segunda-feira, 7 de maio de 2018

Nina Rodrigues: UAB realiza workshop em comemoração aos 20 anos do Ensino à Distância

Workshop em comemoração aos 20 anos do EaD.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na última sexta-feira (04) a Universidade Aberta do Brasil, Pólo de Nina Rodrigues, sediou o workshop comemorativo dos 20 anos do Ensino à Distância, promovido pela UEMA em parceria com a Prefeitura Municipal de Nina Rodrigues. Cerca de 200 professores de diversos municípios participaram do evento, que durou o dia inteiro e teve várias palestras. 

A prefeitura de Nina Rodrigues foi representada pela secretária de Educação Sâmara Correa Sá e pela professora Maria Quaresma Vale, grande entusiasta da implantação do Ensino à Distância em Nina Rodrigues. A vereadora Cita Braga representou a Câmara Municipal, da qual é presidente, e a professora Maria José Quaresma Portela representou o Pólo de Nina Rodrigues, do qual é coordenadora. 

Workshop em comemoração aos 20 anos do EaD.
Representando oficialmente a UEMA, a professora Ilka Márcia ressaltou que o Pólo Universitário de Nina Rodrigues é uma potência que reúne três instituições de ensino superior: UEMA, UFMA e IFMA, contribuindo decisivamente para a formação profissional de centenas de pessoas de Nina Rodrigues e de vários municípios da região. Teceu elogios às instalações do Pólo e ao empenho da gestão municipal, bem como da coordenação que tem à frente a professora Maria José Quaresma Portela.

Durante a sua palestra a professora Ilka fez uma retrospectiva dos 20 anos de ensino à distância (EaD) e destacou que a UEMA é pioneira dessa modalidade de ensino no Brasil, através do qual oferece dezenas de cursos de formação, cursos técnicos, cursos de graduação, bacharelado e pós-graduação em diversas áreas. 

Sede da UAB.
A primeira experiência dessa modalidade de ensino em Nina Rodrigues se deu através do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD) que ofereceu o Curso de Magistério Superior. Posteriormente, em 2009, durante a gestão da prefeita Iara Quaresma, foi criado o Pólo Universitário composto pelas universidades Estadual e Federal do Maranhão, que passaram a oferecer  os cursos de Filosofia, Pedagogia e Matemática a nível de graduação e Administração Pública a nível de bacharelado, além de cursos de Educação do Campo a nível de Pós-Graduação e cursos de extensão e aperfeiçoamento. Atualmente o Pólo oferece os cursos de graduação em Matemática, Administração Pública, Ciências da Computação, Letras, Pedagogia e Geografia e pós-graduação em Gestão Pública, Gestão Escolar e Educação Especial Inclusiva.

A cerimônia de abertura do evento foi marcada por homenagens à professora Durvalina da Graça, que implantou o Pólo da UAB quando foi secretária de Educação e coordenou o Pólo do IFMA de 2013 a 2017, vindo a falecer em janeiro deste ano, e à professora Área Diamantina, que foi a coordenadora do Pólo da UAB desde sua fundação até sofrer um acidente fatal em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário