentamento Estadual. Dia 23 (sexta feira), o Governador Flávio Dino entregará a 25 famílias títulos individuais de terra para famílias em Barra do Corda.

Nos anos de 2015, 2016 e primeiro trimestre de 2017, a Agritec capacitou 14.683 agricultores familiares e movimentou mais de R$ 700 mil em comercialização e cerca de R$ 15 milhões em contratos com instituições financeiras. A feira já foi realizada nos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Viana e Zé Doca e no primeiro trimestre deste ano, a Agritec já foi sediada por Paraibano e agora está sendo em Barra do Corda.

Para 2017, o Governo do Estado chegará até os municípios de Santa Luzia, Itapecuru-Mirim e Cururupu beneficiando os agricultores familiares dos territórios do Vale do Pindaré, Vale do Itapecuru e Baixada Ocidental.

As Agritecs têm o objetivo de garantir o acesso do agricultor familiar ao conhecimento e às novas tecnologias, de modo que ele possa melhorar a produção quantitativa e qualitativamente. Além disso, as feiras são um espaço reservado à divulgação e à comercialização dos produtos dos agricultores familiares e de acesso às instituições financeiras, entre outras oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário