quinta-feira, 13 de junho de 2024

Policiais do Esquadrão Águia resgatam pessoa com deficiência que ateou fogo na própria residência em Chapadinha

Incêndio de grandes proporções.
O Esquadrão Águia do 16º Batalhão, sediado em Chapadinha, demonstrou ato de bravura e competência inquestionáveis ao responder rapidamente a um incêndio em uma residência no Bairro Novo, em Chapadinha, nesta terça-feira (11). Durante um patrulhamento ostensivo, a guarnição visualizou uma casa de onde saíam fumaça escura e labaredas de fogo pelas janelas e pelo teto, além de uma concentração incomum de pessoas nas proximidades do imóvel.

Imediatamente, os policiais foram verificar a natureza da situação sendo informados por populares que se tratava de um incêndio com uma pessoa com deficiência psicológica e psiquiátrica presa no interior da casa. Sem hesitar e cientes de que o Corpo de Bombeiros já havia sido acionado, mas ainda não havia chegado ao local, a guarnição deu início ao combate ao incêndio e ao resgate da possível vítima.

Demonstrando dedicação e presteza excepcionais, os policiais adentraram a residência pelos fundos, onde localizaram e retiraram a vítima, que estava em estado de choque, inalando gases possivelmente tóxicos e cercada por chamas na cozinha. Com a vítima em segurança, que confessou ter ateado fogo na casa com o uso de um isqueiro, a guarnição percebeu a gravidade do incêndio e a existência de materiais inflamáveis no interior da residência.

Sem receio do perigo, os policiais improvisaram uma mangueira e utilizaram baldes com água para conter o fogo que aumentava a cada momento. Eles também removeram um botijão de gás, que poderia explodir a qualquer momento devido ao superaquecimento, colocando em risco iminente toda a estrutura do imóvel, das casas vizinhas, bem como a integridade física dos policiais e dos populares que ali se encontravam.


Para garantir a segurança de todos, os policiais aplicaram técnicas de gerenciamento de crise para conter os populares que se aproximavam sem os cuidados básicos de segurança. A chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros, que trabalhou em conjunto com a guarnição, foi crucial para controlar definitivamente o incêndio.

O tenente-coronel Jaldemir, comandante do 16º BPM, reconhece e enaltece a atuação heroica e o profissionalismo do Esquadrão Águia. "Expresso o meu profundo agradecimento aos policiais militares sargento Lúcio, cabo Sobrinho e soldado De Oliveira pelo excelente desempenho durante o incidente, a prontidão, a iniciativa e a coragem demonstradas, são reflexos do compromisso inabalável com a missão de proteger e servir a comunidade. A dedicação, presteza e sem receio do perigo que responderam a essa situação crítica, são dignas de elogio e reconhecimento", disse.

O comandante destacou, ainda, que os serviços prestados pelos policiais sargento Lúcio, cabo Sobrinho e soldado De Oliveira à cidade de Chapadinha enaltecem não apenas o trabalho do 16º BPM, mas também de toda a Polícia Militar do Maranhão. "O excelente desempenho e o espírito de sacrifício demonstrados são motivos de grande orgulho e refletem o alto nível de profissionalismo e dedicação que caracterizam os membros da corporação. O comandante reafirma seu orgulho em liderar um batalhão composto por profissionais tão valorosos e dedicados, cujo trabalho incansável fortalece a confiança e a segurança da comunidade", acrescentou o Tenente-coronel Jaldemir.

Confira o relato de um dos policiais que participaram da ocorrência:

Da Ascom 16º BPM-MA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário