quinta-feira, 21 de março de 2019

Assembleia presta homenagem a bombeiros que atuaram em Brumadinho

Sessão Solene na Assembleia Legislativa.
Na manhã desta quarta-feira (20), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman a militares do Corpo de Bombeiros do Maranhão que participaram dos resgates às vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG).

A medalha foi concedida por meio do Projeto de Resolução Legislativa 009/2019, de autoria do deputado Neto Evangelista (DEM), aos 22 bombeiros maranhenses enviados, pelo Governo do Maranhão, em missão humanitária e social, para dar apoio às buscas avançadas em Brumadinho, após o rompimento da barragem na mina Córrego do Feijão, ocorrida no dia 25 de janeiro deste ano.

A sessão solene, presidida pelo primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Glaubert Cutrim(PDT), foi bastante prestigiada e contou com a presença dos deputados César Pires (PV), Dra. Helena Dualibe (Solidariedade), Leonardo Sá (PR), Duarte Júnior (PC do B), Ariston Sousa (Avante), Dr. Iglésio (PDT), Wendel Lages (PMN), Rildo Amaral (Solidariedade), Vinícius Louro (PR), Zé Inácio Lula (PT), Marco Aurélio (PC do B) e Zito Rolim (PDT).
Major Patrício recebendo medalha.
Também estavam presentes o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; o secretário de Estado de Articulação Política e Comunicação Social, Rodrigo Lago; o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto; o tenente-coronel da Marinha, Moura; o delegado geral da Polícia Civil, Márcio Henrique, bombeiros e familiares.

Durante a solenidade, Neto Evangelista destacou que a entrega da medalha, considerada a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual, deu-se em reconhecimento ao bravo trabalho desempenhado pelos bombeiros no desastre de Brumadinho, que ficará na história do Brasil.

Ambiente desolador

A missão em Brumadinho foi coordenada pelo comandante dos Bombeiros em Itapecuru-Mirim, Major Patrício Daniel Penha. Ele afirmou que o ambiente era desolador, muito triste e de destruição. Também disse que era com satisfação que o Corpo de Bombeiros recebia a condecoração.
Major Patrício.
“É com grande satisfação que nós recebemos mais essa comenda, pois aumenta ainda mais o compromisso da instituição para com a sociedade, haja vista que essa comenda concedida pelos deputados, na verdade, é a representação do povo maranhense que esteve atuando em Brumadinho. Então, para nós, é um reconhecimento de um trabalho sério, com muito vigor físico e bravura, que os bombeiros do Maranhão exerceram durante os 22 dias que estiveram empregados. Infelizmente, o ambiente era desolador, muito triste e de destruição, mas nós estávamos ali, minimizando o sofrimento de algumas famílias. O Brasil esteve ali representado porque as suas corporações estiveram naquela  ocorrência”, lamentou.  

Homenageados

Major QOCBM Patrício Daniel dos Passos Penha
Major QOCBM Nilson da Silva Azevedo Junior
Capitão QOCBM Claudionor Ribeiro Moraes
Capitão QOCBM, Jonatan Silva Coutinho
1° Tenente BM, David Martins Soares
1° Tenente QOCBM, Cleyston José Raimundo Nunes Moreira
2° Tenente QOCBM, Elenilton Ribeiro de Sousa
Sub Tenente BM, Adelson Vales dos Santos
1° Sargento BM, Alessandra Lisboa Rodrigues
1° Sargento BM, Marcos Aurélio Ribeiro
2° Sargento BM, Carlos Arnoldo Cardoso Silva
2° Sargento BM, Antônio Claudio Silva Santos
2° Sargento BM, Jorge Luís da Conceição Bottentuit
3° Sargento BM, Elismar de Souza; Christiano Cabral Oliveira
3° Sargento BM, Rafael Gustavo Ribeiro Ramos
3° Sargento BM, Anderson Max Silveira de Oliveira
Cabo BM, Julyanno Édino de Freitas Nascimento
Cabo BM, Brenda Aline Barros Matos
Soldado BM, Jefferson Mauro Serra Rabelo
Soldado BM, Wanderson dos Santos Neves
Soldado BM Alex dos Anjos Pereira

Vejam a reportagem da TV Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário