O governador do Maranhão em exercício, Carlos Brandão, visitou a Baixada Maranhense na tarde do último sábado (6) para dar início às obras dos Diques de Produção em Matinha, em reforço à agricultura familiar da região. O Programa Diques da Produção tem como objetivo garantir a contenção de água doce e o combate da salinização dos campos naturais inundáveis na área.
“Essa obra é um sonho da Baixada, e todo governo falava em fazer e não acontecia, mas hoje nós estamos tendo a felicidade de participar desse governo que faz. Como governador em exercício, estamos participando do início desta obra de extrema importância. É uma fonte de renda para a população”, avalia Carlos Brandão.
Por meio de barragens, o Programa Diques de Produção favorece a irrigação e impede a entrada de água salgada nos igarapés, protegendo os mananciais de água doce das regiões. Também tem a função de armazenamento de água e poderá ser utilizado como hidrovia interligando as pequenas propriedades.
Nesta etapa, os Diques de Produção levam até às comunidades agrícolas de Matinha a construção de canais para irrigação de água a ser utilizada nas colheitas. Durante a tarde de sábado, o governador em exercício anunciou a construção dos 1200 metros de canal para contenção da água salgada e garantia de armazenamento de água doce.
O Programa
Os Diques de Produção vão beneficiar 35 municípios do Litoral Ocidental do Maranhão. São eles: Alcântara, Anajatuba, Apicum-Açu, Arari, Bacuri, Bacurituba, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Cajari, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Guimarães, Igarapé do Meio, Matinha, Mirinzal, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Santa Rita, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário