domingo, 20 de agosto de 2017

Vargem Grande de Ontem: Raimundo Braga, uma figura singular que deixa saudade...

Seu Braga com a mãe Maria Braga e irmãos.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã deste domingo (20), em mais uma edição da coluna "Vargem Grande de Ontem", o Blog do Alpanir prestará uma justa homenagem a Raimundo Braga de Mesquita, o seu Braga, que nos deixou na última terça-feira (15), no auge dos seus 93 anos de idade.

Para falar de seu Braga, o Blog procurou Maria Clara Nunes, aquela que pode nos mostrar com mais riquezas de detalhes quem foi essa pessoa tão querida e amada por todos em Vargem Grande. Maria Clara, neta de Raimundo Braga, é acadêmica de Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão e nos encaminhou um brilhante texto onde conta a história de vida do avô. Leiam na íntegra:

UMA FIGURA SINGULAR QUE DEIXA SAUDADE

Seu aniversário de 80 anos.
Quem nunca passou em frente a casa 5 da rua Nossa Senhora das Graças e falou um “Boa Tarde Seu Braga?” 

Raimundo Braga de Mesquita, mais conhecido pela população de Vargem Grande como “Seu Braga”, nasceu em 16 de maio de 1924 na cidade de São Benedito do Rio Preto. Oitavo filho de 15 irmãos, Seu Braga casou-se com Maria dos Santos Coelho no ano de 1950 e mudaram-se para Vargem Grande no ano de 1963. Tornou-se vereador da cidade no ano de 1976 e presidiu a Câmara Municipal.

Figura irreverente, querido por todos, onde quer que chegasse, Seu Braga também, além de líder político, foi comerciante por muitos anos.

Seu aniversário de 80 anos.
Dia 15 de agosto de 2017 uma lacuna se abriu na história de Vargem Grande e no coração de muito de seus filhos. Aos 93 anos, por complicações geradas pela idade, Seu Braga nos deixou, e com sua partida deixa saudade e muitas lembranças boas.

Seu Braga e Dona Dulce não tiveram filhos biológicos, mas botaram no mundo, filhos do coração, foram quatro ao todo, entre eles minha mãe, Sandra Heloísa.

Desde que nasci pude experimentar desse amor que ao longo de todos esses anos me mostrou que sangue é um mero detalhe da ciência. 

Meu avô sempre foi um homem de muita “fartura”, casa cheia, mesa cheia, fazia questão de que os meus aniversários, dos meus irmãos, dos meus pais inclusive, fossem feitos lá na sua casa. Os almoços de domingo eram sagrados, às 11h30 estávamos todos na mesa para comer aquela carne porco com farinha de puba. O café da tarde também não podia faltar, nós íamos comprar o pão quentinho em frente ao mercado enquanto ele passava seu café bem forte e sem açúcar. 


Com irmã Gracinha, sobrinhos e sobrinhos-netos.
É vô, são muitas lembranças boas...

Quem foi estudante em Vargem grande até o ano de 2015 e nunca recorreu à casa do Seu Braga para pegar alguma informação sobre a cidade ou até mesmo para leva-lo para uma gincana escolar que levante a mão. Ele era história viva. Falava sobre como surgiram as primeiras casas da rua, como era a praça da igreja, o festejo de São Raimundo dos Mulundus. Inúmeras foram vezes que nos sentamos na porta e ouvimos suas histórias atentamente.

Colação de grau da esposa Dulce.
Os últimos anos foram de muita luta e vontade de viver, o homem alegre, que todo dia andava de bicicleta e bebia sua cervejinha no bar do Guabiru ou do Chiquinho começou a sentir o peso da vida bater à porta e atividades simples do dia a dia tornavam-se cada vez mais difíceis de realizar. 

Aniversário de 80 anos de Dona Dulce com os filhos.
Seu Braga, meu avô, dar-lhe um até logo me doeu muito, mas também me confortou por saber que sua dor não dói mais. O canto da praça continua tendo você sentado ali, assim com a porta da sua casa e a cabeceira da mesa na hora do almoço. Obrigada por todos os ensinamentos, pelo amor dedicado à sua família durante seus anos de vida, pelo pai, irmão, tio, padrinho, amigo e avô que foste. Essa cidade que te acolheu jamais vai te esquecer. Te amo pra sempre.
Aniversário de um ano da neta Anna Rafaella.
Gostaria de Agradecer de forma especial ao Titular do Blog por me permitir essa singela homenagem a uma das pessoas mais importantes da minha vida.

3 comentários:

  1. Parabéns Maria pela homenagem que fizeste a seu avô, linda mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Maria Clara. Seu Braga irá deixar muita saudade. Principalmente quando passava e dizia. Como você mesmo relatou. Boa tarde seu Braga. Meus sentimentos a toda a família e minha amiga Sandra.

    ResponderExcluir