sábado, 12 de agosto de 2017

Governador Flávio Dino entrega obras e anuncia investimentos em Caxias

O pacote de ações anunciado pelo governador Flávio Dino, na visita à cidade de Caxias, na manhã deste sábado (12), beneficiará milhares de pessoas da região leste maranhense. O governador assinou ordem de serviço para melhorias no abastecimento de água em diversas comunidades; entregou equipamentos agrícolas para as famílias de produtores rurais da região; anunciou ações importantes como o pagamento da primeira parcela do fomento para agricultores familiares que trabalham com aves caipiras e também o convênio com a prefeitura para o bom funcionamento da Maternidade Carmosina Coutinho, além da entrega de mais de 20 mil fardamentos escolares para os alunos da rede estadual. 

“Hoje estamos dando um importante passo que é a assinatura do convênio de R$ 8,1 milhões em parcelas mensais que serão repassadas à Maternidade Carmosina Coutinho. Já na segunda-feira a primeira parcela, de R$ 675 mil, estará na conta da Prefeitura. Nosso objetivo é ajudar a cidade de Caxias tanto no que se refere à saúde quanto à agricultura familiar. Temos também o programa Mais Asfalto que está sendo retomado e claro que Caxias vai participar da segunda etapa”, declarou o governador.

A produção agrícola familiar recebeu uma série de investimentos com impactos positivos tanto para Caxias quanto para os municípios vizinhos. Um desses investimentos é a assinatura da ordem de serviço para instalação de cinco Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), o que possibilita a captação de água por meio de poço artesiano com profundidade variável, considerando a localidade, e inclui rede de distribuição com caixa d'água e ligações domiciliares. 

O projeto dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água beneficia milhares de maranhenses com a garantia de um fornecimento de água de boa qualidade para consumo e produção. Em Caxias, foram comtemplados os povoados de Jabuti, Baú de Cima, Lagoa da Pindoba, Canto Virado e Pau Pombo. Ainda no abastecimento de água, o governador Flávio Dino também assinou ordem de serviço para construção de 25 cisternas escolares em Caxias, 20 em Aldeias Altas, 12 em Duque Bacelar e nove em São João do Sóter. As obras serão realizadas pelo Instituto Nacional de Administração, Projeto e Estudos Municipais (Inapem).

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, explica que o foco das ações da gestão estadual são as pessoas e que o governador tem se empenhado em garantir melhoria da qualidade de vida e oportunidade a todos os maranhenses, especialmente com o apoio aos agricultores familiares. “O governador Flávio Dino faz questão de trazer para Caxias várias ações, sobretudo, na agricultura familiar com melhoramento de estradas, sistema simplificado de abastecimento de água, cisternas escolares, kits de irrigação. São ações que favorecem o desenvolvimento da agricultura familiar e vão com certeza ajudar o povo de Caxias e do Maranhão a se desenvolver e transformar o estado no Maranhão de Todos Nós”, afirmou.

Para dar mais condições de produção, foram entregues equipamentos às famílias que vivem da agricultura familiar. As comunidades foram beneficiadas com itens agrícolas, entre eles, machado, carro de mão, pulverizador, capacete e conjunto para jardim; e três kits de irrigação, sendo bomba, tubos, micro aspersores, válvula de sucção, abraçadeira e outros. Cada kit atende áreas de 10.000 m². 

Todas essas ações serão complementadas com o programa ‘Mais Produção’, lançado pelo governador Flávio Dino em Caxias. Nos povoados Estreito, Bacuri e Lamego serão implementados os quintais produtivos, em áreas que ficam nos arredores das casas, para serem usadas no cultivo de frutas, verduras, ervas e plantas medicinais. O programa garante alimentação saudável para a família e serve como fonte de renda extra. 

Durante a agenda em Caxias, o governador também anunciou o pagamento da primeira parcela do fomento da cadeia produtiva de aves caipiras para as famílias de produtores rurais em Caxias, Aldeias Altas, São João do Sóter e Gonçalves Dias, totalizando 63 beneficiários.

Saúde 

Durante a visita do governador Flávio Dino à cidade de Caxias, também foi entregue o termo de compromisso entre Governo do Estado e Prefeitura para manutenção e contração de profissionais de assistência médica para atuar na Maternidade Carmosina Coutinho e, assim, ampliar de serviços de saúde no município. Também foi feita a entrega simbólica de uma ambulância para o município, ou seja, Caxias receberá uma ambulância nova e completamente equipada, que poderá ser usada como Unidade de Suporte Avançado (USA). 

Infraestrutura 

Já na infraestrutura, o governador Flávio Dino autorizou o início dos serviços para recuperação de estrada vicinal na cidade. Serão 25 quilômetros de vias que passam no povoado Nazaré do Bruno, em Caxias, e mais 40 quilômetros na cidade de Matões. Outra obra importante na área de infraestrutura para a região é a reforma completa do Instituto Médico Legal (IML), garantindo maior eficiência dos trabalhos técnicos realizados.

Apoio aos municípios

Durante a agenda em Caxias, o governador Flávio Dino e o prefeito da cidade, Fábio Gentil, participaram de reunião no início da manhã sobre as ações e obras realizadas com o apoio do Governo do Estado na cidade. Na ocasião, o prefeito destacou a importância do apoio aos municípios maranhenses. “Recebemos com respeito a figura do governador e entendemos que o benefício tem que vir em prol do povo do estado, do povo do município. A gente agradece a presença do Governo do Estado e nos colocamos à disposição para que essa parceria constante possa continuar acontecendo e quem ganha é o povo do Maranhão, o povo de Caxias”, declarou.

A agenda institucional em Caxias foi acompanhada por secretários de Estado e diversas autoridades locais, também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Humberto Coutinho, e os deputados federais Rubens Pereira Júnior e Weverton Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário