domingo, 12 de junho de 2022

Com caso suspeito registrado no Maranhão, saiba como é transmitida a varíola dos macacos

Caso suspeito em São Luís.
A varíola dos macacos, em inglês, monkeypox, é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias. 

A doença pode ser transmitida ainda pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente. Não há tratamento específico contra a doença, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessário o cuidado e observação das lesões.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

SÃO LUÍS

Após a confirmação do caso suspeito da varíola do macaco em São Luís, a Secretária de Estado da Saúde (SES) definiu um fluxo de atendimento para os casos suspeitos da doença. De acordo com a Secretaria, na rede estadual de saúde, a porta de entrada para os casos suspeitos serão as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e a unidade referência para tratamento será o Hospital da Ilha. No interior do Estado, as referências da rede estadual também serão as UPAs, onde os pacientes suspeitos ficarão nos leitos de isolamento.

Veja mais detalhes do caso no Instagram do Blog do Alpanir Mesquita:

Do Portal Difusora ON. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário