Nesta semana as equipes de Atenção Básica de Vargem Grande estão recebendo os avaliadores do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ, que analisa o desempenho e a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços de saúde. Estão sendo analisados a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão quanto aos serviços de saúde ofertados.
Equipes de todo o país estão sendo avaliadas com o objetivo de apresentar um panorama, que servirá para análise e melhoria das estruturas, do atendimento e da organização dos processos de trabalho.
Vargem Grande tem aprovada, a partir do PMAQ, a Lei Municipal 617 de 07 de junho, que garante aos profissionais de saúde, das equipes pactuadas no programa, incentivo por desempenho, motivando o colaborador na realização de suas atividades e alcance das metas e indicadores.
“O resultado dessa avaliação é produto do empenho, do compromisso, da dedicação e da competência de todos os profissionais da Atenção Básica. Agradecemos o trabalho da administração municipal pelo apoio e compromisso com a saúde pública de nossa cidade”, agradeceu Nicoly Mesquita, secretária de saúde.
O PMAQ
Lançado em 2011, o PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, elevando o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.
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