quarta-feira, 31 de maio de 2017

Governo realiza "Dia D" do PAA com comercialização simultânea em 15 municípios do Maranhão


Garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar é um dos principais compromissos assumidos pelo Governo do Estado para geração de renda dos pequenos produtores rurais do Maranhão. Além de dar apoio aos agricultores com assistência técnica, o Estado vem ampliando os espaços de comercialização.  

E com o objetivo de fortalecer a comercialização, o Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, realizou nesta segunda-feira, (29), em quinze municípios, o “Dia D do Programa de Aquisição de Alimentos”, um dos principais canais de aquisição direta de alimentos produzidos pelos trabalhadores rurais com dispensa de licitação. 

Ao todo, o Estado está destinando recursos no valor de R$ 3,2 milhões contemplando 44 municípios maranhenses e beneficiando mais de 900 agricultores em todo o Maranhão. Parte dos alimentos é adquirida pelo Governo diretamente dos agricultores familiares e demais povos e comunidades tradicionais para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.


Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.

No “Dia D” no município de Peritoró, o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, participou e afirmou que esta ação colabora na transformação do Maranhão. "É uma grande felicidade ver a agricultura familiar em nosso estado se desenvolvendo. E o PAA é isso, comprar de quem produz e entregar a quem precisa, aqui em Peritoró vejo nestes 26 agricultores a alegria de garantir ainda mais dignidade e renda, pois estamos trabalhando, junto com o Governador Flávio Dino, para transformação do Maranhão de Todos Nós”, ressaltou o secretário Adelmo. 

Ainda de acordo com o secretário da SAF, Adelmo Soares, o Governo tem evoluído no Programa de Aquisição de Alimentos dos agricultores familiares em relação a 2014. Em 2015 foram 3.504 agricultores beneficiados e mais 3.604 agricultores beneficiados em 2016, enquanto em 2014 foram 2.794. “Em 2017, começamos com o pé direito e temos garantido mais de R$ 10 milhões para beneficiar agricultores de 78 municípios”, enfatizou o secretário Adelmo.

Os municípios participantes do Dia D do PAA foram: Peritoró, Lagoa Grande do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Mirador, Passagem Franca, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Duque Bacelar, Santo Antônio dos Lopes, Santa Filomena do Maranhão, Araioses, São Francisco do Maranhão, Timon, Cajari e Milagres do Maranhão.


O PAA é executado com recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em parceria com Estados e municípios.

Durante as atividades do Dia D foi realizado um ato de abertura onde a equipe da SAF destacou a importância do Programa. Em seguida, foi realizada a comercialização dos produtos com a pesagem e emissão de termo de recebimento, além de doação de produtos para entidades.

O Dia D contou com a presença do secretário da SAF, Adelmo Soares; dos secretários adjuntos, Luciene Dias e Chico Sales; e demais autoridades locais, como prefeitos, secretários Municipais de Agricultura, Sindicatos, Agricultores.

O PAA foi criado em 2003 e é uma ação do Governo Federal executado pelo Governo do Estado colaborando com o combate à fome e à pobreza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário