domingo, 24 de junho de 2018

Diversificação de ritmos encanta frequentadores dos arraiais no fim de semana do São João


No final de semana do São João, os arraiais oficiais do Governo do Maranhão voltaram a esquentar as noites de festa em São Luís. Quem teve a oportunidade de ir ao Ipem, Praça Maria Aragão, Praça Nauro Macho ou no Parque da Vila Palmeira, pôde prestigiar um misto de apresentações artísticas e culturais da nossa terra. A programação gratuita e diversificada se estende até o dia 1º de julho.

As apresentações nestes espaços, durante este fim de semana, seguiram recheadas de sotaques, com a presença marcante do bumba meu boi em seus mais diversificados sotaques, como costa de mão, matraca, zabumba, orquestra e da baixada. Quem também chamou atenção foram os tradicionais cacuriás do Maranhão e o tambor de crioula, ritmos marcantes no São João de Todos.

Soltando a voz,  o cantor Lairton e seus teclados também foi uma das apresentações marcantes neste fim de semana nos arraiais. “Tocar na Praça Maria Aragão é  tudo. Primeira vez que canto aqui. Voltar a São Luís depois de muito tempo sem vir aqui é melhor ainda. Agradeço demais a oportunidade. Hoje estou muito feliz!”, detalha. 

Além dele, se apresentaram os cantores, Chico Nô e Zé Paulo, Chiquinho do Acordeon, Forró Bom Demais, Zeca Melo, Alexandra Nicolas, Trio Poeirão, Os 3 do Forró, Trio Mandacarú, Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, atrações que fizeram o público levantar a poeira com o gingado dos ritmos nordestinos nos arraiais.

Retornando para o Maranhão pela terceira vez, o turista italiano, Marco Trigle, já estendeu o convite aos amigos da Itália para realizarem uma viagem ao estado no período de festas juninas. De acordo com ele, a combinação da festa envolvendo o sagrado com ações de culturas africanas o encanta. “Eu acho interessante essa mistura de cultura africana com as combinações do catolicismo. Eu pretendo voltar pela quarta vez e trazer meus amigos para conhecer essa maravilha”, relata.

Promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, o festejo junino oficial vai contar com mais de mil apresentações, entre grupos folclóricos, alternativos e shows de grandes artistas. Foram selecionados 512 atrações ao todo entre Bumba Meu Boi, grupos parafolclóricos, tambor de crioula e outras danças típicas. Dos 169 grupos de bumba meu boi, estão 7 do sotaque costa de mão, homenageado nesta edição.

Com a homenagem, a gestão estadual vem despertando a atenção do público para este sotaque tradicional que corre risco de extinção. Restam poucos grupos desse estilo de boi que tem origem na cidade de Cururupu, com um ritmo cadenciado, marcado pelo toque do dorso das mãos dos brincantes nos tambores.

O apoio do Governo do Estado garante, ainda, presença de arraiais nos bairros da Ilha e em dezenas de cidades maranhenses. A Capela de São Pedro, o Festejo de São Marçal, o Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi, momentos marcantes e tradicionais do período na Ilha, também são incentivados pelo Estado este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário