quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Assembleia inicia ações alusivas à campanha ‘Novembro Azul’

Servidor durante consulta na Assembleia.

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, nesta quarta-feira (11), as ações alusivas à campanha ‘Novembro Azul’, que chama a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O tema da mobilização deste ano é “Se toque, se perceba, se ame. Previna!”.

Na abertura, servidores da Assembleia realizaram consultas, exames e toda a parte clínica. Além disso, receberem orientações sobre prevenção. Após os resultados, caso haja necessidade de encaminhamento, os pacientes serão direcionados às próximas etapas. Esse atendimento será disponibilizado nas quartas-feiras, das 8h às 14h, no setor de saúde da Assembleia. 

Importância da prevenção

Durante o atendimento, o médico Jorge Cateb afirmou que a idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. “Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Dificuldade e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite é um dos sintomas mais comuns. Os exames de rotina são essenciais”, explicou.

Segundo o médico, a detecção precoce do câncer de próstata, assim como todos os outros, é uma estratégia para encontrar o tumor na fase inicial. “Com os exames clínicos, laboratoriais e radiológicos, podemos iniciar o tratamento mais cedo e ter mais chances de cura”, esclareceu.

Ciclo de lives

Além dos atendimentos, ainda será realizado um ciclo de lives, em parceria com a Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com), de 23 a 27 de novembro, para abordar temas relacionados à prevenção ao câncer de próstata, bem como outros temas referentes à saúde do homem, com convidados especialistas no assunto.

Katyane Vasconcelos, coordenadora de Enfermagem, reforçou que os índices de novos casos continuam altos e frisou a importância de manter as pessoas informadas. “Devido à pandemia, as ações ficaram um pouco limitadas, mas o ciclo de lives será uma forma de levar informações atualizadas para muita gente”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário