terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Após perder casa por conta da chuva, pedreiro usa jangada para resgatar vizinhos na Bahia

Jean ajuda no resgate dos vizinhos.
Em meio ao cenário de caos provocado pela chuva na Bahia, a solidariedade tem sido um fator de determinante para minimizar os estragos. O pedreiro Jean Paulo é um dos exemplos. Após perder a casa por conta dos alagamentos, no bairro Mangabinha, em Itabuna, ele passou a ajudar no resgate dos vizinhos utilizando uma jangada.

"Dei 85 voltas desde 4h da manhã. Já que perdemos nosso lar, não queremos que ninguém perca a vida. Tem muitas pessoas ilhadas ainda, precisando de muito apoio", contou Jean, na segunda-feira (27), enquanto seguia o trabalho de resgate de moradores.

A história de Jean e outras tantas foram registradas pelo fotógrafo baiano Guthierry Andrade, de 26 anos. Morador do mesmo bairro, ele destacou o trabalho do pedreiro como fundamental na ajuda às pessoas. "Esse cara é um herói. Ele deu 85 voltas de jangada para ajudar as pessoas, mesmo após perder a casa", disse ao g1.

Ainda segundo o fotógrafo, cerca de 90% dos moradores de Mangabinhas perderam as casas por conta do temporal. Ele tem feito registros como uma forma de pedir ajuda para a situação. "Fiz os registros para divulgar, porque tem muita gente precisando de ajuda. Teve foto que fiz com o coração partido", disse.

Chuvas na Bahia

As fortes chuvas causaram transtornos em diversas cidades da Bahia. Ao todo, foram registradas 20 mortes em decorrência das chuvas. Em todo o estado, já são 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e divulgados na tarde desta segunda-feira (27) pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência. Ainda segundo o governo do Estado, foram registrados 358 feridos. O total de pessoas afetadas é superior a 470 mil (471.009).

Do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário