segunda-feira, 22 de junho de 2020

Academias de São Luís passam por fiscalização no primeiro dia de retomada das atividades

Equipes da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros estão
fiscalizando as academias.
Dando continuidade às ações de combate e prevenção da Covid-19, o Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (22), a fiscalização sanitária de academias de ginástica, após a retomada das atividades. Durante as vistorias, que contaram com o apoio de agentes do Procon e Corpo de Bombeiros Civis, foi averiguado o cumprimento da Portaria nº 40, de autoria da Casa Civil do Maranhão, a qual estabelece regras para conter a disseminação da doença e de promoção à saúde nesses ambientes.

Neste primeiro momento de retomada desses estabelecimentos, o documento estadual prevê o funcionamento de 40% da capacidade e o uso obrigatório de máscara de todos os que estiverem nas dependências internas. Além disso, também está sendo exigida higiene das mãos e dos aparelhos, que instrutores e proprietários orientem os usuários a respeitarem o distanciamento de pelo menos 2 metros entre cada pessoa, assim como manter-se dentro da área delimitada. 

Durante a fiscalização, os agentes sanitários observaram o limite de ocupação, onde as academias com 40m² só poderão ter 10 pessoas ao mesmo tempo, incluindo também os usuários e funcionários. Também foi observada a presença de kits de limpeza com toalha de papel. Vale destacar que apenas 50% dos aparelhos para atividades cardiorrespiratórias poderão ser utilizados neste primeiro momento de funcionamento. 

Para evitar aglomerações, é recomendável adotar sistemas de agendamento online para acesso à academia. Áreas de uso comum como vestiários, salas de estar, lanchonetes deverão permanecer fechados, a refrigeração do ambiente deverá ser feita por ventiladores, assim como o incentivo ao uso de garrafas próprias por aluno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário