terça-feira, 9 de maio de 2017

Carlos Máximo Carvalho Barros é homenageado pela Prefeitura de Teresina

Geólogo Carlos Máximo ao lado do
prefeito de Teresina Firmino Filho.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A Praça Marechal Deodoro da Fonseca, conhecida como Praça da Bandeira, marco zero de Teresina, no Piauí, recebeu uma ação de rearborização na semana passada. A área agora conta mais 60 mudas de espécies nativas, entre oitis e ipês. Diversas personalidades e gestores, a exemplo do prefeito Firmino Filho, participaram do plantio, uma forma de compensar a supressão de duas árvores que existiam em frente à Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O chefe do executivo municipal destacou que a Prefeitura de Teresina tem buscado intensificar as ações e projetos que contribuam para tornar nossa cidade ainda mais verde. “Com o processo de urbanização, a tendência é que a quantidade árvores seja reduzida, mas é preciso que busquemos estratégias para reduzir os impactos disso. É um desafio para melhorar nossa qualidade de vida, nosso bem estar, e as árvores são instrumentos importantes nesse sentido. O projeto Teresina Mais Verde, por exemplo, tem contribuído com arborização e rearborização da nossa cidade. Estamos agora buscando construir um Plano Municipal de Arborização, para que, assim, possamos otimizar nosso trabalho e tornar a nossa cidade ainda mais verde”, pontua Firmino Filho.

Na oportunidade, o vargem-grandense Carlos Máximo Carvalho Barros, que há anos reside na Capital do Piauí e é filho do comerciante Carlos Medeiros, muito conhecido em Vargem Grande, em especial durante as décadas de 70 a 90, foi um dos homenageados.

Carlos Máximo ao lado da árvore que
levou seu nome.
Carlos Máximo é geólogo especialista em Meio Ambiente e teve uma árvore oiti plantada em seu nome. "Lisonjeado em receber essa homenagem em vida da Prefeitura de Teresina. Obrigado prefeito Firmino Filho e secretário de Meio Ambiente Olavo Braz", disse Carlos Máximo.

OITI

O oiti também chamado goiti, oitizeiro e oiti-da-praia, é uma árvore que pode atingir entre oito e quinze metros de altura. Espécie originária da Mata Atlântica, muito utilizada na arborização urbana por sua copa frondosa, que dá ótima sombra. O fruto do oitizeiro é comestível, nutritivo, de sabor doce e adstringente, que lembra a manga.

PROJETO TERESINA MAIS VERDE


O Teresina Mais Verde, desenvolvido desde 2013, tem a proposta de intensificar a arborização e rearborização da capital. O projeto tem a intenção de resgatar o que se tinha no passado, como quintais e calçadas sombreadas, praças bem cuidadas e espécies nativas e frutíferas preservadas. Com o auxílio do Caminhão Verde, que percorre os bairros de Teresina, já foram inseridas mais 330 mil mudas na capital. A meta, até 2020, é plantar 880 mil mudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário