Vacinação no Maranhão. |
O presidente da Famem, Erlanio Xavier, atribuiu o resultado alcançado a união de esforços das gestões estadual e municipais e agradeceu ao governador Flávio Dino pela parceria e apoio aos municípios.
"Essa conquista foi possível graças à atitude das prefeituras, em vacinar imediatamente a população, cumprindo o PNI, iniciando pelos grupos mais vulneráveis e chegando a esse patamar de vacinar toda a população adulta. Agradecemos também ao governador Flávio Dino pela rápida distribuição das vacinas e o apoio na aplicação dos imunizantes, com os Arraiais da Vacinação. Este resultado positivo é fruto da união de forças dos poderes constituídos", pontuou.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, isso é reflexo do bom trabalho realizado no estado. “As ações de enfrentamento à pandemia realizadas pelo Maranhão continuam se destacando nacionalmente. O estado não tem medido esforços para garantir que toda a população adulta do Maranhão seja totalmente imunizada contra essa doença. Para isso, estamos realizando os Mutirões da Segunda Dose em parceria com as prefeituras para garantir a conclusão do ciclo vacinal”, afirma Carlos Lula.
Durante a realização dos Arraiais da Vacinação, mais de 168.647 pessoas receberam a primeira dose da vacina em mais de 50 municípios. Agora, o Governo trabalha com os municípios na realização dos Mutirões da Segunda Dose para a conclusão do esquema vacinal.
Distribuição e aplicação
Um dos fatores que contribuiu para o rápido avanço da vacinação no estado foi a logística montada pela SES em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para a distribuição em tempo recorde dos imunizantes.
A logística de entrega conta com o apoio da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte dos imunizantes são utilizados aviões e helicópteros, além de vans refrigeradas. Essa logística possibilita a distribuição dos imunizantes em até 48h após o recebimento das doses.
Cada município adotou a estratégia de aplicação da vacina de acordo com a realidade local. Alguns municípios descentralizaram para alcançar mais perto a população, outros concentraram em pontos de vacinação específico para ter mais controle e assim atingir o resultado. Hoje, o Maranhão já tem mais de 6 milhões de doses de vacina contra covid-19 aplicadas. Mais de 2 milhões de pessoas já estão com a imunização completa (segunda dose ou dose única).
Nenhum comentário:
Postar um comentário