quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Sâmara Juvenil, 18 anos, é a vereadora eleita mais jovem do Maranhão

Sâmara Juvenil.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nascida em 2002, Sâmara Antônia Tavares Lima é a vereadora eleita mais jovem do Maranhão e uma das mais jovens do Brasil. Em 2021, ela assumirá uma vaga na Câmara Municipal de Vargem Grande. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a idade mínima para assumir o cargo é de 18 anos, que ela completou em maio. 

Ainda de acordo com o TSE, no estado do Maranhão, apenas 37 candidatos a vereador nas eleições municipais deste ano estão nessa faixa etária. Já em todo país, são 649. Em Vargem Grande, Sâmara Juvenil (PCdoB), como é conhecida, conseguiu o feito de ser a parlamentar mais jovem da história. Com 854 votos, ela foi a mulher mais votada da cidade e segunda no geral.

Sâmara discursando na presença do hoje governador Flávio Dino,
nas eleições 2012, quando o pai foi candidato a prefeito.

Sâmara segue os passos da família, que está inserida na política do município. Seu avô Juvenil, que dá o sobrenome político aos descendentes, também foi vereador, assim como o pai Toinho e o tio Roberto. Nas eleições 2020, a família saiu vitoriosa e garantiu três mandatos. Além de Sâmara, o tio Manelin também ocupará uma cadeira no parlamento municipal e Toinho foi eleito novamente para ser vice-prefeito, cargo que ocupou entre 2005 e 2008.

Para Sâmara, é uma grande responsabilidade ser uma das vereadoras mais jovens do país e, ao mesmo tempo, isso lhe motiva para realizar um mandato participativo e voltado às causas da população.

2 comentários: