quinta-feira, 15 de julho de 2021

Vargem Grande vive o céu de esperança (Por José Carlos Santos Rodrigues)

Inauguração da Ponte Para Sempre no Povoado Cacimbas em 2019.
É incontestável o momento de desenvolvimento pelo qual passa Vargem Grande, fruto, obviamente de um interesse político visionário e capaz de fomentar aquilo que, essencialmente, a política exige em seu cerne: a arte do bem comum!

“Entre campos, morros e prados
Rios e matas e o céu de esperança
Surgiu Vargem Grande...” há mais de 80 anos. Hoje, sua população tem mais de 57.000 (cinquenta e sete mil) habitantes, segundo o IBGE (2020). E, sim, vive um momento áureo, como nunca antes. É verdadeiramente “o céu de esperança” enaltecido no seu Hino por Antônio Lisboa Melo.

Entusiasmado, por livre vontade e tendo guarida na liberdade de expressão (artigo 5º, incisos IV e IX da Constituição Federal de 1988), resolvi escrever sobre esse cenário, que antes foi apenas sonhado, mas, agora, é vivenciado pela população vargem-grandense.

Esclareço, ainda, que, apesar de ter conversado recentemente com o prefeito Carlinhos Barros (CB), nem ele sabe dessa minha manifestação. É necessário falar sobre isso, porque fui, num passado recente, acusado de ter me vendido para o seu grupo político, algo que não aconteceu, pois nunca estive à venda, tão pouco recebi proposta nesse sentido da parte dele e por nenhum de seus aliados. A adesão ao projeto CB foi fruto de reconhecimento ao trabalho de gestão desenvolvido e vislumbrando cada vez mais "o céu de esperança” de dias melhores para nossa querida Vargem Grande e o seu povo.

Como professor de Filosofia há quase 20 anos, não posso deixar de trazer para cá o pensamento sintetizado de um filósofo da Grécia Antiga, Heráclito de Éfeso, por ser pertinente ao contexto: “o mundo é um eterno devir”, ou seja, a natureza está em constante transformação. Nós, homens e mulheres, também. A cidade pode ser inserida nesse cenário de mudança, para melhor ou pior. É óbvio que o desejo é que seja sempre para o melhor, a evolução e o progresso. E é assim que concebo o momento frutífero que Vargem Grande se encontra na atualidade, com o empenho e dedicação no gerenciamento de políticas públicas que representam mais qualidade de vida para a população e melhorias na infraestrutura dos espaços e na prestação de serviços públicos.

Em que pese o cenário crítico provocado pela pandemia que assola todo o mundo, existe o propósito permanente do gestor da cidade em trazer benefícios para Vargem Grande. Quem passa por ela ou quem nela reside, é capaz de constatar que “a cidade está um verdadeiro canteiro de obras”, obras estruturantes que chegam às ruas periféricas e perpassam por zonas centrais: asfalto ecolocação de meios fios de concreto em diversas ruas e avenidas dos bairros, sinalização de trânsito horizontal e vertical, melhoria no sistema de abastecimento de água, reformas na rodoviária, no mercado municipal e nas praças Neusa Portela (do mercado) e Thales Ribeiro Gonçalves (Santos Dumont), duplicação em partes da Avenida Castelo Branco, construção de calçadão e implantação de nova iluminação, etc. Tais obras modificarão não apenas o aspecto físico, trarão ganho social e melhoria no bem-estar da população, que se sentirá numa cidade melhor.

Para quem apostou na ideia de que algumas dessas obras começaram antes ou durante o último processo eleitoral, caracterizando-as como “eleitoreiras”, tem a oportunidade de constatar o erro, pois continuam a todo vapor e imagino que outras já anunciadas sairão do papel.

Peço licença para comentar aqui o que, na minha última visita ao gabinete, eu solicitei ao prefeito. O parabenizei por ter estar melhor e apto a continuar sua gestão municipal. Como aliado, agradeci os feitos já concluídos e os que estão em fase consolidação. Mas, também, como aliado, conversamos sobre outras políticas públicas que alcançarão outra grande parcela importante de Vargem Grande: a zona rural. Na ocasião, ele me falou de bons projetos que começarão a ser executados nesse setor.

Sabe-se que, em qualquer gestão, há erros e acertos, mesmo que o propósito seja sempre o de acertar, uma vez que toda ação está vinculada a diversos fatores (por exemplo, políticos, sociais, econômicos e circunstanciais). Há áreas que conseguem desenvolver-se mais do que outras. Mesmo sendo clichê, ouso dizer que “nunca na história” de Vargem Grande, se evidenciou tanto desenvolvimento. A expectativa é que, com a administração CB, esse ciclo seja contínuo, porque é possível sair do difícil “tempo de espera” para vivenciar o “céu de esperança” de um momento novo que a cidade de Vargem Grande e o seu povo tanto almejam.

** José Carlos Santos Rodrigues é Professor do Centro de Ensino Santos Dumont (Vargem Grande) e Advogado. Atualmente é assessor jurídico do CREAS/VG e proprietário do Escritório JC Rodrigues Advocacia e Consultoria Jurídica (Presidente Vargas).

Um comentário: