segunda-feira, 26 de junho de 2017

Estudantes de São Benedito do Rio Preto são recebidos pelo Governador Flávio Dino no Palácio dos Leões

Governador Flávio Dino e estudantes conversaram após
a visita guiada ao Palácio dos Leões.
Um dia para ficar na memória de 80 jovens estudantes dos municípios de Paço do Lumiar, na região Metropolitana de São Luís, e de São Benedito do Rio Preto, que fica a 243 km da capital maranhense. Nesta sexta-feira (23), os jovens participantes da VI edição do projeto Tour Jovem Cidadão, bateram um bom papo com o governador Flávio Dino, após visitar vários equipamentos culturais de São Luís.

Com o objetivo de proporcionar um verdadeiro turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino, o projeto Tour Jovem Cidadão é realizado pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude.

Após visitarem vários espaços durante a manhã e início da tarde desta sexta-feira, os estudantes conheceram acervo cultural do Palácio dos Leões. Além de abrigar a sede política e institucional do Governo do Estado, o Palácio dos Leões, abriga ainda um rico acervo, com relíquias da história política do estado. Seus salões nobres e luxuosos são recheados com um mobiliário eclético e exibem peças que remontam a mais de duzentos anos. São candelabros, castiçais, tapetes franceses, lustres de cristais, porcelanas finas trazidas de países como China, França e Áustria, e pratarias portuguesas.

Governador Flávio Dino e estudantes conversaram após
a visita guiada ao Palácio dos Leões.
Depois da visita aos espaços do Palácio dos Leões, os jovens foram recebidos pelo governador Flávio Dino. Estudantes e governador conversaram sobre as descobertas feitas pelos jovens durante as visitas proporcionadas pelo Tour Jovem Cidadão e também sobre demandas dos estudantes em suas realidades municipais. Flávio Dino ressaltou a importância da dinâmica do Tour Jovem Cidadão para a formação social e cidadã dos jovens maranhenses, bem como para a inclusão sociocultural dos jovens de todo o Maranhão.

“Um bom governo é aquele que abre a oportunidade para todos, no caso do Tour Jovem Cidadão, estamos fazendo um programa de turismo social, turismo cultural. Jovens vindos de dezenas de cidades estão tendo a oportunidade, que deve ser de todos, de ter acesso a bens culturais, conhecendo assim mais da história do nosso estado e com isso, contribuindo para uma formação mais completa a partir de uma experiência e uma compreensão nova acerca do papel cidadão de cada um”, destacou o governador.

Para os estudantes, as visitas e o diálogo com o governador, foram algo novo e cheio de aprendizados e experiências que ficarão para a vida toda. Maria Fernanda, de 16 anos, moradora de São Benedito do Rio Preto, disse que gostou muito da iniciativa do governador de vir conversar com os jovens e que o diálogo fez com que ela conhecesse outras ações do Governo do Estado para a juventude e perceber que essas ações agora são para todos.

“Ele falou de várias ações que estão sendo feitas para nós jovens, como o programa que leva jovens para estudar em outros países. É um programa muito legal que mostra que para estudar fora agora não é só quem tem condição melhor, mas qualquer jovem aluno do Ensino Médio. Eu, particularmente gostei muito, porque é uma coisa que eu sempre quis, é uma oportunidade única e que agora está sendo oferecido a nós”, relatou.

Governador Flávio Dino e estudantes conversaram após
a visita guiada ao Palácio dos Leões.
Turismo educativo

Com 80 jovens por edição, o Tour Jovem Cidadão já beneficiou mais de 400 estudantes nas seis primeiras ações de 2017, sendo 200 de escolas de São Luís e mais 280 dos municípios de Cantanhede, Matões do Norte, Anajatuba, Morros, Bacabeira, Paço do Lumiar e São Benedito do Rio Preto. Até o fim do ano, serão realizadas mais 20 edições do projeto, somando ao final, mais de 2 mil jovens beneficiados.

Visitas ao Palácio dos Leões, a Biblioteca Bendito Leite e a museus e teatros, integraram o tour realizado pelos estudantes, que aproveitaram cada espaço visitado para enriquecer seus conhecimentos sobre a história e cultura de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade. A sexta edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia.

Novas edições

Até o fim do ano, serão realizadas mais 20 edições do projeto Tour Jovem Cidadão. Com 40 jovens por municípios, serão atendidos/as em 2017 mais de 2 mil jovens maranhenses. Os próximos municípios a participarem do ‘Tour Jovem Cidadão’ serão São Luís e Vargem Grande, no dia 7 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário