segunda-feira, 29 de maio de 2017

Mais seis municípios são beneficiados pela 'Caravana Governo de Todos'

Caravana tem levado uma série de serviços aos municípios,
especialmente na área da saúde.
Mais seis municípios foram contemplados com as ações da ‘Caravana Governo de Todos’. Realizada na sexta-feira (26) em Igarapé do Meio, Bela Vista e Pio XII, e no sábado (27) em Vitória do Mearim, Arari e Monção, a caravana beneficiou a população com atividades de saúde na área da atenção primária. A ação aproxima os serviços públicos dos maranhenses, ampliando o acesso e o alcance, já que a proposta da caravana é percorrer todas as regiões do estado. 

O secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Marcelo Rosa, esteve acompanhando as atividades e destacou que a Caravana é uma oportunidade de intensificar nos municípios ações de assistência básica. “Agregando serviços de saúde às atividades, reforçamos os serviços da atenção primária pelo interior do estado, intensificando as atividades de controle e prevenção de doenças como diabetes, hepatites, HIV e hipertensão”, disse.

Na área da saúde, a caravana tem oferecido, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), serviços como aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV e hepatite, avaliação nutricional e orientações para prevenção de doenças, além de vacinação e atenção à saúde bucal, para prevenção do câncer bucal e outras doenças como cárie, periodontite, gengivite e tártaro. Durante a ação nos seis municípios, também foram distribuídos preservativos, incentivando a população a atentar para o cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis. 

A caravana é uma iniciativa do governo, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Articulação Política (Secap). Em sua sexta edição, a ação vem beneficiando pessoas como o professor Jucimar das Neves, morador do povoado Japão, de Vitória do Mearim. “Essa é uma ação que beneficia especialmente quem mora longe da cidade, facilitando o nosso acesso a serviços como esses. Soube dessa ação, vim participar e achei ótima. Aqui tomei vacina contra a gripe e hepatite”, disse.

A ação foi importante também para pessoas como a trabalhadora Kátia Maria Brito, 38 anos. “Trabalho na área da merenda em uma escola e temos contato direto com as crianças. Acho que é importante se prevenir e estar com a vacinação em dias, tanto pela minha saúde quanto pela delas. Essa é uma ação que faz a diferença no nosso dia-a-dia”, contou.

A caravana beneficiou, ainda, cidadãos como a pescadora Maria José Silva, 30 anos. A moradora do povoado São Benedito, de Vitória do Mearim, aproveitou a atividade para atualizar a carteira de vacinação do filho Pedro. “Achei essa ação muito boa e importante para o município, ainda mais para a gente que, como eu, precisa do serviço”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário