Cândido Pinheiro Júnior, vice-presidente comercial de de relacionamento do Hapvida, conversa com colaboradores na convenção nacional, em Fortaleza (CE). |
Já faz, pelo menos, dois anos que os brasileiros têm feito grandes malabarismos para manter a consciência tranquila diante das responsabilidades financeiras que cada família tem. Isso vale tanto dentro de casa quanto nas empresas, onde patrões e empregados têm que estar cada vez mais alinhados e dispostos a se superar. “A crise vem como uma forma de balançar e tirar da zona de conforto quem está habituado à determinada função; ela não é de todo ruim, há muitas lições que se pode – e se deve – tirar de um cenário crítico”, lembra a psicóloga Carla Cristinne Cunha, do Hapvida Saúde, onde atende muitos trabalhadores, especialmente, da iniciativa privada, o setor mais afetado.
O conselho da especialista deve ser seguido com determinação, mas também com sabedoria. É que não dá para sair arriscando por aí qualquer atividade, é preciso ter sensibilidade para saber o que, onde e quando se deve mudar algo. Um exemplo claro se obtém por meio de uma analogia com o casamento civil. “Quando um casal entra em crise, causada pela desconfiança que um tem sobre o outro, a solução mais inteligente é trabalhar a segurança do ‘desconfiado’ com investimento na autoestima e muito diálogo entre os dois. Mas o que muita gente faz é extremamente perigoso: para chamar atenção, a pessoa que se sente insegura busca fora do relacionamento algum subterfúgio, causa ciúme e isso só piora a relação”, esclarece Carla Cristinne.
Incentivos
Médica ginecologista-obstetra Lícia Kércia Costa recebe certificado por excelência em atendimento, das mãos de Silvânia Amorim, coordenadora administrativa da Hapclínica São Luís (Av Cajazeiras) |
Além da determinação, é preciso que haja uma relação de confiança mútua entre patrões e empregados, para que os objetivos sejam comuns e os esforços surtam resultados. No ambiente corporativo, o momento é propício para reuniões mais frequentes, o que costuma estreitar laços e manter os colaboradores antenados no que se almeja. Diante disso, muitas empresas têm apostado em incentivar os funcionários por meio de premiações pelo desempenho.
Este mês, os médicos e outros profissionais da saúde que trabalham na rede Hapvida, em São Luís, foram presenteados com certificados que materializam a gratidão pelo trabalho desenvolvido no dia a dia. “É uma forma carinhosa de dizer a cada profissional, que nós precisamos contar com essa dedicação e agradecer aos colaboradores pelos esforços de todos eles”, explica o André Mendes, diretor administrativo do Hapvida em São Luís.
A médica ginecologista-obstetra, Lícia Kércia Costa, ficou emocionada com a lembrança e o reconhecimento da empresa. “Eu me senti lisonjeada, porque são muitos os profissionais que compõem a rede Hapvida no Norte e Nordeste, e ser percebida como alguém que faz a diferença me deixa muito satisfeita, isso me mostra que estamos no caminho certo”, orgulha-se a médica, que atende diariamente nas Hapclínicas São Luís (Avenida Cajazeiras) e Távola (Avenida Vitorino Freire).
Convenção
Criatividade e um excelente planejamento são os fatores indispensáveis na fórmula do crescimento, mesmo em tempos de crise. A operadora de saúde Hapvida, por exemplo, criada em 1993 em Fortaleza (CE), mantém-se no cenário nacional como a maior empresa do ramo no Norte e Nordeste, graças a uma política de investimento em rede própria e em tecnologia, além do fator humano.
Este mês, representantes do Hapvida do Maranhão e de mais 10 estados em que a empresa atua, se encontraram na segunda convenção comercial de 2017, na capital cearense. A ideia foi reforçar estratégias de mercado que deram, em 2016, índice de 7,92% de crescimento no número de beneficiários em Medicina e de 19,6% em Odontologia. O plano já atingiu a marca de 3,8 milhões de beneficiários.
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