Conselheiros do TCE-MA. |
Na mesma sessão, foi aprovada lista tríplice elaborada pelo Ministério Público de Contas (MPC) com os nomes dentre os quais o governador do estado indicará o novo conselheiro, de acordo com a Constituição do país. Integram a lista Flávia Gonzalez Leite, atualmente no comando do MPC, e os procuradores Jairo Cavalcanti e Paulo Henrique Araújo. Como informou o presidente Marcelo Tavares, a lista agora será encaminhada ao governador do Estado, obedecendo aos prazos legais, para que seja indicado o novo conselheiro do TCE.
Em pronunciamento feito ao final da sessão ordinária, Raimundo Oliveira Filho fez um breve resumo de sua atuação, agradecendo aos presentes pela convivência e referindo-se nominalmente a todos os conselheiros com os quais conviveu desde sua posse. Agradecimentos também aos familiares, muitos dos quais presentes, segundo ele o ponto de apoio que lhe garantiu equilíbrio ao longo de mais de três décadas de dedicação ao controle externo.
Raimundo Oliveira destacou a evolução do órgão durante esse tempo, as dificuldades enfrentadas, culminando com a realização de dois concursos públicos e a construção da sede própria, o que permitiu ao órgão avançar em sua caminhada para uma profissionalização crescente de suas atividades, aliando qualificação técnica a investimento em recursos tecnológicos. “Fiz o que esteve no meu limite, sempre honrando o cargo e a instituição, na condição de conselheiro, presidente, vice e corregedor. As realizações, nesses cargos, prefiro omitir por não serem mais de que a minha obrigação”, resumiu.
Atual decano do TCE maranhense, Raimundo Oliveira Filho também era o decano dos Tribunais de Contas de todo o país, condição reconhecida oficialmente durante o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), no final de novembro, quando o conselheiro foi agraciado com medalha concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, por sua contribuição ao sistema Tribunais de Contas.
Durante a sessão solene, que contou com a participação do jurista Alberto Tavares Vieira da Silva, do desembargador José Bernardo Silva Rodrigues e do ex-conselheiro Edmar Cutrim, que integraram a mesa a convite da presidência, conselheiros e procuradores destacaram o legado de Raimundo Oliveira Filho, enfatizando seu senso de equilíbrio, lealdade e permanente disposição para o diálogo. Primeiro conselheiro eleito corregedor do tribunal, cargo que ocupava atualmente, Raimundo Oliveira Filho é maranhense de Caxias, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Exerceu por duas vezes a presidência da casa e a vice-presidência por um biênio.
ATUALIZAÇÃO
O governador Carlos Brandão escolheu para o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) a Procuradora Flávia Gonzalez Leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário