terça-feira, 31 de janeiro de 2023

EMOÇÃO! Jovem maranhense filha de agricultores é aprovada em Medicina e reação da família viraliza na internet

Sabrina com os pais.
A jovem maranhense Sabrina da Silva, de 20 anos, foi aprovada em Medicina, curso mais concorrido da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e compartilhou em suas redes sociais uma foto ao lado do seus pais onde mostra que rompeu barreiras sociais e conquistou a tão sonhada aprovação.

A história de vida de Sabrina emocionou os seguidores que puderam acompanhar o momento da sua conquista. Ao lado do pai, João Pinheiro, lavrador e pescador, e a mãe Maria de Fátima, que é analfabeta e sempre trabalhou como doméstica, a jovem sorri e compartilha as primeiras mensagens de agradecimento e alívio. “[...]Não é todo dia que um filho de baixa renda que estudou a vida toda em escola pública consegue romper a bolha a qual ele já nasceu pertencendo para vencer a maior concorrência do Brasil", destaca.

História de vida

Criada com mais seis irmãos em Itinga do Maranhão, Sabrina contou que sua história é carregada de muitas dificuldades financeiras, mas que sempre manteve o sonho de ser médica. Com um ensino precário na escola pública do interior, a jovem precisou se mudar para a capital São Luís, em busca de uma educação melhor.

Em São Luís, ela passou a viver de favor na casa de uma senhora, onde trabalhava como babá para custear a estadia. As dificuldades eram imensas, desde a falta de dinheiro para alimentação, dificuldade em conciliar trabalhos e estudos até os perigos de enfrentar o transporte público a noite.

Mas apesar de todas as dificuldades, Sabrina conta que nunca desistiu do objetivo, e que diante todos os problemas, o apoio dos pais lhe dava forças para enfrentar os dias difíceis. “Para os meus pais era muito difícil, eles pediam desculpas por não poder pagar um cursinho. Não pedia dinheiro deles, pois sabia que eles iriam tirar do pão de cada dia. Durante o cursinho, eu tive que trabalhar como designer de sobrancelhas, fazendo selagem em cabelos, como manicure. Atualmente eu estava vendendo bolo de pote”, conta.

Conciliando os estudos e o trabalho, Sabrina cita que “anjos” que acreditaram no seu sonho foram essenciais para a conquista. Após 17 tentativas, ela recebeu mais uma oportunidade de viajar para Roraima com passagem e estadia concedidas por conhecidos e no dia da prova do vestibular chegou a ser entrevistada pela FolhaBV, onde disse que estava determinada para a aprovação. “Dei uma entrevista para a Folha de Boa Vista no dia do vestibular, e falei que fui para passar. Viajei do Maranhão e fiz escala em Manaus, dormi no aeroporto sozinha numa cadeira mas entreguei para Deus, com fé”, ressaltou.

“É um mix de emoções que não consigo descrever ainda. Quando eu escutei meu nome na rádio parece que tirei todo peso do mundo das costas. Ver meus pais chorando de felicidade daquela forma é muito gratificante. Eu nem acredito que vou usar um jaleco, atender, cuidar e salvar a vida das pessoas”, conta.

Diante de toda sua história, ela finaliza. “Uma dica que eu quero dar para quem estuda ou não estuda, para quem tem qualquer sonho, não importa qual seja. Se você quer ser modelo, empresário, artista, acredite no seu sonho, coloque Deus na frente, saiba interpretar os sinais e não desista! Não importa as circunstâncias, nem o tempo, quem persevera, consegue a vitória”, finalizou Sabrina.

Confira o momento no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Da Folha de Boa Vista. 

Brandão retira Ana do Gás da disputa e entrega vice-presidência da Assembleia para Rodrigo Lago

Ana do Gás não conseguiu esconder insatisfação.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O governador Carlos Brandão anunciou nesta terça-feira (31), por meio das redes sociais, que a deputada Ana do Gás abriu mão da disputa pela 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. A eleição da Mesa Diretoria acontece amanhã (01) após a posse dos deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado.

A deputada Iracema Vale será aclamada presidente, a primeira da história da Casa Legislativa, mas os colegas de PCdoB Rodrigo Lago e Ana do Gás estavam brigando pelo segundo posto mais importante da Alema. Rodrigo venceu a disputa interna no partido contra Ana, que mantinha candidatura avulsa até então.

Pelo 'sorriso' de Ana do Gás na foto publicada pela governador, vemos que ela está bastante satisfeita. Concordam?

A Mesa Diretora ficará da seguinte forma:

Presidente - Iracema Vale;
1º vice - Rodrigo Lago;
2º vice - Arnaldo Melo;
3ª vice - Fabiana Villar;
4ª vice - Andreia Rezende;
1º secretário - Antônio Pereira;
2º secretário - Roberto Costa;
3º secretário - Osmar Filho;
4º secretário - Guilherme Paz;
Procuradora da Mulher - Daniella.

Deputado Zé Carlos encerra mandato destinando equipamentos agrícolas e obras para 47 municípios maranhenses

Deputado Zé Carlos.
Marcando o fim do seu exitoso mandato pelo Partido dos Trabalhadores no Maranhão, o deputado federal Zé Carlos, em parceria com o Governo do Maranhão, através de emenda parlamentar, destinou equipamentos agrícolas, além de obras para associações, cooperativas, sindicatos e prefeituras do Estado.

A solenidade de entrega foi realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, beneficiando 47 municípios e contou com a presença do Governador Carlos Brandão, da Secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Lília Raquel, demais secretários de Estado, além de lideranças de todo o Maranhão.

Entrega dos equipamentos.
“Encerramos o nosso mandato popular com muito trabalho, entregando benefícios para o povo do campo! Foi um lindo evento, onde meu coração se encheu de alegria ao ver nosso compromisso mantido, fazendo nossa política chegar aos lugares mais longínquos desse Maranhão, levando ações para aqueles que mais precisam. Tudo isso só seria possível através da parceria com o Governador Carlos Brandão e toda sua equipe”, celebrou Zé Carlos.

“É uma data muito importante. Entrega de equipamentos agrícolas para os produtores rurais, uma maneira de fortalecer a agricultura familiar. Com isso nós vamos ampliar a produção agrícola”, disse o governador durante a cerimônia.

A emenda parlamentar do deputado federal Zé Carlos destinou os recursos para aquisição dos equipamentos entregues, via Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres). Com um investimento de R$ 7 milhões, foram entregues 4 poços; 11 patrulhas; 01 caminhão; 10 monocultivadoras; 01 lâmina frontal; 360 motores; 01 barco de alumínio; 02 pavimentações de bloquetes para os municípios de Graça Aranha e Turiaçu, 12 roçadeiras e 1000 kits do trabalhador compostos por carro de mão, garrafa térmica, enxada, cavador, facão com bainha, foice, chapéu de palha, plantadeira, adubadora manual e botas de PVC.

Jovem de 21 anos relata que sofreu tentativa de estupro na MA-020, entre Vargem Grande e Nina Rodrigues

A vítima está com hematomas e escoriações no corpo.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Uma tentativa de estupro foi registrada na noite do último sábado (28), por volta das 20h, na MA-020, entre Vargem Grande e Nina Rodrigues. O caso já foi registrado na delegacia de polícia civil de Vargem Grande, que já deu início nas investigações para apurar o caso.

A vítima, uma jovem de 21 anos, relatou que retornava sozinha em uma motocicleta de Vargem Grande, onde trabalha, para Nina Rodrigues, onde reside, quando foi surpreendida por outro motociclista, que a perseguiu e conseguiu derrubá-la do veículo. Rapidamente ela conseguiu levantar, mas ele segurou seus pulsos e tentou beijá-la. Neste momento houve uma luta corporal e o acusado a enforcou até que ela perdesse a consciência.

Ainda em seu depoimento, a jovem disse que quando acordou percebeu que o indivíduo não estava mais perto e, com medo, decidiu adentrar no matagal, mas notou ele passando de moto pelo local diversas vezes. Ela acredita que ele só não consumou o estupro pois imaginava que ela tivesse falecido. Em seguida, ela conseguiu ajuda de outra pessoa que passava na estrada e perceberam que o acusado não levou nenhum de seus pertences e ainda deixou cair o aparelho celular, sendo, então, possível identificá-lo.

A família está revoltada e clama por justiça o quanto antes, visto que, com este indivíduo a solta pelas ruas, outra mulher pode se tornar vítima. Ele também será ouvido pelas autoridades policiais.

Em breve mais informações!

Entenda como vai funcionar a gratuidade no ferryboat e transporte semiurbano durante Carnaval no Maranhão

Carnaval 2023.
O Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), vai garantir, durante o período carnavalesco no estado, a gratuidade no transporte aquaviário e semiurbano para a população maranhense. A gratuidade foi anunciada no fim de semana pelo governador Carlos Brandão.

A gratuidade no serviço público de transporte aquaviário intermunicipal de passageiros e cargas no período carnavalesco se dará nos seguintes dias:

- Dia 18 de fevereiro de 2023 (sábado) no itinerário Terminal da Ponta da Espera (São Luís) para o Terminal do Cujupe (Alcântara) das 00h até às 23h59.
- E no dia 22 de fevereiro de 2023 (quarta-feira) no itinerário Terminal do Cujupe (Alcântara) para o Terminal da Ponta da Espera (São Luís) das 00h até às 23h59.

Já a gratuidade no transporte coletivo semiurbano vai abranger os municípios da Grande Ilha de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) nos seguintes dias:

- No dia 18 de fevereiro de 2023 (sábado), das 00h até às 23h59.
- E no dia 19 de fevereiro de 2023 (domingo), das 00h até às 23h59.

Ferryboat

- Liberado para todos os passageiros e veículos de passeio;
- Caminhões, vans e ônibus serão limitados para evitar tumulto;
- 19 viagens previstas para as datas;
- Passagens já agendadas para as datas o usuário poderá remarcar ou pedir reembolso;
- Nas datas da gratuidade, as vendas já estão suspensas;
- Não há necessidade de apresentar documento.

Semiurbano

- Gratuito para qualquer tipo de passageiro.

Empresa Real Maia é condenada a indenizar passageiras por atrasar viagem de Marabá para São Luís

Empresa Real Maia.
Duas passageiras serão ressarcidas por uma empresa de transporte rodoviário por causa de um atraso de mais de três horas no horário de partida da viagem. Na ação, que teve como parte demandada a Real Maia Transportes Terrestres e tramitou no 7ºJuizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, duas mulheres alegaram que, em 28 de dezembro de 2021, compraram bilhetes da requerida para uma viagem de Marabá (PA) a São Luís. Narraram que houve atraso de mais de três horas da partida, prevista para 12h40, mas que aconteceu somente às 16h00. A chegada no destino final, que deveria ocorrer às 04h00 da madrugada do dia seguinte, teve chegada, de fato, às 09h50.

Diante do suposto descaso, requereram indenização. Em contestação, a demandada afirmou que as demandantes não comprovam que o ônibus tenham chegado no Terminal Rodoviário somente às 14h57, assim como não comprovaram que o carro da requerida tenha permanecido por uma hora parado na Rodoviária. Aduziu que o trajeto não é de linha direta, sem paradas e ressaltou que a viagem das requerentes foi em período de férias, vésperas de ano novo, época em que o movimento é intenso, ainda mais no final do ano, período de chuvas, com rompimento de rodovias, alagamentos, acidentes e com isso atrasos nos meios de transportes. Pediu pela improcedência dos pedidos.

Na sentença, a juíza Maria José França Ribeiro frisou que o objeto da demanda deveria ser dirimido no âmbito probatório, por tratar-se de relação consumerista e estarem presentes os requisitos do artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor. “Da análise do processo, restou comprovado que as partes celebraram um contrato de transporte, onde a requerida assumiu a obrigação de transportar as demandantes ao seu destino na forma, data e horários aprazados, incluindo o transporte de sua bagagem de forma segura (…) Há nos autos, evidências de que o trajeto tinha um horário previsto de saída e de chegada, documento esse obtido no site da requerida para venda de passagens”, observou a magistrada.

ATRASO INJUSTIFICADO

E continuou: “Diante deste elemento de prova, caberia à requerida trazer ao processo a contraprova, ou seja, demonstrar que a viagem teve início no horário previsto e que não ocorreu atraso superior a três horas, o que não foi feito (…) Neste sentido, verifico que houve violação as normas das da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, no item sobre retardar, injustificadamente, a prestação de transporte para os passageiros (…) Fica assegurada a imediata devolução do valor dos bilhetes de passagem pela transportadora ao passageiro, se este optar por não continuar a viagem, no caso de interrupção ou atraso da viagem por mais de três horas devido a defeito, falha ou outro motivo de sua responsabilidade”.

“A falha no serviço está configurada, embora a requerida alegue fatores externos, nada foi comprovado e o fato é que a viagem das autoras teve um atraso na partida e chegada ao destino final em período de tempo superior a quatro horas, o que afasta qualquer justificativa da empresa (…) Assim, não havendo o cumprimento da obrigação contratada, desponta a sua conduta negligente e que atingiu a esfera de direitos personalíssimos das demandantes, com a quebra da confiança e qualidade dos serviços da empresa requerida, além da falta de cuidado com seus consumidores, pois sequer houve assistência material ou possibilidade de solução em audiência de conciliação”, enfatizou.

Daí, decidiu: “Posto tudo isso, há de se julgar procedente, em parte, o pedido da presente ação, no sentido de condenar a Real Maia Transportes Terrestres ao pagamento da quantia total de 4 mil reais às demandantes”.

PRF aborda condutores e apreende veículos roubados em Vargem Grande e Itapecuru-Mirim

Veículos apreendidos pela PRF.
VARGEM GRANDE

Na segunda-feira, 30, por volta das 14h50, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, atuando pela Operação Regional de Combate ao Crime – ORCC, desenvolvida pela Superintendência da PRF no Maranhão, realizaram a abordagem a uma motocicleta modelo Yamaha/Ybr125 Factor K1, no Km 150 da BR-222, em Vargem Grande.

A moto, de cor preta e sem placa, era conduzida por um jovem de 19 anos sem habilitação para conduzi-la. Durante a fiscalização, após análise dos elementos de identificação e consultas aos Sistemas PRF, foi identificado o registro de uma ocorrência de roubo da motocicleta ocorrida no mesmo município. Diante dos fatos, o condutor e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Vargem Grande pelo crime de receptação (Art. 180 da Lei 2.848/1940 - Código Penal).

ITAPECURU-MIRIM

Na segunda-feira, 30, uma equipe da PRF realizava fiscalizações no Km 85 da BR-135, em Itapecuru-Mirim, por volta das 14h40, quando deu ordem de parada a um veículo modelo FORD/KA SE 1.0 HA C, com placas de Belo Horizonte/MG.

O veículo era conduzido por um homem de 53 anos que se apresentou como vendedor de uma empresa de alimentos. Após consultas nos Sistemas PRF, foi encontrado um boletim de ocorrência registrado em 09/08/2021 na Polícia Civil do Maranhão que apontava que o veículo era fruto do crime de estelionato.

Ao ser indagado, o condutor alegou ter recebido o veículo de seu supervisor para que pudesse realizar viagens a trabalho. Afirmou ainda que tinha conhecimento que o carro era de locadora, porém não sabia a qual locadora pertencia e se havia alguma irregularidade, inclusive criminal, em relação ao veículo.

Diante da situação, a equipe policial encaminhou o condutor e o veículo à Polícia Civil em Itapecuru-Mirim pelo crime, a princípio, de apropriação indébita (Art. 168 da Lei 2.848/1940 - Código Penal), onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF.

Sala do Empreendedor é inaugurada em Presidente Vargas após parceria da Prefeitura com SEBRAE

Sala do Empreendedor. 
Agora os empreendedores presvarguenses contam com um importante apoio técnico. É que na tarde desta segunda-feira (30), foi Inaugurada a Sala do Empreendedor, numa parceria entre a prefeitura e o SEBRAE. A solenidade de inauguração contou com a presença do esposo da prefeita Fabiana Mendes, Simão Felix; do diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho; da gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Rosa Amélia; do diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo; secretários municipais; vereadores; dentre outras autoridades e munícipes.

A instalação da Sala do Empreendedor vem atender uma demanda promissora de micro e pequenos empreendedores em Presidente Vargas, que precisam de apoio para dar os primeiros passos em seus negócios. O espaço é uma das soluções do Programa Cidade Empreendedora e visa incentivar a abertura de novas empresas, regularizar as atividades informais, orientar os beneficiários na melhoria da gestão de seus estabelecimentos comerciais e oferecer diversos serviços que irão fortalecer ainda mais a economia local.

A Sala do Empreendedor está localizada na prefeitura, Avenida Pio XII, Nº 20, e faz parte de uma série de ações desenvolvidas no município pelo Programa Cidade Empreendedora. Segundo o Diretor Superintendente do Sebrae Albertino Leal, a sala vai fazer com o que o poder público caminhe lado a lado com o empreendedorismo.

"Essa parceria entre o Sebrae Maranhão e a prefeitura de Presidente Vargas juntamente com o governo do Estado é de suma importância. Hoje estamos inaugurando mais um espaço como esse voltado para o empreendedor, onde haverá diversos atendimentos, capacitações e principalmente incentivo. Queremos que cada empreendedor acredite, confie e sempre busque investir em seu negócio ", finalizou.

Da Ascom PMPV.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Urgente! Polícia Civil de Coroatá cumpre mandado de prisão e elucida homicídio ocorrido na Tresidela

'Nego Jerry' praticou o homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta segunda-feira (30), a polícia civil do Maranhão, por intermédio da delegacia de Coroatá, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva decretado em desfavor de Rafael Silva Araújo, vulgo 'Nego Jerry', pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil.

Segundo informações repassadas pelo delegado Rafael Martins, o homicídio em questão aconteceu na última quinta-feira (26) no bairro Tresidela, em Coroatá, tendo como vítima Wanderley de Sousa Oliveira, de 24 anos, assassinado com quatro facadas após desentendimento entre eles motivado por ciúmes de uma mulher (saiba mais).

"O crime foi elucidado com rapidez e o indivíduo preso apenas quatro dias após o delito. O indivíduo, após os procedimentos legais, será encaminhado a UPR de Coroatá e ficará a disposição do poder judiciário", explicou o delegado.

Confira mais detalhes da prisão no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

PM prende quadrilha que vinha causando pânico aos moradores de Itapecuru-Mirim

Quadrilha presa em Itapecuru-Mirim.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Os policiais militares da Força Tática do 28º BPM, sediado em Itapecuru-Mirim, conseguiram tirar de circulação uma quadrilha especializada em arrombamentos a estabelecimentos comerciais que vinha causando pânico aos moradores do município. Foram presos, na madrugada deste domingo (29), Cleomenes Gouveia, Djavan Santos Vieira e Emeyson Santos Silva.

Segundo informações repassadas pela PM, o último ataque aconteceu na madrugada de sábado (28) e, de posse das imagens das câmeras de videomonitoramento, a equipe conseguiu localizar Emeyson, o autor deste arrombamento e que também confessou a prática de outros crimes desta natureza. 

Ele declinou que havia repassado o material para Djavan, que posteriormente vendeu para Cleomendes. Desta forma, os três integrantes da quadrilha receberam voz de prisão e foram apresentados na delegacia regional de polícia civil de Itapecuru-Mirim, sem lesões, para que fossem realizados os procedimentos cabíveis. Vale ressaltar, ainda, que Djavan Santos Vieira fazia o uso de tornozeleira eletrônica. 

Ministro de Lula usou 'orçamento secreto' para asfaltar estrada que liga a sua fazenda no interior do Maranhão

Juscelino Filho e Lula.
O ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho, direcionou R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar uma estrada de terra que passa em frente à sua fazenda, em Vitorino Freire. A propriedade também abriga uma pista de pouso para seu avião particular e um heliponto. Faltava uma boa estrada para levar à Fazenda Alegria.

O Estadão mapeou o caminho do dinheiro. Todo o percurso liga pessoas da intimidade do ministro. A pedido de Juscelino, os recursos foram parar na cidade que tem a irmã dele como prefeita. A empresa contratada pelo município para tocar a obra é de um amigo de longa data. E o engenheiro da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que assinou o parecer autorizando o valor orçado para a pavimentação foi indicado por seu grupo político.

Cinco meses após a assinatura do contrato, em julho de 2022, o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo Imperador, foi preso pela Polícia Federal, acusado de pagar propina a servidores federais para obter obras na cidade e de ser sócio oculto da Construservice. O engenheiro da Codevasf, estatal controlada pelo União Brasil, partido do ministro, foi afastado sob suspeita de receber R$ 250 mil em propina de Imperador. Juscelino admite que ele e o empresário beneficiado com recursos de sua emenda secreta são “conhecidos há mais de 20 anos” (relembre).

Escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar uma das principais pastas do governo, com orçamento de R$ 3 bilhões, Juscelino era até o ano passado um deputado federal do baixo clero, eleito para o terceiro mandato. Nunca teve influência nas discussões nacionais, muito menos no setor de radiodifusão. Tinha, porém, força no Centrão, o bloco de partidos que dá as cartas do poder. Nos últimos quatro anos, apresentou seis projetos de lei, entre eles o que estabelece o Dia Nacional do Cavalo, animal criado em suas terras.

A proximidade com o grupo que apoiou o então presidente Jair Bolsonaro, em troca do orçamento secreto, não só alçou Juscelino à condição daqueles políticos que mais manejaram recursos do esquema como o levou ao primeiro escalão de Lula.

O Estadão conseguiu identificar R$ 50 milhões. Destes, o deputado despachou R$ 16 milhões para Vitorino Freire, onde sua família costuma revezar o poder com aliados, desde os anos 1970. Foi nessa época que Vinícius Aurélio Rezende, avô de Juscelino, iniciou a dinastia no município. Juscelino Rezende, pai do ministro, também comandou a prefeitura por dois mandatos. Sua família tem dezenas de fazendas, e ao menos oito foram beneficiadas pela estrada que ele mandou asfaltar com verba pública.

Esquema

Vitorino Freire é uma cidade pobre, com 31 mil habitantes, no interior do Maranhão, com saneamento básico precário e onde 42% da população não tem calçamento na frente de casa. Metade dos moradores vive com meio salário mínimo. A prioridade do ministro, porém, foi usar o orçamento secreto para pavimentar a estrada que atende suas propriedades e de sua família.

A obra foi orçada em R$ 7,5 milhões, dos quais R$ 5 milhões são para fazer um trecho de 19 km em frente às suas terras e o restante atende 11 ruas em povoados da cidade. Juscelino indicou a verba do orçamento secreto para fazer a estrada em 2020, quando era deputado federal. Às vésperas da eleição, no ano passado, mais R$ 1,5 milhão foi liberado.

Na campanha, Lula disse que o orçamento secreto era o maior esquema de “bandidagem” da República. Então governador do Maranhão, o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, classificou a prática como “o momento de maior corrupção da história política”. O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o orçamento secreto, revelado pelo Estadão, e mandou pôr fim à distribuição de recursos sem critérios.

Antes disso, no entanto, a Corte determinou aos deputados e senadores que se beneficiaram do esquema que informassem quanto de verba haviam direcionado. Juscelino, agora ministro de Estado, omitiu as informações do STF. O Estadão encontrou suas digitais na nota de empenho dos R$ 7,5 milhões.

Outro lado

Vitorino Freire/MA é o município onde Juscelino Filho foi criado, passando toda a sua infância e boa parte da juventude. Seus laços familiares e afetivos são profundos com a região. Foi aqui que a sua vida política deu os primeiros passos, nos moldes do seu pai que por 8 anos, entre 1997 e 2004, foi prefeito do município, hoje, administrado por sua irmã Luanna Rezende, prefeita há seis anos.

Vitorino Freire/MA foi elevada à categoria de cidade na década de 50. Desde então, o município tem crescido e se desenvolvido. Portanto, é natural e previsível que na qualidade de parlamentar, Juscelino Filho tenha o compromisso de levar recursos para a região, sua base política. Merece destacar que desde o seu primeiro mandato, destina recursos via emendas para todo o estado do Maranhão com finalidades múltiplas: emendas para construção de estradas, reformas de escolas, postos de saúde; equipamentos hospitalares etc.

Quanto à Fazenda Alegria essa pertence à família de Juscelino Filho há três gerações, desde os anos 80. As propriedades rurais da família são frutos de investimentos realizados ao longo de décadas, passando de pai para filhos. A Agropecuária Alegria é uma das propriedades, localizada nas proximidades da Fazenda.

Cabe salientar que a propriedade é cercada por inúmeros povoados, reflexo do crescimento populacional e urbano do município. Portanto, considerar que a estrada de 19 km de extensão que recebeu, sim, recursos de emenda do parlamentar via convênio com a Codevasf, beneficiou apenas sua propriedade é no mínimo leviano, uma vez que a estrada liga os povoados de Estirão e Jatobá. Além de beneficiar diretamente outros: Camucazinho, Camucá, Serra do Jerônimo, Sentada, Centro dos Marianos, Pau Vermelho, Rizina, Chupeiro, Lagoa Grande, entre outros.

Quanto a pista de pouso situada dentro da propriedade privada da família e construída com recursos próprios. Em 2019, foi iniciada apenas a terraplanagem do terreno de forma muito incipiente até definir a destinação final do local. A pista de pouso foi construída somente após a autorização da Anac. Para melhor esclarecer os fatos, a terraplanagem começou em 19/11/19. Toda a obra foi concluída em 05/01/21. Ou seja, o parlamentar ingressou com o pedido junto à Anac dentro do prazo (jun/2020), sem ferir nenhuma regra da Agência Reguladora. Logo, a pista foi liberada para operação a partir de fevereiro de 2021, pós conclusão da obra.

Quanto ao reembolso de despesas com combustível de aviação entre os anos de 2019 e 2022. Trata-se dos 4 anos do 2º mandato do parlamentar. Conforme o próprio jornal apurou não há vedação legal para essa destinação. Os reembolsos foram realizados em conformidade com as prestações de contas apresentadas e aprovadas pela Câmara. A finalidade do uso foi facilitar o deslocamento do parlamentar às suas bases políticas.

Quanto ao sr. Eduardo José Barros da Costa. É conhecido de Juscelino Filho há mais de 20 anos, antes mesmo de se tornar parlamentar.

Esclarecidos todos os fatos, permanecemos à disposição.

Do Jornal O Estado de São Paulo (Estadão).

Final de semana marcado por vários acidentes em Coroatá e Vargem Grande

Acidentes registrados em Coroatá e Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O final de semana foi marcado por vários acidentes em toda região, principalmente em Coroatá e Vargem Grande, onde o Titular do Blog registrou, pelo menos, cinco acidentes graves. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas com gravidade. CONFIRA TUDO!

Na tarde de sábado (28), por volta das 16h30, um ciclista identificado como Bernardo da Silva Sousa, de 39 anos, morreu após ser atingido por uma motocicleta na Avenida Central, no bairro da Mariol, em Coroatá. Ele sofreu traumatismo craniano e chegou a ser atendido por uma equipe do SAMU, mas o óbito foi confirmado ainda no local. A família da vítima está revoltada e cobra justiça das autoridades responsáveis, tendo em vista que o motociclista seria menor de idade e estava em alta velocidade.

Já no domingo (29), por volta das 17h, outro grave acidente também foi registrado no bairro da Mariol. Dois motociclistas colidiram em uma rotatória e ficaram gravemente feridos, sendo necessário o encaminhamento de ambos para o hospital macrorregional de Coroatá.

Horas depois, um motociclista colidiu contra um muro nas proximidades do Fórum de Justiça da Comarca de Coroatá e precisou ser resgatado pelo SAMU. Ele teria fraturado a perna. Não temos mais informações sobre seu estado de saúde.

VARGEM GRANDE

Ainda na noite do domingo o condutor de uma caminhonete perdeu o controle do veículo e capotou na MA-020, entre Vargem Grande e Nina Rodrigues. Já na manhã desta segunda-feira (30), na BR-222, nas proximidades do residencial Canaã, outra caminhonete capotou ao adentrar em uma curva. Em ambos os casos os motoristas tiveram apenas escoriações leves e passam bem.

Confira mais detalhes no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

AINDA DÁ TEMPO DE GANHAR! Sorteio de Aniversário do Auto Posto Landry 4 acontece hoje (30)

Auto Posto Landry 4.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na tarde desta segunda-feira (30), a partir das 17h, acontece o grande sorteio de aniversário do Auto Posto Landry 4, que fica localizado na Avenida Castelo Branco, no centro de Vargem Grande. Os clientes que abasteceram seus veículos estão concorrendo a uma poupança de R$ 1.000,00 e um ventilador Cadence 30cm (saiba mais).

Portanto, para você que ainda não abasteceu ainda dá tempo de ir até o Posto Landry 4 e concorrer a esses valiosos prêmios. Já você que já está concorrendo, não custa nada ir novamente e aumentar suas chances de ganhar.

A hora é agora!

PM prende assaltantes e receptadores do roubo em Vargem Grande

Assaltantes presos em Vargem Grande.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na madrugada deste domingo (29), por volta das 2h30, dois indivíduos praticaram um assalto em um bar localizado na Avenida Castelo Branco, em Vargem Grande. Na oportunidade, os assaltantes chegaram de moto e, portando uma arma de fogo do tipo garrucha, tomaram os aparelhos celulares da proprietária do estabelecimento e também de um cliente. No entanto, outros clientes reagiram e entraram em vias de fato com os criminosos, que até conseguiram fugir, mas deixaram a moto Honda Fan 125 para trás.

A polícia militar foi informada do assalto e imediatamente iniciou às diligências, conseguindo localizá-los pela manhã, por volta das 10h, em uma residência abandonada na Rua Formosa. Os dois, identificados como Jorge Luís Portugal Santos, de 37 anos, e Antônio Barros de Morais, de 25 anos, confessaram o crime e declinaram os receptadores que estavam com os celulares roubados e a arma utilizada. Estes também receberam voz de prisão.

Desta forma, todos os envolvidos, bem como o material recuperado, foram apresentados na delegacia de polícia civil de Vargem Grande para que fossem tomadas as medidas cabíveis que o caso requer.

domingo, 29 de janeiro de 2023

Maranhense de Morros morre após grave acidente em Rio Verde

Veículos envolvidos no acidente.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Um grave acidente registrado neste sábado (28), no cruzamento das rodovias GOs 174 e 333, em Rio Verde, cidade do estado de Goiás, teve como vítima fatal um maranhense. Ele foi identificado como José Manoel Silva Mendonça, de 30 anos, natural de Morros.

Segundo informações do G1, José Manoel estava em um veículo de passeio Chevrolet Celta que colidiu em uma caminhonete Chevrolet S-10 na rotatória que interliga as duas rodovias estaduais. O automóvel ainda era ocupado por mais duas pessoas, que precisaram ser encaminhados para o hospital do município. Um deles também é maranhense de Coelho Neto.

Já o condutor da caminhonete, segundo informações repassadas pelos bombeiros, não apresentou ferimentos e permaneceu no local prestando esclarecimentos para polícia.

Estudante de Jornalismo morre após ser estuprada e ter o pescoço quebrado em 'calourada'

Janaína era estudante de jornalismo.
Um laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) confirmou violência sexual contra a jovem Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, que morreu após calourada na Universidade Federal do Piauí na madrugada de sábado (28). Segundo o coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, conhecido como Barêtta, a vítima também teve o pescoço quebrado. Janaína era estudante do curso de Jornalismo da UFPI. Ela ingressou na instituição no período 2020.2.

Em nota, o IML confirmou que a causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, isto é, uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, que provocou lesão da medula espinhal e morte. O órgão reforçou que a ação contundente pode ter sido causada "por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso".

Ao g1, o delegado informou que, conforme médica legista, Janaína chegou morta ao Hospital da Primavera, localizado na Zona Norte de Teresina. Ela apresentava lesões no rosto e em diversas regiões do corpo. De acordo com Barêtta, a jovem foi violentada em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. No local, foram encontrados uma mesa e um colchão com vestígios de sangue. Os materiais foram apreendidos.

O jovem Thiago Mayson da Silva Barbosa, também estudante da UFPI, foi detido suspeito do crime. Conforme o delegado, o rapaz relatou que Janaína passou mal durante uma relação sexual consensual. "O que sabemos é que um vigilante da instituição avistou o rapaz saindo da sala, com a moça nos braços. O vigilante viu as roupas do rapaz sujas de sangue, disse 'ei, o que tá acontecendo aí?' e o rapaz disse 'minha amiga passou mal, tô levando pro hospital'. O vigilante então deteve ele, chamou reforço e, de carro, foi com os dois até o hospital", contou.

"Esse rapaz relatou que teve relações sexuais consensuais com a vítima duas vezes. Disse que na terceira vez, ela desmaiou. Ele pensou que fosse normal e dormiu depois. Disse que quando acordou, tentou prestar o socorro. Mas estamos investigando o contato dele com uma pessoa. Pode ser que ao sair da sala, ele não estivesse indo ao hospital. Acho que ele sabia que ela estava morta e pode ter entrado em contato com alguém pra pedir ajuda pra descartar o corpo", completou o delegado. "Os ferimentos indicam um homicídio qualificado, um crime hediondo, em que o feminicídio pode ser apenas uma das qualificadoras", concluiu Barêtta.

Do G1 PI.

Jovem de 21 anos é executado a tiros durante vaquejada em Chapadinha

Vítima do homicídio.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Na madrugada deste domingo (29), por volta das 5h, um homicídio com características de execução foi registrado no Parque Vaquejada CH, localizado às margens da BR-222, em Chapadinha. A vítima foi identificada como Washington Lima de Araújo, de 21 anos.

Conforme informações da polícia militar, Washington Lima foi surpreendido por alguém não identificado até o momento e alvejado com disparos de arma de fogo na região da cabeça, tendo morte imediata. Ele participava de uma festa de vaquejada que era realizada no local. Já o assassino segue foragido.

O proprietário do empreendimento informou que as festas que aconteceriam hoje estão suspensas em razão do homicídio. O comunicado foi feito por meio das redes sociais.

Vargem-grandense esfaqueada pelo marido no Rio Verde deixa hospital e relata como tudo aconteceu

Mikaella e Adiel.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

A jovem vargem-grandense Fernanda Mikaella de Sousa, de 21 anos, que foi esfaqueada pelo próprio companheiro no dia 1ª de janeiro já recebeu alta hospitalar e segue em recuperação em casa. O crime aconteceu em Rio Verde, cidade de Goiás, onde o casal residia e causou grande revolta em toda população tendo em vista a violência praticada por Adiel Nunes Martins, de 20 anos (relembre).

O Titular do Blog conversou com Fernanda Mikaella e ela nos relatou como tudo aconteceu, inclusive os momentos que antecederam a tentativa de feminicídio e as consequências físicas e psicológicas que está enfrentando atualmente. LEIA ABAIXO!

Segundo Fernanda, ela já vinha sendo agredida por Adiel Nunes - que continua preso - e, por esse motivo, decidiu que voltaria para Vargem Grande. "Eu tinha muito medo de contar para minha família, eu ficava em choque, sem reação. Só quem passa é quem sabe. Por isso decidi que ia embora, já tinha até 'pedido conta' do meu serviço. Contei para ele e ele disse que estava tudo bem", explicou.

Mas, no dia do crime, Fernanda disse que o marido estava bebendo e começou ficar agressivo. Foi nesse momento que ela decidiu que ia para casa de uma colega de trabalho, onde pretendia ficar até o dia de voltar para sua cidade natal. No entanto, enquanto estava sentada pedindo um veículo de aplicativo, foi surpreendida por Adiel. "Ele chegou 'do nada' jogando cascos de cerveja na minha cabeça, me arrastou puxando meus cabelos e me deu muitos socos. Quando eu consegui correr pedindo socorro, ele me deu a facada nas costas e eu caí, pois perdi o movimento das pernas. Nessa hora ele me deu outra facada no abdômen. Eu pedi para ele parar, pois eu não queria morrer. Foi quando chegou muita gente e ele correu", relatou.

Mikaelle foi resgatada ainda consciente por uma equipe do SAMU, que a encaminhou para o hospital do município. Lá, foi constatado que ela tinha sofrido lesões graves no intestino e também na região da coluna, sendo levada para a sala de cirurgia de maneira urgente. "Eu acordei na UTI ainda sem os movimentos das minhas pernas. Estou usando fralda, dependendo da ajuda da minha família pois não sinto quando faço minhas necessidades e o médico não deu certeza se a sensibilidade/movimentos voltarão 100%, precisarei fazer fisioterapia", disse a jovem.

E finalizou: "Eu quero agradecer muito a quem orou pela minha recuperação, quem ajudou, muito obrigado, de coração". Fernanda Mikaella retorna para Vargem Grande no próximo mês, onde dará continuidade a sua recuperação. Desejamos melhoras e saúde plena!

sábado, 28 de janeiro de 2023

Brasil tem superávit de R$ 54 bilhões em 2022 após oito anos de déficit

Bolsonaro governou o país entre 2019 e 2022.
Depois de oito anos com resultados negativos, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – fechou 2022 com superávit primário de R$ 54,086 bilhões. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Tesouro Nacional.

O resultado foi impulsionado pela arrecadação recorde, que subiu com o crescimento da economia e com receitas de royalties de petróleo, que se valorizaram com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Também contribuiu o adiamento de despesas, como o parcelamento de precatórios de grande valor que vigorou no ano passado e a baixa execução orçamentária de diversos programas do governo.

O superávit primário representa a diferença entre as receitas e os gastos do governo sem considerar o pagamento dos juros da dívida pública. Em valores nominais, esse é o melhor resultado para as contas públicas desde 2013, quando o Governo Central tinha registrado superávit primário de R$ 72,159 bilhões. De 2014 a 2021, as contas públicas registraram déficits anuais seguidos.

O resultado veio melhor que o esperado pela equipe econômica. No fim de dezembro, a antiga Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia tinha divulgado que esperava que o superávit primário terminasse o ano passado em R$ 34,14 bilhões.

O superávit primário só não foi maior por causa do acordo que extinguiu a dívida de cerca de R$ 24 bilhões da prefeitura de São Paulo com a União em troca da extinção da ação judicial que questiona o controle do aeroporto de Campo de Marte na capital paulista. Não fosse o acordo, o Governo Central teria obtido superávit primário de R$ 78 bilhões em 2022, segundo o Tesouro.

Dezembro

Apenas em dezembro, o governo registrou superávit primário de R$ 4,427 bilhões. O resultado representa queda de 69,7% em relação a dezembro de 2021, descontada a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Apesar do recuo, o superávit de dezembro veio acima do esperado pelas instituições financeiras. Segundo a pesquisa Prisma Fiscal, divulgada todos os meses pelo Ministério da Economia, os analistas de mercado esperavam resultado positivo de R$ 3,4 bilhões no mês passado.

Receitas

Em 2022, as receitas cresceram mais que as despesas. No ano passado, as receitas líquidas cresceram 17,5% em relação a 2021 em valores nominais. Descontada a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o crescimento atingiu 7,7%. No mesmo período, as despesas totais subiram 11,6% em valores nominais e 2,1% após descontar a inflação.

Em relação ao pagamento de impostos, houve crescimento de R$ 102,4 bilhões (+17,8%) acima da inflação no Imposto de Renda em 2022, motivado principalmente pelo aumento do lucro das empresas. Em grande parte, essa alta reflete o aumento do lucro das empresas de energia e de petróleo, o que ajudou a compensar parcialmente as desonerações para a indústria (-R$ 18 bilhões) e para os combustíveis.

Com o encarecimento do petróleo no mercado internacional, as receitas com royalties cresceram R$ 30,4 bilhões (+29,1%) acima da inflação no ano passado na comparação com 2021. Atualmente, a cotação do barril internacional está em torno de US$ 80 por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia, mas chegou a atingir US$ 130 nos primeiros meses do conflito.

Despesas

Do lado das despesas, houve queda de R$ 82,2 bilhões com créditos extraordinários em 2022, principalmente as despesas associadas ao combate à pandemia de covid-19. No entanto, esse recuo foi compensado pelo aumento de outros gastos.

Subiram os gastos com programas sociais após a emenda constitucional que aumentou o valor do Auxílio Brasil e criou os auxílios Taxista e Caminhoneiro. A elevação do valor do benefício para R$ 400 no primeiro semestre e para R$ 600 no segundo semestre aumentou os gastos em R$ 61,7 bilhões acima da inflação no ano passado.

Em contrapartida, os gastos com o funcionalismo federal caíram 6,1% em 2022 descontada a inflação. A queda reflete o congelamento de salários dos servidores públicos que vigorou entre julho de 2020 e dezembro de 2021 e a falta de reajustes em 2022.

Em relação aos investimentos (obras públicas e compra de equipamentos), o governo federal investiu R$ 45,558 bilhões no ano passado. O valor representa queda de 26,7%, descontado o IPCA, em relação a 2021.

Da Agência Brasil.

Mulher é assassinada pelo ex-marido no interior do Maranhão e população está em choque

Crime abalou a população da cidade.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

Mais um feminicídio foi registrado no Maranhão, sendo este o terceiro crime desta natureza somente no ano de 2023 (saiba mais). Uma mulher identificada como Elania da Silva Ferreira, também conhecida como 'Sula', foi assassinada nesta sexta-feira (27) em Esperantinópolis. O autor do crime é seu ex-companheiro, conhecido como 'Lamparina', que não aceitava o fim do relacionamento.

De acordo com informações do Blog do Carlinhos, o casal residia em Pedreiras e, após a separação, a mulher decidiu se mudar para Esperantinópolis, tendo em vista que estava sofrendo ameaças. No entanto, 'Lamparina' foi até a residência da ex-esposa e a matou com golpes de faca no abdômen. 

As equipes das polícias civil e militar seguem realizando buscas para prender o assassino, que ainda está foragido. A população do município está em choque e uma multidão se formou em frente a residência da vítima.

Boate Kiss: trauma psicológico persiste entre sobreviventes

Incêndio na Boate Kiss.
O sorriso no rosto não mostra as marcas internas de uma das sobreviventes do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, há dez anos. A gaúcha Cristiane Clavé, de 36 anos, estava na casa noturna para comemorar um aniversário e, na dramática noite, perdeu 15 amigos. Sem cicatrizes visíveis, Cristiane não precisou ser internada, mas uma tosse persistente a fez procurar atendimento médico dois dias depois da tragédia.

"Fiz exames porque minha tosse não passava e, com isso, ficou constatada uma queimadura interna, no pulmão. Foi assim que comecei o tratamento no Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidentes (Ciava) e até hoje faço acompanhamento com o pneumologista. Fiz fisioterapia até o final do ano passado, agora estou conseguindo fazer natação e outras atividades físicas", conta Cristiane. "O tratamento será para o resto da vida. A cada três meses, volto ao centro para uma série de exames."

O Ciava é um núcleo do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), criado após a tragédia na casa noturna. O hospital foi o primeiro ponto de atendimento e entendeu que precisaria reunir diversos profissionais para que o tratamento fosse adequado às vítimas. O centro atendeu 602 vítimas do incêndio em um conjunto multidisciplinar com pneumologistas, psiquiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e outros. Atualmente, 25 pacientes que estavam na boate na noite do incêndio são acompanhados pelo centro.

Segundo Cristiane, os profissionais do Ciava prestam um atendimento cuidadoso e fraternal com os pacientes. Na avaliação de Cristiane, muitos médicos foram aprendendo a lidar com situação das vítimas e ajustando o tratamento às necessidades individuais.

"Os primeiros profissionais que me atenderam me tratavam como filha. Uma das médicas explicava tudo o que estava acontecendo comigo, quais procedimentos estavam sendo feitos. Eles me falavam que o que acontecia era algo complicado também para eles porque, até então, ninguém havia passado por situação semelhante. Até a medicação foi sendo adaptada ao longo do tempo, pois fazíamos testes, muitos exames, raios x – tudo para avaliar se havia necessidade de alterar a dose de alguma medicação", lembra Cristiane.

Drama

Ela conta que estava em frente ao palco onde a banda tocava e, pouco antes do início do incêndio, saiu para ir ao banheiro com uma amiga. Ao voltar, viu fumaça e o que imaginava ser uma confusão. Quando entendeu a gravidade da situação, tentou sair da casa noturna tampando olhos, boca e nariz, mas a fumaça tóxica atingiu seu pulmão.

Cristiane Clavé estava na noite do incêndio.
"Não imaginei que fosse fogo, parecia uma briga. Logo em seguida, vi o palco pegando fogo e um rapaz tentando apagá-lo com um extintor. Enquanto eu ia até a porta, a fumaça entrou pelo sistema de ar condicionado e chegou até a porta antes de nós. Então, quando chegamos à porta de saída, a fumaça já estava lá. Era uma fumaça preta e quente, e foi isso que atingiu meu pulmão, porque não tinha fogo [por onde passei]", lembra. "Fiquei pouco tempo [envolvida] na fumaça, apenas no trajeto entre o palco e a porta de saída, mesmo assim o dano foi grave."

Para a gaúcha, o trauma psicológico é um dos maiores pesos da noite do incêndio. A tragédia provocou a morte de 242 pessoas e até hoje nenhum réu foi responsabilizado. "Ao meu lado estavam cinco meninas, chamadas de cinderelas. Todas morreram. Eu faço tratamento com psicólogo e psiquiatra, mas não consigo esquecer. Não tem um dia que eu não lembre o que passei. Agora, por exemplo, mesmo que eu não olhe para o calendário, meu corpo parece saber que está chegando [a data]. Há três semanas, eu tenho acordado todos os dias no mesmo horário, sem despertador. É no horário que o incêndio estava acontecendo", descreveu. "Eu perdi muito a memória, o que me atrapalha no dia a dia, mas, daquele dia, eu lembro de tudo, de cada passo que eu dei", acrescentou.

Cristiane diz que mantém a lembrança do que aconteceu em homenagem aos amigos que perderam a vida e que fala sobre o assunto para alertar as autoridades a não permitirem outro acidente dessa forma.

"Hoje eu falo para dar voz a quem não pode mais falar. Eu tenho um pulmão e um coração machucados. Muitas vezes, eu mal consigo caminhar porque me dá falta de ar, mas o pior é o sentimento. A tristeza de ter perdido pessoas e a sensação de não ter conseguido voltar e salvar um amigo que foi herói, ele já tinha saído e voltou para ajudar outras pessoas. Foi difícil, mas as pessoas têm que aprender para que isso não se repita."

Da Agência Brasil.