quarta-feira, 30 de abril de 2025

Major da PM lotado na Assembleia é assassinado em posto de combustíveis no São Francisco

Major André Felipe.
Um major da polícia militar do Maranhão (PMMA), identificado como André Felipe dos Santos Carvalho, de 35 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta quarta-feira (30), em um posto de combustíveis entre a Avenida Ana Jansen e a Avenida Colares Moreira, no bairro São Francisco, em São Luís. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do ataque. No vídeo, o carro do major aparece parado no acostamento, quando a dupla se aproxima de moto e inicia os disparos.

De acordo com informações preliminares do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), a vítima estaria sendo perseguida. O major André Felipe percebeu que estava sendo seguido, desceu do carro com a arma em mãos e chegou a atirar contra os criminosos, mas acabou sendo atingido por um dos disparos. Logo após o homicídio, os bandidos fugiram do local.

O veículo do major foi atingido por tiros na parte da frente e na traseira. Ele caiu ao lado do carro, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A polícia civil está investigando o caso e analisando imagens de câmeras de segurança para localizar os envolvidos no assassinato do major André Felipe, que era chefe da seção administrativa do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Do Imirante.

Indivíduo com várias passagens pela polícia é assassinado em Vargem Grande

Leozinho.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um indivíduo identificado como Lenilson Carvalho dos Santos, vulgo 'Leozinho', foi encontrado morto no final da tarde desta quarta-feira (30) nas imediações do bairro São Miguel, em Vargem Grande. O corpo dele apresentava diversas perfurações provocadas por arma branca, inclusive esgorjamento (lesão incisa na frente do pescoço). 

O cadáver foi removido para o hospital municipal Benito Mussoline e o fato comunicado às autoridades competentes, que agora darão início nas investigações para identificar os autores e a motivação deste homicídio. O crime tem características de execução.

PRISÃO

Lenilson Carvalho é um velho conhecido da polícia, tendo diversas passagens, principalmente por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, furtos e assaltos. Em julho de 2023, ele foi um dos alvos de uma operação deflagrada pela polícia civil no Residencial São Miguel (relembre). Não satisfeito, uma semana depois ele foi preso novamente após arrombar um estabelecimento comercial na Rua da Estrela (saiba mais).

Polícia Civil confirma uso de chumbinho em ovo de Páscoa que envenenou mãe e filhos no Maranhão

Ovo de Páscoa envenenado.
A polícia civil do Maranhão finalizou o inquérito onde afirma que o ovo de Páscoa ingerido por uma mãe e dois filhos em Imperatriz, no Maranhão, continha um pesticida altamente tóxico, usado clandestinamente no Brasil para matar ratos, conhecido popularmente como chumbinho. O inquérito foi concluído e encaminhado à Justiça. Por causa da ingestão do ovo, os três passaram mal e as duas crianças, de sete e 13 anos, morreram. A suspeita de ter enviado o chocolate, Jordélia Pereira, segue presa (relembre).

A confirmação do chumbinho no ovo de Páscoa veio após o resultado de um laudo do Instituto de Criminalística divulgado nesta quarta-feira (30), em uma entrevista coletiva. Segundo a polícia, o raticida estava tanto no ovo, como também nos corpos das vítimas, e no material recolhido com Jordélia quando ela foi presa. Com base no resultado do laudo pericial, a polícia concluiu o inquérito e vai indicar Jordélia por duplo homicídio e tentativa de homicídio por envenenamento.

Do Imirante.

Vargem Grande: Preto e Thiago Braz decretam ponto facultativo nesta sexta-feira

Vargem Grande. 
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Tendo em vista que o feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado anualmente em 1º de maio, ser uma quinta-feira, o prefeito de Vargem Grande Preto determinou, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 73 da Lei Orgânica, ponto facultativo para esta sexta-feira (02). O Decreto Nº 065/2025 abrange todos os órgãos da administração pública municipal, incluindo o IMAP.

O presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande, vereador Thiago Braz, também seguiu a determinação e, no uso de suas atribuições conferidas pelo Regimento Interno e Lei Orgânica, determinou o ponto facultativo através do Decreto Legislativo Nº 02/2025. A medida segue em consonância com a deliberação do governador Carlos Brandão, que prolongou o feriado no âmbito estadual.

Mulher sofre tentativa de feminicídio dentro de casa e ex-marido é preso em flagrante no Maranhão

Momento da prisão.
Uma mulher baleada dentro de casa, no município de Viana, está internada em estado gravíssimo. O principal suspeito desta tentativa de feminicídio é o ex-marido dela, Roondney Lobato, de 42 anos, que foi preso logo após o crime, na tarde dessa terça-feira (29).

O investigado efetuou seis disparos, segundo informações policiais, dos quais três atingiram a vítima, Flávia dos Santos Anjos, de 44 anos. Ela foi baleada na cabeça, cintura e em uma das pernas. Flávia foi socorrida no hospital de Viana, mas, devido à gravidade, teve que ser encaminhada para uma unidade de São Luís.

Ainda de acordo com a polícia, a mulher que trabalha no Fórum da cidade de Viana, já havia solicitado, há dois meses, uma medida protetiva de urgência devido ao relacionamento conturbado com o ex-marido. No entanto, depois ela retirou a medida protetiva. Segundo informações, o homem já teria também tentado invadir o local de trabalho da ex-mulher.

Do Imirante.

Blogueira ligada ao Bonde dos 40 é presa e ainda debocha da polícia: "Já já tô na pista, meus amores"

Momento da prisão.
A blogueira Ana Azevedo foi presa na manhã desta quarta-feira (30), suspeita de integrar a facção criminosa Bonde dos 40 com atuação em Teresina. A ação se deu durante a Operação Draco 210: Faixa Rosa. Ela estava em uma residência no Grande Dirceu, onde, no local, um homem também foi preso e foi apreendida uma arma de fogo. A operação tem como objetivo dar cumprimento a 34 mandados judiciais, sendo 15 mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão domiciliar. O balanço inicial da operação é de 10 mulheres e quatro homens presos, além de arma apreendida, celulares e notebook.

Sobre a blogueira Ana Azevedo, o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, disse que ela é uma influenciadora do mal e que não irá admitir que essas facções criminosas influencie a mente e o coração dos jovens. "Ela é um dos alvos, mas ela é uma influenciadora do mal, e nós não vamos admitir que essas facções criminosas, influencie a mente e o coração dos nossos jovens. Além da prisão dela, o companheiro dela também foi preso e ainda encontramos uma arma de fogo na casa", disse.

No caminho até a viatura policial, Ana foi questionada por diversas vezes, pelos jornalistas, sobre sua participação na determinada facção, ela permaneceu a maioria do tempo calada, mas, em determinado momento, disse, em poucas palavras, que logo "estará na pista novamente". "Já, já eu estou na pista, meus amores, para todos os meus seguidores, um beijão. Me mandem força nos comentários", disse.

FUNÇÃO DE ANA AZEVEDO NA FACÇÃO

Em entrevista, o delegado Charles Pessoa falou sobre o papel da blogueira Ana Azevedo dentro da célula da facção Bonde dos 40. Ele afirmou que Ana participava de atos do tribunal do crime, mas, que a sua principal função, era disseminar a ideologia da facção nas redes sociais. "A blogueira, além de integrar a facção criminosa, ela participava de atos do tribunal do crime, mas o principal papel dela era utilizar as redes sociais, orientada pela própria célula do Bonde dos 40, para disseminar essa ideologia da facção e agora, ela vai buscar seguidores na cadeia", disse Charles.

MAIS DADOS DA OPERAÇÃO

As ações ocorreram nos bairros Todos os Santos (Residencial Pedro Balzi), Santo Antônio (Invasão Dagmar Mazza), Monte Castelo, Dirceu II, Lourival Parente, Areias (Loteamento Primavera), Parque Jacinta, Samapi, bem como nas cidades de Timon-MA, Demerval Lobão-PI e Nazária-PI. Todos os mandados foram expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina, tendo como alvos 15 mulheres apontadas como integrantes da organização criminosa.


Do Portal Meio Norte.

'Daril Cigano' é assassinado a tiros em Chapadinha

Local do crime.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na manhã desta quarta-feira (30), por volta das 9h, um homicídio foi registrado na Avenida José Sarney, no bairro Areal, em Chapadinha. A vítima foi identificada até o momento apenas como 'Daril Cigano'. As informações são do Blog do William Fernandes.

Segundo apurado, 'Daril Cigano' comercializava peixes nas proximidades do Posto Delta, quando foi surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta, que efetuaram vários disparos de arma de fogo. A vítima morreu no local. A polícia já foi acionada e busca identificar a motivação e a autoria do homicídio, que tem características de execução.

Aguardem mais informações!

Acusado de matar professor durante festa de aniversário vai a Júri Popular no Maranhão

Vítima do homicídio.
O Poder Judiciário da Comarca de Pio XII agendou para o dia 14 de maio uma sessão de julgamento, que terá como réu Alex Silva da Cruz. Sobre ele, pesa a acusação de ter, em companhia de outro homem, matado Pedro Lopes Oliveira, caso que repercutiu bastante pelo fato de a vítima ser muito conhecida na região. De acordo com os fatos narrados na denúncia, o crime ocorreu em 23 de outubro de 2023, e Pedro foi morto a tiros (relembre).

Conforme apurado pela polícia no inquérito, na data citada, por volta das 22h, a vítima estava comemorando seu aniversário nas dependências do clube AABB de Pio XII. O réu, acompanhado de outra pessoa, teria entrado no local e efetuado alguns disparos de arma de fogo, atingindo fatalmente Pedro Lopes. Após o ato criminoso, os executores teriam fugido, tomando rumo ignorado. Após investigação, a polícia identificou o denunciado através das câmeras de segurança instaladas no local.

Quando capturado, em depoimento às autoridades policiais, o denunciado confessou o crime e afirmou ter assim matado Pedro Lopes em troca de um revólver calibre 38, recompensa prometida pelo mandante. “Assim agindo, o denunciado, com vontade livre e consciente, foi responsável pela prática do crime de homicídio, devendo, posteriormente, ser submetido a julgamento perante o Tribunal do Júri”, destacou o Ministério Público na denúncia.

A sessão será presidida pelo juiz Matheus Coelho Mesquita, titular de Olho D’Água das Cunhãs. O julgamento de Alex da Silva será realizado na câmara de vereadores.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Morre mulher vítima de grave acidente envolvendo Hilux e Van no interior do Maranhão

Vítima fatal do acidente.
Morreu nesta terça-feira (29), uma das passageiras da van envolvida em um grave acidente com uma caminhonete, na última quinta-feira (24), no entroncamento da rodovia BR-226, na altura do povoado Baú, zona rural de Matões (relembre).

Jaqueline da Silva, de 27 anos, era uma das 15 pessoas que seguiam na van e uma das 11 que precisaram ser encaminhadas para o Hospital Gentil Filho, em Caxias. Ela era quem apresentava o estado mais grave após o acidente e, cinco dias depois da batida, não resistiu e faleceu. Um laudo pericial vai apontar quem teria provocado a batida, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já tem uma análise preliminar.

“Os levantamentos preliminares constam que um dos veículos, na verdade, tomou uma atitude imprudente ao fazer o cruzamento das rodovias lá. Nós temos uma rodovia estadual com uma rodovia federal, então ele foi sair da rodovia estadual para cruzar para outro município e acabou ocasionando essa colisão”, disse o Maronilton Ferreira, inspetor da PRF.

Do Portal Difusora News.

Urgente! CV e PCC acabam trégua e declaram guerra novamente "até a última gota de sangue"

Imagem ilustrativa.
Chegou ao fim a breve trégua que havia sido declarada entre as duas maiores organizações criminosas brasileiras. Em fevereiro deste ano, o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) tinham firmado um acordo, que visava, sobretudo, pressionar o governo a flexibilizar as regras do Sistema Penitenciário Federal (SPF), onde seus principais líderes estão encarcerados sob rígidas restrições (saiba mais).

O promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP) Lincoln Gakiya confirmou o fim da trégua histórica e destacou que os interesses territoriais de ambas as partes e a disputa por tráfico são alguns dos principais causadores do rompimento. Segundo ele, nenhum dos lados quer abrir mão dos espaços que ocupam. O promotor também pontuou que as facções têm perfis organizacionais que divergem, o que também dificulta a implementação da trégua. O promotor ressaltou, ainda, que era até esperado que a trégua durasse pouco tempo. “A informação que tive conhecimento, já há algum tempo, é de que o Marcinho VP não teria dado aval para essa trégua, o que seria indispensável”, completou.

FIM DO ACORDO

Desde segunda-feira (28), circulam, nas redes sociais, “salves” — expressão usada para descrever um tipo de “comunicado oficial” expedido pelas facções — decretando o fim da trégua entre as organizações criminosas. Em uma das notas, intitulada como “comunicado geral”, o PCC bateu o martelo e escreveu que “chegou ao fim nossa aliança e qualquer compromisso com o Comando Vermelho”.

Em uma “circular informativa”, com assunto “Ruptura de Aliança com o PCC e Reforço de Diretrizes Internas”, o Comando Vermelho informou que não manteria mais qualquer aliança ou compromisso com o PCC. Em seguida, o grupo reforça regras do regimento interno da facção e declara que qualquer membro do CV que cometer atos que manchem o nome da facção, conforme previsto no estatuto da organização, será punido “exemplarmente, independente de haver ou não aliança”.

Diferentemente das outras notas, que informam o fim da trégua com pacificidade, um dos comunicados diz que não haverá mais qualquer tipo de trégua com o PCC dentro do estado de Santa Catarina e declara guerra ao grupo rival. “Não iremos ter mais trégua nem cessar-fogo com o PCC. A guerra está em aberto. Resumindo, o PCC é nosso inimigo até o fim. Irmãos, sem qualquer tipo de ideia ou diálogo, não vamos aceitar nenhum integrante do PCC no nosso solo sagrado e iremos eliminar todos que descobrirmos dentro do estado. A guerra é sem fim até a última gota de sangue. Não queremos ideia nenhuma com esta organização”, diz.

Do Metrópoles.

Maranhão é alvo de Operação da PF contra traficantes de drogas que movimentaram mais de R$ 89 milhões

Dinheiro apreendido.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (29), a Operação Column, com o objetivo de desarticular e descapitalizar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas com atuação interestadual. Segundo as investigações, o grupo movimentou mais de R$ 89 milhões em apenas três anos. A ação mobilizou 70 policiais federais para o cumprimento de 36 ordens judiciais expedidas pela Justiça do Distrito Federal, sendo 3 mandados de prisão, 15 mandados de busca e apreensão e 18 ordens de constrição patrimonial.

As diligências são realizadas no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Paraíba e Maranhão, com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (FICCO/DF) e do Batalhão de ROTAM da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

As investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, indicam que o líder da organização comandava as atividades ilícitas a partir do estado da Paraíba, contando com o apoio de um gerente e diversos “braços operacionais” no Distrito Federal. Além disso, foi identificada uma complexa rede de pessoas interpostas responsáveis pela movimentação dissimulada dos valores obtidos com o tráfico de drogas. A apuração também revelou a existência de um esquema de lavagem de dinheiro que utilizava empresas de fachada para ocultar os recursos provenientes das atividades criminosas.

Após maranhenses pagarem quase R$ 1 mil por ingresso, Flamengo anuncia time reserva para jogo no Castelão

Técnico do Flamengo Filipe Luís.
É no mês de maio que alguns clubes brasileiros dividem o calendário em três competições. No caso do Flamengo, a Copa do Brasil começa na quinta-feira (01) com estreia diante do Botafogo-PB, no estádio Castelão, em São Luís. O Rubro-Negro, de olho no desgaste físico, vai aprimorar o planejamento com base no controle de minutagem dos jogadores. Há chance de alguns serem preservados.

Filipe Luís antecipou, em sua última entrevista coletiva, que Matheus Cunha será o goleiro titular na partida em São Luís. O treinador revelou que Rossi precisa descansar já que atuou em 18 das 21 partidas, sendo 15 de forma consecutiva. Mas o argentino não será o único. Mesmo seguindo o padrão do clube e viajando em avião fretado, o deslocamento até a capital do Maranhão é considerado cansativo. Após a goleada sobre o Corinthians, o Flamengo se reapresentou nesta terça e terá duas sessões de treino antes de viajar, na quarta.

Alex Sandro está em fase final da recuperação do edema muscular na coxa esquerda, e a tendência é que não seja relacionado para a partida de quinta-feira. Arrascaeta é outro que tem grande chance de ficar no Rio de Janeiro, afinal, vem de uma sequência de sete jogos como titular. A tendência é que pelo menos um dos zagueiros seja poupado visto que são os atletas com a maior minutagem com Filipe Luís no ano (com exceção de Rossi). Léo Ortiz atuou por 1.678 minutos e Léo Pereira por 1.647. Neste caso, Danilo, que recém se recuperou de uma lesão, seria escalado. 

Outros três jogadores do meio-campo podem aparecer entre os poupados: Pulgar, Gerson e De la Cruz. O uruguaio não começou jogando dois dos últimos quatro jogos, mas ainda assim pode descansar contra o Botafogo-PB. Matheus Gonçalves é um forte candidato a receber uma chance de Filipe Luís, que elogiou o jovem de 19 anos. O jogador voltou a ter minutos depois de um mês no banco de reservas. Allan e Evertton Araújo aparecem como opções o treinador no meio-campo.

Os maranhenses estão pagando até R$ 960,00 para ver o Flamengo jogar (saiba mais).

Do GE.

Maranhão concentra cidades onde aposentados sofreram descontos ilegais

Lista dos municípios.
Cidades do interior do Maranhão figuram entre as campeãs na prática ilegal de descontos associativos em benefícios de aposentados e pensionistas, revelou relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) que embasa a Operação Sem Desconto, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal (relembre).

O levantamento, de junho de 2024, aponta que dos 19 municípios brasileiros onde 60% ou mais dos beneficiários do INSS sofrem descontos de mensalidades associativas — muitas vezes sem autorização — a maioria está concentrada no Maranhão e no Piauí. No Maranhão, destacam-se os casos de Altamira do Maranhão, Fortuna, São Félix de Balsas, Passagem Franca, Anapurus e Benedito Leite, com percentuais que variam entre 60% e 65% dos aposentados e pensionistas atingidos.

Em Altamira do Maranhão, por exemplo, 65,26% dos aposentados e pensionistas tiveram descontos na folha em março deste ano, o que resultou em uma retirada total de mais de R$ 31,7 mil apenas naquele mês. Em Fortuna, a situação é ainda mais expressiva: 2.088 beneficiários sofreram descontos, movimentando mais de R$ 66,8 mil.

A CGU alerta para a gravidade do problema, destacando que os descontos não autorizados podem ter desviado até R$ 6,3 bilhões em todo o país entre 2019 e 2024. Segundo o relatório, essas cobranças ocorriam em sua maioria em cidades de pequeno porte, dificultando a fiscalização e a defesa dos beneficiários.

Do Blog do Leandro Miranda/Marrapá.

O dia mais esperado no ano! Aniversário das Lojas Acertos, ninguém vende mais barato

Brandão Júnior.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nesta quarta-feira (30) acontece o aniversário das Lojas Acertos e o empresário Brandão Júnior decidiu baixar ainda mais os preços dos produtos. "Eu duvido alguém fazer igual, se já estava difícil, imagina agora no aniversário Acertos. Preços e promoções porque ninguém, ninguém, vende mais barato", garantiu.

Portanto, procure a Acertos mais próxima de você e aproveite essa mega promoção. A Acertos possui lojas em Brejo, Coroatá, Peritoró, Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes, Timbiras, Vargem Grande, Tutóia e Urbano Santos.


Confira mais detalhes:

Motorista é preso com pistola, munições e R$ 75 mil durante abordagem na BR-135

Material apreendido.
Na manhã desta segunda-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma pistola calibre .380, munições e R$ 75 mil em espécie durante fiscalização no km 14 da BR-135, em São Luís.

Durante a abordagem a um veículo, o motorista apresentou sinais de nervosismo e contradições nas informações repassadas, o que levou a uma busca minuciosa no interior do automóvel. No console central, os policiais encontraram uma pistola calibre .380, com um carregador e munições. O condutor, de 42 anos, não possuía documentação que autorizasse a posse ou o porte da arma, configurando, em tese, o crime de porte ilegal de arma de fogo, conforme previsto no Estatuto do Desarmamento.

Em continuidade à fiscalização, os agentes localizaram um segundo carregador, também abastecido com munições. Já no banco traseiro do veículo, foi encontrada a quantia de R$ 75 mil em espécie. Questionado, o motorista não conseguiu comprovar, no momento da abordagem, a origem lícita do dinheiro. Ao todo, foram apreendidos uma pistola, dois carregadores e 38 munições calibre .380, além do montante em dinheiro. O condutor foi preso em flagrante e encaminhado a uma delegacia de polícia civil em São Luís para os procedimentos legais.

Fonte: PRF.

Prefeita Fabiana Mendes confirma 2º Rally das Mulheres em Presidente Vargas

Rally das Mulheres 2024.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeita de Presidente Vargas Fabiana Mendes confirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, a realização do 2º Rally das Mulheres. O evento deve acontecer na primeira quinzena de junho e as inscrições já estão sendo realizadas por meio da secretaria municipal da Mulher.

Por iniciativa da prefeita Fabiana e da ex-prefeita Aninha, o Rally das Mulheres foi realizado pela primeira vez no ano passado e reuniu mais de 2 mil participantes. Desta forma, a expectativa para 2025 é que o evento seja ainda maior, mais emocionante e inesquecível. "É a força feminina acelerando rumo a novos desafios, mostrando garra, determinação e paixão pelas trilhas!", disse Fabiana.

Fiquem atentos e acompanhem todas as novidades no Blog (relembre a edição 2024)!

Siga o canal do "Blog do Alpanir Mesquita" no WhatsApp

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Demitido da Petrobras e indiciado pela PF por corrupção, ex-deputado Edilázio Júnior ganha cargo na Assembleia

Posse de Edilázio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O ex-deputado federal Edilázio Júnior foi nomeado como Diretor de Planejamento da Assembleia Legislativa do Maranhão. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) após convite da presidente da Casa, deputada Iracema Vale. "Muito feliz e honrado pelo convite da nossa presidente, deputada Iracema do Vale, para assumir a Diretoria de Planejamento da Assembleia Legislativa", disse.

Edilázio, para quem não lembra, é genro da desembargadora Nelma Sarney, afastada do TJMA por uma série de irregularidades. O genro, por sua vez, perdeu o cargo de pouca relevância que ocupava na Petrobras após ter sido alvo da Operação 18 Minutos, da PF, que investiga um esquema que teria causado um prejuízo de R$ 14 milhões ao Banco do Nordeste (relembre).

Ainda no contexto da Operação 18 Minutos, tanto genro, como sogra, foram indiciados pela PF em fevereiro deste ano. Eles estão entre os investigados por um suposto esquema de corrupção dentro do Tribunal de Justiça do Maranhão, responsável por manipular decisões judiciais (saiba mais).

Esse é o novo diretor da Casa do Povo!

PM deflagra Operação Zero Grau e apreende várias motos em Coroatá

Operação Zero Grau.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A polícia militar de Coroatá realizou, durante o final de semana, a Operação Zero Grau com o objetivo de combater motociclistas que realizam manobras perigosas em via pública, prática conhecida popularmente como 'grau'. Em entrevista ao repórter Alan Amorim, do Programa Canal Aberto, o major Luiz Rodrigo trouxe mais informações.

Confira todos os detalhes:


Siga o canal do "Blog do Alpanir Mesquita" no WhatsApp

Locutor maranhense é assassinado a facadas após discussão em jogo de baralho

Locutor Treze.
O comunicador Boanerges Leite de Lacerda, conhecido como “Treze”, foi assassinado a facadas após uma briga que teria acontecido após um jogo de baralho, em Santa Inês. Segundo testemunhas, o caso aconteceu no final da tarde do último sábado (26), em um bar na Rua Costa e Silva, quando Boanerges estaria jogando baralho e discutiu com um homem identificado como “Moreno”.

A discussão evoluiu para agressões físicas de ambas as partes, até que 'Moreno' desferiu duas facadas na barriga do comunicador. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a vítima ensanguentada e o autor das facadas fugindo logo em seguida, em uma moto. 

Boanerges, que tinha 67 anos, ainda foi socorrido, mas já teria chegado sem vida ao hospital municipal Tomaz Martins. Além de locutor, Boanerges foi compositor e participou de festivais de música. Ele também já teria sido candidato a vereador e era bastante conhecido em Santa Inês.

Do G1 MA.

Irmãos são encontrados mortos com sinais de tortura no interior do Maranhão

Vítimas.
A polícia investiga o assassinato de dois irmãos, Luís Fernando Ciebra, de 12 anos, e Luís Henrique Ciebra, de 14, no município de Arame. Os corpos dos adolescentes foram encontrados na tarde do último sábado (26) em uma área de matagal, entre os povoados Lagoa Grande e Joselândia.

As vítimas apresentavam sinais de tortura e ferimentos causados por disparos de arma de fogo na cabeça. A polícia civil está em busca de testemunhas para esclarecer as circunstâncias deste duplo homicídio. Uma das linhas a serem investigadas é a suspeita de uma das vítimas ter envolvimento com o tráfico de drogas.

Do Imirante.

Homem vai fazer vistoria em veículo e acaba preso por estupro no Maranhão

Imagem ilustrativa.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriu um mandado de prisão em São Luís. A ocorrência foi registrada na Unidade Operacional localizada no km 14 da BR-135, quando um homem de 30 anos compareceu ao local para apresentar um veículo automotor para vistoria. Durante os procedimentos de praxe, os policiais realizaram consultas aos sistemas da PRF e identificaram um mandado de prisão em aberto contra o condutor. O documento havia sido expedido em 21 de fevereiro de 2022 pela Vara de Execução Penal de Macapá, no estado do Amapá.

O homem era procurado pela Justiça desde então, após ter sido condenado a oito anos de reclusão pelo crime de estupro, previsto no artigo 213 do Código Penal Brasileiro. No momento da abordagem, ele chegou a declarar aos policiais que havia respondido ao processo criminal e tinha conhecimento da condenação, mas desconhecia a existência do mandado de prisão em seu desfavor. Após a confirmação, os policiais deram cumprimento ao mandado e encaminharam o homem até uma delegacia de polícia civil, atendendo à determinação judicial.

Com esta ocorrência, já são 38 pessoas com mandado de prisão em aberto localizadas pela PRF nas rodovias federais do Maranhão em 2025. Muitas dessas prisões ocorreram durante abordagens e fiscalizações de rotina. Os motivos vão desde ordens judiciais por descumprimento de obrigações civis até crimes como homicídio, tráfico de drogas e participação em organização criminosa.

Fonte: PRF.

Prefeitura de Nina Rodrigues anuncia Festa do Trabalhador Ninense com vasta programação e mais de R$ 30 mil em prêmios

Festa do Trabalhador.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A prefeitura de Nina Rodrigues vai realizar, nesta quinta-feira, dia 1º de Maio, a Festa do Trabalhador Ninense com uma vasta programação esportiva e cultural, incluindo sorteios de mais de R$ 30 mil em prêmios para população.

A programação ocorrerá a partir das 6h, no ginásio Major Horácio Pereira, com corrida rústica, ciclismo, feira do agricultor, feira da mulher empreendedora, além de atrações musicais e culturais.

A Festa do Trabalhador Ninense é uma iniciativa direta do prefeito Jones Braga e será realizada através das secretarias municipais de Agricultura, de Cultura, de Empreendedorismo e Turismo, de Esportes, de Saúde e de Assistência Social, bem como da Assessoria de Comunicação.

Acidentes deixam vítimas gravemente feridas nas BRs 135 e 222

Acidente na BR-222.
SÃO LUÍS

Por volta das 17h deste domingo, 27, no km 05 da BR-135, em São Luís, ocorreu um sinistro de trânsito do tipo queda de ocupante de veículo, que deixou um ferido grave. Veículo envolvido: motocicleta Honda/XRE 190, prata. O condutor, de 35 anos de idade, caiu da moto e sofreu lesões graves. Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU.

AÇAILÂNDIA

No final da tarde de domingo, 27, às 17h35, no km 673 da BR-222, em Açailândia, aconteceu um sinistro de trânsito tipo tombamento. A ocorrência deixou dois feridos graves. Veículo envolvido: ciclomotor I/Haojian Avelloz Az1, branco. Vítimas: a condutora, de 34 anos, e a passageira, de 09 anos de idade. Ambas sofreram lesões graves e foram socorridas.

Fonte: PRF.

domingo, 27 de abril de 2025

Polícia investiga tentativa de homicídio registrada em Itapecuru-Mirim

Polícia Militar.
Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio durante uma briga na madrugada deste sábado (26), na Praça Gomes de Sousa, no centro de Itapecuru-Mirim. Durante o conflito, a vítima teria sido agredida com gargalos de garrafa, por ao menos seis pessoas.

O caso chegou ao conhecimento da PM depois da vítima dar entrada no hospital regional Adélia Matos. No Boletim de Ocorrência 140/25, uma testemunha relata que durante a discussão, o rapaz sofreu perfurações na altura do pescoço, peito e abdômen.

Devido a gravidade dos ferimentos, ele precisou ser encaminhado para São Luís. O caso está sob investigação da 2ª delegacia regional de polícia civil, que buscará esclarecer as motivações e circunstâncias do crime.

Do Itapecuru Informa.

Mulher é assassinada com 11 tiros dentro de casa no interior do Maranhão

Mulher assassinada.
Uma mulher de 37 anos foi assassinada com 11 tiros dentro de casa, no bairro Barreirinha, em Viana, na Baixada Maranhense. A vítima foi identificada como Dayana Pinheiro. De acordo com informações da polícia militar, um homem invadiu a residência de Dayana, disparou diversas vezes contra ela e fugiu do local. O suspeito ainda não foi identificado ou preso.

Dayana deixa quatro filhos órfãos, entre eles, gêmeos ainda pequenos. Por meio de nota, a polícia civil informou que a ocorrência foi atendida durante o plantão e será investigada pela delegacia regional de Viana. Nenhuma hipótese é descartada, mas, preliminarmente, neste momento, a polícia trabalha com a linha de investigação de execução. A vítima era investigada por envolvimento com o tráfico de entorpecentes.

Do Portal Difusora News.

PRF e PM apreendem drogas, armas de fogo e veículos de luxo no Maranhão

Operação conjunta.
Uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o 26º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão resultou na apreensão de drogas, armas de fogo e veículos de alto valor em Açailândia, no Maranhão. 

Policiais rodoviários federais foram acionados com informações sobre a suspeita de tráfico de drogas envolvendo um veículo utilitário branco, que se deslocava do estado do Pará com destino à Açailândia. De imediato, foram iniciadas rondas ostensivas na BR-010 para localizar o automóvel. Após troca de informações entre as equipes da PRF e da PM, o veículo foi abordado por policiais militares no momento em que o motorista tentava entrar em uma residência localizada em um loteamento às margens da rodovia federal. A equipe da PRF deslocou-se para o local a fim de prestar apoio à fiscalização. 

Durante a abordagem, o condutor, um homem de 43 anos, apresentou atitude suspeita e tentou fugir, sendo contido e algemado. Dentro do utilitário, foram encontrados oito tabletes de substância análoga à pasta base de cocaína, pesando aproximadamente 8,87kg, escondidos em um compartimento oculto entre o capô e o para-brisa do veículo. Na residência onde o condutor pretendia entrar, os policiais localizaram duas armas de fogo (tipo espingarda), balança de precisão, documentos, cartões bancários, cheques e mais dois veículos de elevado valor comercial — uma camioneta e outro SUV — ambos registrados em nome falso utilizado pelo proprietário do imóvel.

O dono da residência, um homem de 41 anos, chegou a apresentar aos policiais uma carteira nacional de habilitação (CNH) falsa. No entanto, após consultas aprofundadas, constatou-se que ele utilizava identidade falsa para se passar por outra pessoa e já possuía histórico de envolvimento com drogas. Os dois homens foram presos em flagrante, conduzidos e apresentados na delegacia regional da polícia civil em Açailândia, juntamente com todo o material apreendido. Eles responderão, a princípio, por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e falsidade ideológica.

Fonte: PRF.

Cambistas são presos vendendo ingressos falsos para jogo do Flamengo no Castelão

Momento das abordagens.
A polícia militar prendeu, na tarde deste sábado (26), quatro homens suspeitos de venderem ingressos falsos para a partida entre Botafogo-PB e Flamengo, que será disputada no dia 1º de maio, em São Luís, pela terceira fase da Copa do Brasil. As prisões ocorreram nos arredores do Estádio Castelão, onde será realizado o jogo e onde funciona um dos postos de venda de entradas.

De acordo com informações do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), os quatro homens estavam tentando vender os ingressos nas proximidades das bilheterias do Estádio Castelão, quando foram abordados pelos policiais e encaminhados ao 9º distrito de polícia, que fica no Estádio Castelão. Após um processo de verificação, foi constatado que as entradas em posse dos suspeitos eram falsas.

Os policiais apreenderam 31 ingressos falsos com os quatro suspeitos, além de máquinas de cartão de crédito e material usado na impressão dos bilhetes falsos. O CPM informou, ainda, que três dos suspeitos detidos com ingressos falsos são do município de Mauá, em São Paulo, enquanto o quarto suspeito é da cidade de Bacabal, no interior do Maranhão. Nenhum dos detidos tinha mandados de prisão em aberto ou antecedentes criminais relevantes no estado.

Apesar da confirmação de que os ingressos eram falsos, os quatro suspeitos foram liberados após o delegado lavrar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). As investigações terão continuidade para identificar possíveis vítimas e apurar a extensão da fraude. A PM e os organizadores do jogo reforçam o pedido para que os torcedores evitem golpes e adquiram ingressos apenas nos postos oficiais, que são as bilheterias dos estádios Nhozinho Santos e Castelão, o site e app da Bilheteria Digital, na loja Hocken, localizada na Península, e nas unidades da Degraus Sports.

Do Imirante.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Pedro Lucas teve '865 milhões' de motivos para recusar ser ministro de Lula

Pedro Lucas Fernandes.
Líder do União Brasil na Câmara, o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) terá influência sobre um orçamento três vezes maior no atual cargo do que poderia ter caso assumisse a cadeira de ministro das Comunicações. Após ter aceitado o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o parlamentar voltou atrás e decidiu permanecer no Legislativo. Um levantamento feito pelo GLOBO aponta que o líder do União poderá indicar ou influenciar a destinação R$ 865 milhões em recursos de emendas parlamentares. Enquanto isso, o orçamento previsto do Ministério das Comunicações para investimentos é de R$ 263 milhões.

Boa parte desses recursos que Pedro Lucas poderá influenciar são emendas de comissão. No ano passado, o partido na Câmara direcionou R$ 805 milhões nesse tipo de recurso. Entretanto, para este ano, o poder dos líderes de bancada irá aumentar consideravelmente: uma lei complementar aprovada no fim do ano passado determinou que caberá aos líderes partidários as indicações de recursos, ouvidas a respectiva bancada. Em outras palavras, mesmo que Pedro Lucas não seja o padrinho do total de recursos, ele irá dividir e administrar o fluxo das indicações.

Em 2024, os recursos foram divididos da seguinte forma: R$ 635 milhões foram apadrinhados por deputados do União e outros R$ 170 milhões foram assinados em nome da liderança. Em 2024, Pedro Lucas Fernandes teve direito a indicar R$ 27 milhões em emendas de comissão. Como padrão de comparação, em 2024, Elmar Nascimento (BA), então líder do União, teve sob sua responsabilidade R$ 849 milhões, um pouco menos do que Pedro Lucas Fernandes deve ter caso a mesma proporção do ano passado se confirme.

Enquanto isso, no ano passado, o Ministério das Comunicações teve R$ 744 milhões em despesas discricionárias, isto é, todas aquelas em que o ministro tem liberdade para decidir o destino. Neste ano, os recursos discricionários chegam a R$ 1 bilhão. A conta, porém, inclui despesas correntes da pasta, como compra de materiais e custeio da máquina pública. Considerando apenas os investimentos, o Ministério das Comunicações teve à disposição apenas R$ 98 milhões, após quase R$ 90 milhões em cortes realizados durante todo o ano.

Além das emendas de comissão, Pedro Lucas Fernandes é o padrinho de outros recursos sob seu próprio nome: neste ano, a expectativa é que ele indique R$ 38 milhões de emendas individuais e outros R$ 22 milhões em emendas de bancada, considerando uma divisão igualitária na bancada do Maranhão. Segundo integrantes do governo, a decisão de Predo Lucas em recusar o ministério irritou o presidente Lula. Na terça-feira, chegou a ser cogitada a hipótese de que o União perdesse espaço na Esplanada. Mas, em seguida, prevaleceu a avaliação de que a conjuntura não permite um confronto com o presidente do Senado. Nesta quinta-feira, o presidente Lula confirmou o nome de Frederico de Siqueira Filho para o ministério. A indicação foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Em meio às trocas no primeiro escalão do governo, deputados do União e a cúpula nacional do partido também viram no episódio um indicativo de esgotamento do modelo de troca de apoio por cargos. Eles alegam que falta ao governo entender que essa dinâmica não é mais crucial para governabilidade, e sim uma organização na entrega e pagamento de emendas. Mesmo que a maior parte das verbas parlamentares sejam impositivas, cabe ao governo definir quando elas são pagas ao longo do ano.

De O Globo.

Fernando Collor é o terceiro ex-presidente preso após redemocratização

Fernando Collor.
O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25) em Maceió (AL) após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, rejeitar seus recursos contra a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato. Collor foi o terceiro ex-presidente preso desde a redemocratização do Brasil. Michel Temer foi o segundo, em investigação relacionada às obras da usina nuclear de Angra 3. O primeiro foi Luiz Inácio Lula da Silva, preso em 7 de abril de 2018 por corrupção e lavagem de dinheiro.

A prisão aconteceu no aeroporto de Maceió, enquanto Collor se deslocava para Brasília "para cumprimento espontâneo da decisão do ministro Alexandre de Moraes", segundo a defesa. O minisrto do STF havia determinado a prisão imediata de Collor e o início do cumprimento da pena. Antes de Collor, Temer e Lula, outros ex-presidentes foram presos, mas por motivos políticos. Apesar disso, os dois não foram os únicos a enfrentar problemas na Justiça. Desde a redemocratização, somente Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso não foram alvos de inquéritos ou de denúncias.

AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

O ministro Alexandre de Moraes determinou que Fernando Collor seja transferido para uma ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió. Durante a audiência de custódia, realizada na sede da PF em Alagoas, Collor afirmou que foi preso no Aeroporto de Maceió quando embarcava para Brasília, onde pretendia se entregar. Ele pediu para cumprir a pena em Alagoas, e não em Brasília, o que foi aceito por Moraes. A audiência também confirmou que não houve irregularidades na prisão.

Do G1.

Homem que matou dono de bar por causa de som automotivo é condenado a 15 anos de prisão no Maranhão

Momento do homicídio.
O Poder Judiciário da Comarca de Pio XII realizou nesta quarta-feira, 23, uma sessão do Tribunal do Júri. No banco dos réus, Manoel Cruz Sá, acusado de prática de crime de homicídio, que teve como vítima Antônio Cantanhede da Silva, em 20 de agosto de 2023. O Conselho de Sentença considerou o réu culpado. Manoel recebeu a pena de 15 anos e um mês de reclusão.

Segundo apurado pela polícia, na data citada, o denunciado chegou ao estabelecimento da vítima, um bar em Satubinha, com um paredão de som na carroceria do seu automóvel, ligando-o logo em seguida e deixando-o em volume alto. Antônio chegou pouco tempo depois e, conforme depoimento de testemunha, ele ficou preocupado com o incômodo que o som alto poderia causar na vizinhança, solicitando que Manoel desligasse o som. Insatisfeito com a situação, o denunciado Manoel teria desligado o paredão de som e retirou-se do local.

Ele teria ido até sua casa buscar uma arma de fogo. Minutos depois ele retornou ao posto e partiu para cima de Antônio, iniciando uma luta corporal. Na sequência teria sacado o revólver e efetuado dois tiros na vítima. “O motivo fútil consistiu no fato de o denunciado não ter se conformado em ter que desligar o som, e por isso foi até sua casa pegar a arma de fogo para matar a vítima”, colocou o Ministério Público na denúncia. Após o ato, ele teria fugido.

A polícia militar foi acionada e iniciou diligências para localizá-lo. Ao avistar o carro de Manoel, a guarnição emitiu avisos luminosos e sonoros da viatura, dando ordem de parada. O denunciado então acelerou, tentando escapar da guarnição. No trajeto da fuga, ele se desfez da arma de fogo utilizada para praticar ao crime, jogando-a pela janela do automóvel. Os policiais conseguiram interceptar o denunciado na cidade de Bacabal, efetuando a prisão em flagrante, e conduzindo-o à delegacia da polícia civil. Durante o interrogatório, Manoel ficou em silêncio.


Professora da rede estadual chama aluno de 'carvãozinho' e é afastada por racismo

Caso aconteceu em Bequimão.
A polícia civil do Maranhão abriu um inquérito para investigar um suposto caso de racismo dentro da sala de aula no município de Bequimão, na Baixada Maranhense. De acordo com estudantes de uma escola estadual, uma professora chamou um aluno negro de "carvãozinho". O caso aconteceu no dia 10 de abril deste mês, no Centro Educacional Aniceto Cantanhede, que é a mais antiga da cidade e também a primeira escola pública de ensino médio de Bequimão.

Os alunos relataram que, durante a aula de Geografia, uma professora teria chamado um aluno negro de “carvãozinho” ao pedir silêncio para a turma. “Brincando com os outros, os outros chamando ele de foguinho. Aí a professora, como eles já tinham uma brincadeira à parte, há um ano, ela disse: ‘não, não gente. Não é foguinho, é carvãozinho’”, relatou um aluno da sala, que preferiu não se identificar.

Uma aluna contestou a fala da docente dizendo que aquilo era crime. A professora, então, teria respondido que os alunos poderiam denunciar, pois ela não estava “nem aí”. A vítima está passando por acompanhamento psicológico. “Eu me senti muito angustiado no coração, fiquei muito triste, eu fiquei muito envergonhado com essa situação. Eu fiquei muito desanimado nesses últimos dias, muito desanimado em casa e no colégio mesmo”, contou o aluno.

Dias depois do caso, alunos e pais fizeram um protesto em frente à escola, pedindo por justiça. O caso ganhou repercussão na cidade e a Secretaria Estadual de Educação informou que a professora foi afastada. Um Boletim de Ocorrência foi registrado no dia 14 de abril pela avó do estudante, moradora da comunidade quilombola de Pontal. O caso abalou toda a família. “Ele chegou em casa, não falou nada. Mas eu estava achando que ele estava um pouco estranho, triste. Aí eu procurei para ele: ‘Felipe, eu tô pra ir na tua escola saber o que tá acontecendo lá, que tu está assim esquisito’. Ele não me respondeu nada”, relatou Maria Lúcia Pereira Diniz, avó da vítima.

As investigações estão sendo conduzidas pela delegacia de polícia de Bequimão. O inquérito foi aberto e deve ser concluído esta semana. Além disso, a Secretaria Estadual de Educação abriu um processo administrativo para apurar os fatos.

Do Imirante.