segunda-feira, 23 de julho de 2018

Chapadinha: Sebrae realiza I Fórum de Sustentabilidade do Baixo Parnaíba

David Felipe Amorim, gerente da regional do Sebrae em Chapadinha,
destacou a proposta do Fórum.
A regional do Sebrae em Chapadinha realizou nesta quinta-feira, 19, o "I Fórum de Sustentabilidade do Baixo Parnaíba". O evento, que aconteceu no auditório da instituição, reunindo cerca de 90 pessoas, teve caráter técnico e o objetivo de disseminar conhecimentos relacionados à sustentabilidade dos pequenos negócios.

Na plateia, diversas autoridades do município e região, como o secretário de Meio Ambiente de Chapadinha, Edgerson Cunha; o secretário de Agricultura de Anapurus, Gerverson Kerber; a secretária de Agricultura de Buriti, Maria Santana; e a secretária de Agricultura de Urbano Santos, Priscila Faustino, dentre outros.

“A sustentabilidade não é apenas uma preocupação com o meio ambiente, mas é uma temática de interesse, também, dos pequenos negócios que têm apreendido a otimizar os recursos por meio de processos inovadores”, destacou o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim.

A gerente de Soluções e Interlocuções do Sebrae no Maranhão, Keila Pontes, representou a Diretoria Executiva da instituição e apresentou um painel sobre "Tecnologias Sociais, Gestão Ambiental e Sustentabilidade", que abordou sobre práticas sustentáveis e projetos de sustentabilidade que já são executadas pelo Sebrae.

Ciclo de Palestras

Reunião para elaboração do plano de ação em favor do
desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis na região.
A produtora da cidade de Anapurus, Rosário Del Pilar, mais conhecida como "Peruana", é atendida pela regional do Sebrae em Chapadinha e apresentou as práticas sustentáveis que fizeram sua propriedade crescer, como a adubação orgânica, o manejo de solo, a reutilização da água na irrigação, dentre outras.

“Em 2005 começei o cultivo em uma pequena horta, como forma de gerar renda, e vendia meus produtos de porta em porta.  Foi um período difícil e, por isso, busquei ajuda para me capacitar e saber como cuidar da minha propriedade. O Sebrae sempre me deu muito suporte, já participei de diversos cursos e até hoje recebo acompanhamento, que é fundamental para o meu aprendizado e o crescimento da minha produção. Hoje, cultivamos alface, cheiro verde, pimenta de cheiro, macaxeira, milho, quiabo, abóbora, maxixe, salsa, limão e outras culturas”, disse a produtora

Marcone Vieira Costa, de Chapadinha, também ministrou palestra contando a sua experiência com práticas sustentáveis na Agricultura. Houve ainda a palestra "Gestão da Água e Empreendedorismo", conduzida pelo presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Chapadinha, Carlos Barromeu.

O Fórum contou também com a presença do pesquisador da Embrapa e inventor do Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa), prof. Dr. Luis Guilherme. Ele falou sobre a criação do projeto e como o mesmo tem transformado a vida de agricultores, como a de José Santos, de Parnaíba (PI), que participou do evento e compartilhou sua experiência sobre essa tecnologia que permitiu ter em sua propriedade hoje 28 árvores frutíferas e criação de peixes, galinhas e porcos que servem tanto para consumo próprio como para comercialização.  

Plano de Sustentabilidade

Ao final do evento, foi elaborado um plano de ação em prol do desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis para Chapadinha e região. Entre as atividades propostas estão: a formação de gestores ambientais; palestras de sensibilização junto à comunidade; articulação de um Termo de Cooperação Técnica com a Embrapa para implantação do “Sisteminha Embrapa” na região; implantação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios; dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário