quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Escutec confirma Weverton na liderança da disputa pelo governo em 2022

Weverton Rocha.
Pesquisa da Escutec, divulgada nesta quarta-feira (01) pelo site do jornal O Estado do Maranhão, mostra o senador Weverton, do PDT, liderando a disputa pelo governo do estado em praticamente todos os cenários, com o dobro das intenções de voto do vice-governador Carlos Brandão. A pesquisa da Escutec confirma o resultado das anteriores realizadas pelo mesmo instituto e pelos institutos Exata e DataM.

Em uma reunião no primeiro semestre, o governador Flávio Dino, lideranças políticas e líderes partidários assinaram uma carta compromisso em que definiam três critérios para a escolha do nome do pré-candidato do grupo, um deles era um bom posicionamento nas pesquisas, os outros dois eram a capacidade de reunir o apoio do maior número de partidos e o comprometimento com os programas do governo. A definição do nome, que estava prevista para acontecer na última segunda-feira (29), ficou para o final de janeiro (saiba mais).

A Escutec simulou quatro cenários alternando os nomes que já se apresentaram como pré-candidatos ao governo e um com todos os nomes, incluído o da ex-governadora Roseana Sarney, que recentemente declarou que será candidata a deputada federal. Weverton só não lidera no cenário em que Roseana está na disputa. Ela tem 27% das intenções de voto, seguida por Weverton, que tem 17%; o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, com 11%; o senador Roberto Rocha com 10%; Carlos Brandão empatado em quinto lugar com o deputado federal Josimar do Maranhãozinho, com 7%; o prefeito Lahesio Bonfim, com 5%; o secretário Felipe Camarão, com 3%; e Simplício Araújo, com 2%.

Em um segundo cenário, com apenas quatro nomes, Weverton lidera com 23% das intenções de voto, bem à frente do segundo colocado, que é Roberto Rocha, com 16%. Em terceiro lugar vem Edivaldo, com 13%; e em último fica Carlos Brandão, com apenas 12%.

Num cenário sem Roberto Rocha, Weverton permanece na liderança com 26%, seguido de Edivaldo com 16% e Brandão com 13%, quase empatado com Josimar, 12%. Em outra simulação, sem Roberto Rocha e Josimar, Weverton ainda é o líder, com 26%, Edivaldo tem 17%, Brandão permanece com os 13% e Felipe Camarão tem 4% das intenções de voto. Em um quinto cenário, sem Edivaldo ou Roberto Rocha, Weverton tem 28% das intenções de voto, seguido de Brandão, que não sai dos 13%, Josimar com 12% e Felipe Camarão 4%.

Senado – A Escutec também ouviu as pessoas sobre a intenção de votos para o Senado. No primeiro cenário o governador Flávio Dino tem 44% das intenções de voto e Roberto Rocha tem 30%. Se o oponente de Flávio Dino fosse o deputado Josimar do Maranhãozinho, o governador teria 46% e Josimar 21%. Enfrentado Roseana Sarney, Flávio Dino teria 44% e Rosena teria 33%.

Sobre a aprovação do governo de Flávio Dino, 53% aprovam o governo e 41% desaprovam. A diferença é maior quando a pergunta é sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro, que tem 28% de aprovação e 70% de desaprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário