quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

No Maranhão, Bolsonaro exalta ditadura militar e Flávio Dino reage

Bolsonaro no Maranhão. (Foto: Alan Santos/PR)
Em agenda para entrega de títulos de propriedade rural a famílias de Alcântara, no Maranhão, nesta quinta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) elogiou o regime militar pelas “grandes obras” iniciadas no período. Ele fazia referência ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), cuja obra foi iniciada no início da década de 1980.

“Isso aqui nasceu em 1983, em mais uma das grandes obras dos cinco presidentes militares que tivemos no Brasil. Grandes obras ao longo de 21 anos, onde vivia um regime de… Um pouco diferente do que vivemos hoje, mas de muita responsabilidade com o futuro do seu país. E aqui é uma prova disso”, afirmou.

Por meio das redes sociais, o governador Flávio Dino reagiu: "A ditadura militar tinha tanta 'responsabilidade com o futuro' que, além de assassinar pessoas, deixou o Brasil com hiperinflação e enorme dívida externa".

Base da Força Aérea Brasileira (FAB) no Maranhão, o centro de lançamento de Alcântara foi construído para ser ponto de lançamento de foguetes científico-tecnológicos pela localização geográfica estratégica. A fundação ocorreu no dia 1º de março de 1983, assinada por João Figueiredo.

Salvaguardas tecnológicas

No início de 2020, o governo federal promulgou um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com o governo dos Estados Unidos que prevê o lançamento de foguetes, espaçonaves e satélites que usam tecnologia norte-americana a partir da base de Alcântara.

Agenda no Maranhão

Bolsonaro participou de cerimônia de entrega de 125 títulos de propriedade rural, no Centro de Lançamento de Alcântara. Além de quilombolas, famílias que moram em agrovilas também receberam o título em Alcântara.

Do Metrópoles (Com alterações).

4 comentários: