segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Mais de R$ 30 milhões são investidos na construção de novas Escolas Dignas

Programa Escola Digna garante um ambiente agradável.
(Foto: Divulgação)
Da zona urbana, aos povoados, assentamentos e quilombos, o Programa Escola Digna do Governo do Maranhão, através das Secretarias de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e Educação (Seduc), tem construído uma nova realidade para o ensino no Estado.

A substituição das escolas de taipa, com estrutura precária, que antes simbolizava total esquecimento pelo poder público com essas comunidades, é um capítulo que ficou no passado para 37 cidades maranhenses que estão com obras em andamento. Somente neste ano, são mais de R$ 30 milhões investidos na construção de 65 novos prédios educacionais, distribuídos em 37 cidades, beneficiando 46 povoados, 8 assentamentos, 9 aldeias indígenas, 1 quilombo e 1 unidade na zona urbana.

Regiões como a Baixada Maranhense, Centro e Sul do Estado estão sendo beneficiadas com as obras em execução. Na cidade de Bom Jardim, as aldeias Ticarambu e Awa Guajá e nos povoados Oscar e Centro do Nascimento, a comunidade espera ansiosa a entrega das novas unidades. Em Codó, os povoados Angico e Macacos estão com obras avançadas, chegando a 95% dos serviços já executados. Em Timbiras, o povoado Bacabeira; e em Santa Luzia, o povoado Chapada do Joaquinzão também seguem com obras já em fase de finalização.

“O Programa Escola Digna devolve a dignidade aos nossos estudantes, professores e técnicos com um espaço que substitui as estruturas precárias de ensino por um local que estimula o processo de aprendizagem e que vai garantir um futuro promissor para os nossos jovens quebrando as barreiras do atraso”, enfatizou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

A quantidade de salas em cada unidade é feita de acordo com a realidade estudantil das comunidades. Todas as escolas possuem uma estrutura composta por uma cantina, setor administrativo, biblioteca, pátio e quatro banheiros, sendo dois deles com toda a estrutura para receber pessoas com deficiência e assim garantir mais inclusão social, além do SPDA, o Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas.

O Programa Escola Digna tem mudado a educação no Maranhão, através de intervenções, reformas e com a substituição de estruturas precárias por um espaço adequado e confortável para alunos e servidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário