sábado, 27 de maio de 2017

Sistema SAF lança primeira Agritec de Barra do Corda

Lançamento da Agritec foi feito em Barra do Corda, na quinta-feira (25).
(Foto: Thaise Lima)
Riqueza de culturas como arroz, abóbora, milho, banana, hortaliça e os criativos artigos indígenas foi o que marcou, na quinta-feira (25), o lançamento da primeira Agritec a ser realizada no município de Barra do Corda. A solenidade realizada no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barra do Corda, contou com o apoio da comunidade agrícola do território Centro do Maranhão.

Durante o evento foram entregues pelos representantes do Sistema SAF, o secretário Adelmo Soares e o presidente da Agerp, Júlio Mendonça, os primeiros cartões do Programa de Aquisição de Alimentos que auxiliam os agricultores a comercializarem a sua produção, e, assim, aumentarem sua renda.

Capacitar agricultores e proporcionar a comercialização dos seus produtos é um dos objetivos da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão – Agritec. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Sistema SAF será realizado no período de 22 a 24 de junho no município.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a Agritec vai deixar um rastro de conhecimento para o agricultor familiar do Maranhão. “Vamos proporcionar conhecimento para que o nosso agricultor possa desenvolver sua produção, e, consequentemente, fortalecer as culturas fortes do território. As tecnologias simples e de baixo custo apresentadas a eles ajudam a gerar renda e qualidade de vida para o homem do campo”, explicou.

Para o presidente da Agerp, Júlio Mendonça, a realização da Agritec é um marco para a agricultura familiar do Maranhão. “Lançar esta feira e proporcionar crescimento ao nosso agricultor familiar é uma magnitude. O nosso propósito é fazer o nosso produtor rural crescer e se desenvolver cada vez mais, por isso a missão da Agritec é levar o conhecimento a quem leva o alimento à nossa mesa para que ele possa ter cada vez mais dignidade”, disse.

É grande a expectativa do agricultor Antônio Fábio Ribeiro, do povoado Abacaxi em Barra do Corda, que foi prestigiar o lançamento da Agritec. “Espero que essa feira possa trazer progresso para a nossa agricultura. Já combinei com meus colegas agricultores e queremos aprender o máximo possível com os cursos, temos muitas dúvidas em relação à nossa produção e sei que na Agritec podemos aprender bastante”, contou o agricultor.

A Agritec do território Centro do Maranhão está na segunda edição de 2017 e desde 2015 já compõe a 11ª edição. Nos anos de 2015 e 2016 a Agritec capacitou 14.683 agricultores familiares e movimentou R$ 729.600,50 em comercialização e R$ 14.731.312,13 em contratos com instituições financeiras. A feira já foi realizada nos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Viana e Zé Doca. Este ano a Agritec já foi sediada por Paraibano e agora será em Barra do Corda.

Para 2017, o Governo do Estado chegará até os municípios de Santa Luzia, Itapecuru-Mirim e Cururupu beneficiando os agricultores familiares dos territórios do Vale do Pindaré, Vale do Itapecuru e Baixada Ocidental.

A Agritec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Acontece por meio de parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cocais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), movimentos sociais (FETAEMA, MST, ACONERUQ, MIQCB E FETRAF-MA) e Prefeitura do município onde o evento é sediado.

O evento contou com a presença, além dos representantes do Sistema SAF, secretário Adelmo Soares, a secretária adjunta Luciene Dias, o presidente da Agerp, Júlio Mendonça e presidente do Iterma, Margareth Mendes, o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa e de Jenipapo dos Vieiras, Moisés Ventura, superintendente de Articulação Política Regional, Leocádio Cunha, vereadores de Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Tuntum, secretários municipais, diretor da Uema de Barra do Corda, professor Joel, os gerentes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, os senhores Edésio e Nataniel, Gerente do Sebrae de Presidente Dutra, José Noleto e ainda agricultores familiares e sindicalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário