Projeto “MTur Itinerante” em São Luís. |
“O projeto também inclui a exposição de serviços, como o registro no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos da Pasta, que promove o ordenamento e a formalização de atividades do setor. É muito importante estarmos recebendo o Governo Federal em nosso Estado para conhecermos o que tem sido feito”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.
Os deputados Ricardo Arruda (MDB), Junior Cascaria (Podemos), Francisco Nagib (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Daniella (PSB), Antonio Pereira (PSB) e Leandro Bello (Podemos) também prestigiaram o evento.
Fungetur
Operado a partir de verbas do Ministério do Turismo, o Fungetur possibilita o uso de recursos para apoiar, por exemplo, a realização de obras, a obtenção de capital de giro e a aquisição de máquinas e equipamentos. O programa dispõe de linha de financiamento destinada, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas.
Segundo o ministro, a parceria está sendo fechada entre o Ministério e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Desde 2018, o programa registrou a contratação de quase nove mil operações de financiamento, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões, sendo 94% dessas concessões de crédito destinadas a micro e pequenas empresas”, enfatizou Celso Sabino.
Os principais objetivos do Fungetur são proporcionar crédito competitivo para os empresários do ramo de turismo; apoiar a infraestrutura turística básica; gerar renda e aumentar a oferta de empregos diretos e indiretos. As operações auxiliaram na preservação de quase 90 mil postos de trabalho nos empreendimentos do setor de viagens e turismo nacional.
“Certamente, o Fundo irá trazer muitos resultados positivos para o Maranhão. Hoje, aproveitamos a oportunidade para mostrar os resultados do nosso Carnaval e São João, festas que movimentaram a nossa economia, gerando emprego e renda para a população. Tudo isso contribui para o crescimento do Maranhão nesta área”, concluiu o governador Carlos Brandão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário