quinta-feira, 15 de julho de 2021

Bombeiros salvam recém-nascido em Chapadinha

Bombeiros de Chapadinha.
A guarnição da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ª CIBM), situada no município de Chapadinha, foi acionada na noite de terça feira (13), com informações de que havia um recém-nascido com obstrução das vias aéreas no bairro terras duras.

Ainda durante o deslocamento a guarnição entrou em contato com a família e prestou as devidas orientações para que eles pudessem iniciar as manobras de desobstrução antes da chegada dos bombeiros.

Apesar das tentativas da família, quando os militares chegaram ao local constataram que o recém-nascido estava cianótico (pele azulada), foi então que o Sgt BM Albany realizou as técnicas de forma eficaz, desobstruindo as vias aéreas do bebê. O recém-nascido foi entregue aos pais, que foram orientados para procurarem o serviço médico para uma melhor avaliação. Na oportunidade, os militares ainda aproveitaram para ensinar a manobra de desobstrução de vias aéreas para os familiares.

A OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho), mais conhecida por engasgamento ou sufocação, é uma das maiores responsáveis pela mortalidade infantil, ocupando o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e sendo a primeira causa com crianças com até um ano de idade. Conforme dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBPA), todos os dias morrem 15 bebês em decorrência dessa situação. Por isso, é de suma importância que os pais procurem orientação sobre o tema, uma vez que a manobra a ser realizada é bem simples, mas é essencial para salvar a vida do recém-nascido.

Da Ascom CBMMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário