domingo, 17 de junho de 2018

O São João de Todos, no Arraial do Ipem, é elogiado por turistas e maranhenses

Arraial do Ipem é elogiado por turistas e maranhenses.
Na última sexta-feira (15) teve início a temporada oficial das festas juninas deste ano. As brincadeiras tomaram conta do estado em arraiais oficiais e também naqueles que são apoiados pelo Governo do Estado nos bairros e nas demais cidades do Maranhão.

Ao todo serão 500 grupos e artistas maranhenses nos palcos e também sete participações nacionais ao longo destes 17 dias de festas. Serão mais de mil apresentações organizadas nos 4 arraiais oficias, que são: Praça Maria Aragão (Centro), Parque Folclórico da Vila Palmeira, Praça Nauro Machado (Centro Histórico) e Ipem (Calhau).

No Ipem, a programação começou no palco principal com as batidas fortes e a pungada do tambor de crioula, do grupo Maracrioula, fundado no bairro da Liberdade e que há 14 anos mantém viva a força da cultura maranhense.

O casal Ferraz e Alessandra contemplaram a beleza do boi.
A apresentação do grupo emocionou as turistas paulistas Paula Ramos e Ana Cláudia, que se divertiam aproveitando os espaços do arraial montado no bairro do Calhau. “Hoje nós chegamos e fomos recepcionadas com muita festa no aeroporto, e agora esta belíssima apresentação. Estamos empolgadas para conhecer todo o São João”, declaram.

A programação continuou com a apresentação do Boi de São Simão, onde o casal de namorados Ferraz e Alessandra puderam contemplar toda a beleza e pujança do Boi. “Está lindo de ver, lindo de acompanhar, muito bem organizados os arraiais, nós que somos maranhenses ficamos orgulhosos dessa nossa linda festa”, afirma Alessandra.

Além das barracas com artesanato maranhense montados para o turista, o Arraial do Ipem conta com espaços exclusivos para a criançada, vendas de comidas típicas, food trucks, centro de atendimento ao turista e mais dois palcos montados só para apresentação de grupos de forró. Tudo isso com muita segurança e atenção de policiais e bombeiros para que a festa ocorra da melhor maneira possível.

Após o Boi de São Simão, também passaram pelos palcos as belas apresentações do Boizinho Barrica, Gargamel na Zabumbada, Boi de Santa Fé, Boi Pirilampo e para finalizar a noite o Boi de Nina Rodrigues.

O Boi se apresentou, à 1h da manhã, para uma multidão que aguardava ansiosa. Sobre o palco, muitas cores, danças, índias e vaqueiros trazendo todo o encantamento que somente o São João do Maranhão pode proporcionar.

“Festa linda!”, assim o radialista e turista de Belo Horizonte, Irineu Baroni, referiu-se a festa junina que acontece no estado do Maranhão nesta época do ano.

“Eu amo esta festa, amo esta cidade, não nasci aqui, mas sempre que venho sinto-me filho desta terra. Hoje estou com a minha neta, que é maranhense e faço questão de trazê-la para esta festa linda”, disse o radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário