quinta-feira, 24 de setembro de 2026

Pesquisa Ranking/Educadora aponta empate técnico na disputa pelo Governo do Maranhão; Roseana e Fufuca lideram para Senado

Empate técnico.
Pesquisa do Instituto Ranking, que tem histórico de acertos em âmbito nacional e foi divulgada nesta quinta-feira (24), aponta empate técnico na disputa para governador do Maranhão. A 10 dias da eleição, em cenário estimulado, o levantamento também mostra o crescimento do candidato Orleans Brandão (MDB), que alcança 37,2% da preferência do eleitorado maranhense, percentual bem próximo do obtido por Eduardo Braide, que é de 40,8%, colocando o ex-prefeito na frente, mas agora em cenário embolado.

Na sequência, nesse mesmo recorte, aparecem vice-governador Felipe Camarão (PT), com 8,7%; o ex-senador Roberto Rocha (PRTB), com 5,1%; e o empresário André Luís (Missão), com 1,1%. Além disso, Reginaldo Lima (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Dimas Cassimiro (PCO) pontuaram no levantamento abaixo de 1%. Os indecisos somam 2,7% e votos em branco e nulos totaluzam 2,9%.

O empate técnico persiste quando é levado em conta o recorte de votos válidos. Eduardo Braide aparece com 43,22% e Orleans Brandão soma 39,41% das intenções de voto. Logo depois, estão Felipe Camarão (9,22%), Roberto Rocha (5,40%), André Luís (1,17%), Reginaldo Lima (0,63%), Saulo Arcangeli (0,63%) e Dimas Cassimiro (0,32%).

SENADO

De acordo com os números, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e André Fufuca (PP) lideram a preferência do eleitoral. Considerando a soma das duas escolhas dos entrevistados, os dois alcançam 21,40% e 18,45% respectivamente. O levantamento indicou um empate técnico entre Weverton Rocha (PDT), que obteve 12,95%, Lahésio Bonfim (Novo), com 11,55%, e Eliziane Gama (PT), que alcançou 9,05%.

Na sequência estão Hilton Gonçalo (Mobiliza), com 7,50%; Simplício Araújo (DC), com 3,15%; e Cidônio Gonçalves (PL), com 1,80%. Os candidatos Raimundo Moreira (PCB), Enilton Rodrigues (PSOL) e Wilson Leite (PSTU) pontuaram no levantamento abaixo de 1%. Indecisos somam 8,0%. Votos em branco, nulos e aqueles que afirmam que não vão votar são 4,9%.

DADOS

Contratada pela pela Rádio Educadora FM (88.3 MHz), a pesquisa do Instituto Ranking ouviu 1.000 eleitores no período de 17 a 21 de setembro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MA-07878/2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário