quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Fábio Braga alerta sobre a prevenção do câncer de próstata e destaca a Campanha Novembro Azul


O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Fábio Braga (SD) ocupou a tribuna da Casa, na terça-feira (8), para alertar aos homens do Estado do Maranhão sobre a necessidade de prevenção do câncer de próstata. 

Em sua fala, Fábio Braga destacou a importância da Campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de conscientizar essa faixa da população a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma doença que figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais, uma a cada 40 minutos. 

O parlamentar ressaltou que, assim como houve o Outubro Rosa, este mês é dedicado ao acendimento de luzes azuis, relativas ao Novembro Azul, para chamar a atenção da população masculina, especialmente à dos homens do Maranhão, sobre a necessidade de igual prevenção para o câncer de próstata. 

PREVENÇÃO 

Fábio Braga mais uma vez lembrou que no Brasil, a cada 40 minutos, morre um homem vítima de câncer de próstata. “O mais impressionante é que 90% desses óbitos poderiam ter sido evitados se houvesse a prevenção, com o exame de PSA, fundamental para a investigação e o de Toque, feito por médicos urologistas”, disse.  

Para Fábio Braga, os homens precisam cuidar mais da saúde, pois, na época atual, cada vez mais as pessoas se preocupam com a qualidade de vida delas. O deputado observou que, em vários países, o exame PSA é recomendado pelas autoridades, assim como a mamografia o é para as mulheres.  

Na ocasião, Fábio Braga revelou que está comprovado que cada vez mais, tanto as mulheres mais jovens, quanto os homens se veem acometidos por esse tipo específico de câncer. Segundo ele, as autoridades médicas recomendam fazer o PSA a partir dos 40, 45, 50 anos, isto é, iniciar a prevenção cada vez mais cedo. 
                                      
 PRECONCEITO   

Ao fazer uma súplica para o engajamento de todos os homens do Estado do Maranhão na Campanha Novembro Azul, o deputado Fábio Braga revelou que se muitos tivessem feito o exame PSA, hoje estariam vivos, pois, entre os 40 e 45 anos de idade muitos deles teriam constatado o câncer de próstata no início.

Conforme o deputado, os exames de prevenção devem ser realizados, principalmente, nos que têm histórico familiar da doença - que tende a ter tumores de forma mais precoce - e quem já teve pai, irmão e parente com câncer de próstata. O primeiro exame de prevenção deve ser feito na casa dos 40 anos. 

O parlamentar ressaltou que existem barreiras para a prevenção, pois ainda há grande resistência e preconceito, por parte dos homens, em relação à prevenção por meio do exame do Toque. “Pura bobagem, devemos encorajar cada vez mais os homens para fazerem os exames o mais rápido possível”, afirmou. 


                                         
SENTIMENTO  

“Antes uma doença de idoso, hoje o tumor maligno de próstata atinge cada vez mais jovens, assim como acontecem em relação ao câncer de mama nas mulheres. Como qualquer câncer, quando detectado no início, a chance de cura é maior, mas, quando ele se espalha, costuma ser irreversível”, alertou Fábio Braga. 

De acordo com Fábio Braga, o diagnóstico precoce permite muitas opções de terapias, que podem ser de um simples acompanhamento, sem precisar de um tratamento, evitando as complicações mais agressivas nos casos de maior risco, como cirurgia e radioterapia, tratamentos já consagrados pela Medicina.

Concluindo, Fábio Braga recomendou os exames do PSA e do Toque, pois, se o paciente apenas fizer um exame, a chance de falha do diagnóstico é de 20% no PSA e de 40% no Toque.  “Novembro Azul é marcado também de sentimento. Tive um pai que morreu de câncer de próstata, mesmo em idade avançada, com mais de 80 anos”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário