domingo, 3 de março de 2024

PRF recupera veículo furtado e prende quatro motoristas por embriaguez ao volante nas BRs 402, 222 e 010

Veículo recuperado na BR-135.
Neste sábado (02), por volta das 14h, uma equipe PRF compareceu no km 14 da BR-135, no município de São Luís, quando emanou ordem de parada a um automóvel Renault/Kwid, prata. Foram solicitados os documentos pessoais (CNH), e do veículo (CRLV). A equipe procedeu com a identificação veicular, da qual foram encontrados vários indícios da suspeita de adulteração do veículo.

O envolvido informou que comprou o carro de um corretor de vendas de veículo em um bairro de São Luís, que o automóvel custou R$ 18.000,00 assumindo mais 28 prestações de R$ 1.200,00, que o vendedor ficou responsável para passar a procuração do veículo, mas até a presente data não apresentou a mesma. O condutor informou que continuou com o veículo, porém, deixou de pagar ao corretor de vendas por não ter a procuração do carro. Depois de análise minuciosa dos elementos originais ainda remanescentes, foi possível chegar ao veículo original, com registro de furto na data 18/11/2022.

Em decorrência dos fatos e cumprindo o ordenamento jurídico, foi dada voz de prisão ao autor sendo-o informado de seus direitos constitucionais e o motivo de sua prisão, pelos crimes, a princípio, de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, no Artigo 311 do Código Penal, e receptação culposa, Art. 180 do código penal. O conduzido foi encaminhado, sem lesões e sem uso de algemas juntamente com o veículo supracitado, à central de flagrantes da polícia civil para as providências cabíveis.


EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

A primeira ocorrência se deu por volta das 10h20, no km 1 da BR-402, município de Bacabeira. O condutor de um Ford/Ka Flex, cor branca, dirigia pela rodovia de modo inconsistente, fazendo zigue zague, fato que chamou atenção da equipe PRF e dos demais usuários da via, que, inclusive, fizeram a denúncia verbal (informal) aos policiais que realizavam um comando no local. Após o envolvido ser abordado e submetido a exame de alcoolemia, constatou-se o teor de 1.28 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, sendo considerado, conforme a Portaria n.º 369/2021/INMETRO, o valor de 1.17 mg/L. O autor foi conduzido à delegacia de polícia civil em Rosário.

O segundo flagrante de embriaguez aconteceu por volta das 22h30, no km 260 da BR-010, município de Imperatriz. O condutor envolvido foi submetido a exame de alcoolemia, que constatou o teor de 0.69 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, sendo considerado, conforme a Portaria n.º 369/2021/INMETRO, o valor de 0.63 mg/L. Havia um isopor com uma lata de cerveja no interior da mesma. Ao ser questionado sobre a quantidade que havia consumido, o autor respondeu que bebeu aproximadamente 12 latas de cerveja. O indivíduo foi conduzido para o plantão geral de polícia civil de Imperatriz para realização dos procedimentos cabíveis.

No município de Açailândia, por volta das 10h45, no km 672 da BR-222, próximo a um posto de combustível, foi dado ordem de parada a um automóvel VW/Gol 1.0 Giv, cor branca, condutor de 39 anos de idade. Durante entrevista com o condutor, foi percebido pela equipe PRF que o mesmo apresentava diversos sinais característicos de ingestão de álcool bem como de sua alteração psicomotora, sendo a fala arrastada e forte hálito etílico. Dessa maneira, após 17 minutos da abordagem, foi ofertado a realização do teste do etilômetro ao condutor qual ciente do principio da não autoincriminação aceitou fazê-lo. Após o envolvido ser submetido a exame de alcoolemia, constatou-se o teor de 1.06 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, sendo considerado, conforme a Portaria n.º 369/2021/INMETRO, o valor de 0.97 mg/L. Dessa maneira, o mesmo foi encaminhado sem algemas e com todas as suas condições físicas e psíquicas preservadas para a delegacia de polícia civil de Açailândia para a apreciação deste ato pela autoridade policial judiciária competente.

A quarta ocorrência de embriaguez ao volante aconteceu por volta das 21h, no km 322 da BR-010, também no município de Açailândia. Após a equipe receber informações através da Central da PRF (C3R), de um acidente envolvendo dois veículos e que um dos condutores apresentava sinais de embriaguez, ao iniciar os procedimentos cabíveis foi identificado como condutor de um dos veículos, uma caminhonete I/TOYOTA HILUX CD, um homem de 48 anos de idade. Foi possível notar que o condutor apresentava sinais de embriaguez (olhos vermelhos, hálito com odor de etílico, etc). Após o envolvido ser submetido a exame de alcoolemia, constatou-se o teor de 0.64 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, sendo considerado, conforme a Portaria n.º 369/2021/INMETRO, o valor de 0.58 mg/L. A ocorrência foi encaminhada a delegacia de polícia civil de Açailândia e o conduzido foi entregue com suas capacidades físicas e psíquicas preservadas.

Fonte: PRF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário