terça-feira, 2 de abril de 2019

Defesa Civil alerta moradores para cheia do Rio Itapecuru

Tenente Welton e Coronel Izac.
Com o aumento da incidência de chuvas nos últimos dias em todo o estado, o rio Itapecuru aumentou o volume de água e já deixa em alerta a defesa civil local. De acordo com Welton Martins, tenente do 11° Batalhão de Bombeiro Militar, sediado em Itapecuru-Mirim, somente neste último final de semana o aumento no volume das águas oscilou de 60 centímetros a 1 metro.

Além de 1° Tenente, Welton Martins é o coordenador regional de proteção e defesa civil da área 2 e aparece à direita na foto acima ao lado do coordenador estadual, Coronel Izac Muniz Matos. Welton faz pessoalmente a medição constante das escalas pluviométricas que no início desta semana chegaram aos 11,50 metros. A medida anterior havia sido de 10,50.
Rio Itapecuru com nível elevado.
O alerta é de que se continuar a mesma média de chuvas para este mês, fatalmente famílias deveram ser deslocadas das áreas ribeirinhas para locais previamente preparados pelos órgãos do município.

O limite para início deste trabalho é a marca dos 13 metros nas escalas pluviométricas instaladas às margens do rio, no perímetro que compreende o município de Itapecuru-Mirim.

A ausência deste trabalho de acompanhamento feito pelo Corpo de Bombeiros foi responsável pelo aumento do potencial de estragos causados na última grande cheia em 2009. O objetivo é garantir a segurança dos moradores e minimizar os possíveis danos em caso de enchente. Para maiores informações, em caso de necessidade, qualquer cidadão deverá ligar para os números 193 ou (98) 99222-2212 e (98) 98883-0810.

Do Itapecuru Web Rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário