domingo, 21 de maio de 2017

Vargem Grande de Ontem: O papel do Colégio Francisco Almeida Carneiro na formação intelectual da sociedade...

Kleber Leite entregando o diploma do terceiro ano  a uma
aluna. Em segundo plano aparece Farid Trabulsi e Dr. Artur.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Em mais uma edição da coluna "Vargem Grande de Ontem", que irá ao ar na manhã de todos os domingos e que foi idealizada pelo Titular do Blog, vamos voltar a década de 80, mais especificamente a dezembro de 1987, quando acontecia a colação de grau do terceiro ano da escola Francisco Almeida Carneiro.

O tradicional Colégio Francisco de Almeida Carneiro foi referência em educação na região e responsável pela formação de diversos professores que atualmente lecionam na rede de ensino na cidade. A escola chegou a Vargem Grande por intermédio da jovem enfermeira Deuzuíla Santana Carneiro, conhecida pelos amigos como Detinha. Ela era sócia proprietária do FAC com matriz em Chapadinha, tendo parentes em Vargem Grande e vendo a necessidade de escolas do ensino médio no município, resolveu expandir a escola, tendo conseguido por cedência do poder executivo municipal as salas da escola municipal Azizi Trabulsi para o funcionamento no turno noturno.


Família Leite: Kleber, Aparecida, Janaína e Wellington.

Kleber Leite discursando.
Vendo que não conseguia conciliar as atividades de enfermeira em Chapadinha e de diretora pedagógica em Vargem Grande, Detinha passou a escola para o jovem empresário Meton Souza Neto que depois de um rápido período vendeu os direitos ao político e empresário Kleber Kleper Ferro Leite, que transformou parte da casa onde residia em salas de aula, para depois construir a escola num terreno ao lado de sua residência.

A escola desde o início até o fechamento de suas atividades em Vargem Grande, trabalhava com os cursos ginasial e normal, contribuindo para formação intelectual de muitos pedagogos e empresários do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário