sexta-feira, 26 de maio de 2017

Obras de recuperação das MAs-201 e 202 avançam e entram na fase final


As obras de restauração da MA-201 (Forquilha/São José de Ribamar) e MA-202 (Forquilha/Mocajituba) avançam e chegam em sua reta final. O investimento de R$ 11 milhões faz parte do pacote do Governo do Maranhão para melhorar a trafegabilidade urbana da Região Metropolitana de São Luís, para garantir um fluxo seguro e mais rápido aos milhares de maranhenses que precisam cotidianamente utilizar estas rodovias.

O pacote de ações contempla os serviços de revitalização do canteiro central, serviços de drenagem, reconstrução das sarjetas, valetas, canaletas e meios-fios. São realizados ainda os serviços de manutenção da sinalização horizontal, vertical e lateral, incluindo tachas, tachões reflexivos, balizadores, marcadores de perigo e delimitadores. Ao todo, estão sendo recuperados 26,7 km de estrada.

Na MA-201, próximo ao bairro Maracajá, a equipe da secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) já realizou a aplicação 13,7 km de microrevestimento (técnica de rejuvenescimento da pista, que evita o desgaste, aumenta a vida útil do asfalto, além de ser 50% mais econômico em relação aos recursos tradicionais executados na manutenção e conservação das rodovias). Ainda na MA-201, no bairro Lima Verde, está sendo feita drenagem profunda e logo após será feito o processo de pavimentação. O prazo para conclusão é de 30 dias, a depender das chuvas na região.


Simultaneamente, no primeiro quilômetro da MA-202, sentido Forquilha-Beira Rio, a equipe da Sinfra está realizando os serviços de sarjeta, meio-fio e padronização de calçadas. O prazo para conclusão é de 15 dias e para quem mora no entorno os serviços já sinalizam melhorias. “Essa área era muito precária, muito mesmo. A gente não tinha como andar por aqui, muito buraco, lama, uma coisa terrível. Agora, espero que não tenha mais problemas depois desse serviço feito pelo governador”, comenta o aposentado João Francisco, 61.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, afirma que as ações de melhoria na mobilidade urbana da Grande da Ilha representam o esforço do governador Flávio Dino para garantir comodidade e segurança para que as pessoas realizem suas atividades diárias.

Mais investimentos

As obras de intervenção geométrica no trânsito na região da Forquilha também está em sua fase final. Com 15 mil m² de extensão e investimentos de R$ 8,5 milhões do Governo do Maranhão, as obras realizadas na Forquilha, com a parceria da Prefeitura de São Luís, vão modificar todo o trânsito da área e terão impacto direto para mais de 20 bairros na capital e nos vizinhos Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Além de obras estruturantes de drenagem e pavimentação, as intervenções incluem a eliminação de históricos pontos de conflito nas Avenidas Guajajaras, Estradas de Ribamar (MA-201) e Maioba (MA-202), e no Planalto Anil. No momento, a Sinfra está fazendo novo retorno na Guajajaras e paralelo a isso instalando a sinalização vertical e horizontal do cruzamento. O prazo para entrega é na primeira quinzena de junho.

3 comentários:

  1. Estão quaser finalizadas, essa Ma é muito importante para a circulação dos veículos aqui na região metropolitana.

    ResponderExcluir
  2. Que excelente notícia.

    ResponderExcluir