segunda-feira, 30 de novembro de 2020

FAP presta homenagem à professora e ex-vereadora Cleide Portela

A Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) publicou em suas redes sociais mensagem em homenagem à professora Cleide Portela, falecida na manhã de hoje. "Sua fala e sorriso transmitiam candura e simplicidade, mas ao mesmo tempo firmeza na defesa de seus pensamentos e sentimentos sobre a igualdade de direitos, a liberdade e a vida plena", diz a nota assinada pela diretora de Ensino, professora Nony Braga.

A professora Cleide Portela era filha do ex-prefeito Zezico Silva, irmã do secretário de Segurança do estado Jefferson Portela e da ex-reitora da UFMA Nair Portela. Formada em Estudos Sociais e Pedagogia, ela foi professora do município e exerceu o mandato de vereadora. Confira a íntegra da nota da FAP:

À Comunidade Educacional de Chapadinha (MA), 

Segundo Mário Quintana: “Nada nasce do ar...”

Acreditamos que a identidade de professores e professoras se configura nas marcas históricas da sociedade de um tempo, transpassada pelas subjetividades de cada um, mediante as experiências, pensamentos e sentimentos de homens e mulheres que nascem com missões a cumprir, nascem dessa vontade para atender aos reclames de viver a vida com amorosidade. Compreendemos que os atos e os laços nos eternizam, sobretudo no ofício de ensinar e aprender, portanto, nada nasce do ar, como diz Mário Quintana.

O compromisso de conviver, alimentando a certeza de que caminhamos, buscando a nossa “alteridade”, nesse encontro corpo e alma trazem as escolhas que fazemos no percurso de nossas vidas, que marcaram outras vidas, sobretudo pelo encontro, abraço, sorriso, pela palavra carinhosa e excepcionalmente pelo que fazemos de nós mesmos.

A Professora Cleide Maria Portela Silva teve e tem um papel fundamental na vida de muitas pessoas de Chapadinha. Sua voz está eternizada nos saberes e fazeres profissionais de gerações que caminharam aprendendo as lições de seu tempo. Ensinamentos que envolvem princípios éticos, dignidade e cidadania, associados à generosidade amorosa e sincera em suas atitudes de mulher no exercício de suas funções públicas, como mãe, educadora e amiga. Sua fala e sorriso transmitiam candura e simplicidade, mas ao mesmo tempo firmeza na defesa de seus pensamentos e sentimentos sobre a igualdade de direitos, a liberdade e a vida plena.

A nossa Pedagoga Cleide Portela foi uma sonhadora. Em suas falas encontrávamos sempre uma reflexão sobre a vida, a educação, sobre a cidade de Chapadinha. Gostava de ouvir e ser ouvida, apreciava uma boa leitura, adorava conversar sobre política. A sua ausência entre nós é percebida, mas as memórias que construímos nos momentos de convivências serão compartilhadas com os nossos filhos, netos, amigos, alunos e com a atual geração de professores. A sua luz e bondade estavam sempre estampadas em seu rosto alegre.

Cleide Maria Portela Silva, formada em Estudos Sociais, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Chapadinha; Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora do Sistema Municipal de Ensino de Chapadinha.

Celebremos a sua vida, porque ela é uma inspiração para as nossas humanidades.

Chapadinha (MA), 30 de novembro de 2020

Profª Me. Nony Braga

Diretora de Ensino da Faculdade do Baixo Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário