quarta-feira, 4 de julho de 2018

Agroindústria de extração de óleo do babaçu é inaugurada em Chapadinha

Agroindústria inaugurada no povoado Canto do Ferreira
conta com o apoio do Sebrae.
A comunidade Canto do Ferreira, no município de Chapadinha, realizou no mês de junho um dos maiores sonhos do povoado, com a inauguração de uma agroindústria para extração de óleo do babaçu.

A agroindústria é fruto do convênio firmado entre a Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco dos Projetos de Assentamentos de Chapadinha e a Fundação Banco do Brasil. O investimento do empreendimento foi de R$ 245.745,43 (duzentos e quarenta e cinco mil, setecentos e quarenta e cinco reais e quarenta e três centavos).

O Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional em Chapadinha, é um dos parceiros da Associação, participando da elaboração do projeto, em 2016, por meio de consultoria tecnológica, com estudo dos equipamentos adequados para a extração do óleo do babaçu, viabilizando assim o recurso para a construção da agroindústria junto à Fundação. Além disso, também foram realizadas ações de qualificação de mão-de-obra junto as quebradeiras de coco e a criação do layout da marca da associação.

David Felipe Amorim falou sobre as ações de parceria
entre o Sebrae e a Associação.
Presente na inauguração do empreendimento, o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim, acompanhado da equipe administrativa e gestores de projetos da instituição, enfatizou o apoio do Sebrae junto à associação. “É uma grande conquista para a comunidade Canto do Ferreira e estamos felizes em contribuir para a realização desse sonho. Vamos continuar dando todo o apoio necessário para que esse empreendimento cresça no mercado de Chapadinha e toda a região”, afirma Amorim.

A agroindústria para extração de óleo do babaçu visa ampliar a renda de extrativistas do município de Chapadinha, por meio da produção e comercialização de derivados de amêndoas do coco babaçu em toda região. Além das 120 famílias do Assentamento Canto do Ferreira, a produção beneficiará também cerca de 500 famílias de dez localidades rurais, incluindo três projetos de assentamento de reforma agrária e uma comunidade quilombola.

Para a presidente da Associação, Gracilene de Jesus Almeida Cardoso, a parceria com o Sebrae foi uma peça fundamental para a aprovação do projeto. "O projeto da agroindústria só foi possível porque tivemos o Sebrae nos dando toda a orientação, nos oferecendo cursos e oficinas, que agora vão nos ajudar a desenvolver um bom trabalho. A agroindústria vai beneficiar muitas famílias da nossa região e somos gratos por ter instituições como o Sebrae, que acreditaram e que nos ajudaram a realizar um grande sonho", disse a presidente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário